Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Vida Saudável | A alimentação no Outono

21.09.15 | Vera Dias Pinheiro
Fonte: Google 

O calor ainda não nos disse adeus de vez, os dias continuam quentes e o fim-de-semana que passou foi um autêntico fim-de-semana de Verão. No entanto, a verdade é que hoje acordámos com o Outono, será ele o nosso companheiro dos próximos meses, até chegar o Inverno - muitos de vós devem estar, neste momento, a começar a ficar irritados com esta conversa de quem já está farta de calor - e, a partir de agora, os dias vão começar a escurecer mais cedo; a hora vai voltar a mudar; e a tendência é para que as temperaturas comecem a baixar; as cores e as paisagens mudam; e o nosso humor também... É a estação do ano que tem, talvez, o papel mais ingrato o que faz com que não seja, por vezes, encarada com bons olhos, por muitos de nós, pois é ela que manda embora o calor e nos introduz o frio.
Ora com todas estas mudanças, o nosso organismo é também obrigado a mudar, aliás, ele tem mesmo que mudar para conseguir adaptar-se a tais alterações, acabando, também ele, por modificar o seu comportamento e, logo, as suas necessidades serão diferentes.

Por esta altura, o nosso corpo começa a gastar mais energia para regular a temperatura corporal o que, por vezes, nos dá a sensação de ter maior apetite. É, por isso, que no Inverno acabamos, regra geral, por engordar um ou outro quilinho. Assim, e de forma a evitar que esses quilos extras apareçam, há algumas dicas que devemos ter em consideração, tais como:


1 – Bebermuita água! No outono e no Inverno, é natural que a nossa vontade de beber águadiminua, o que é um erro, pois o nosso corpo continua a eliminar a água quetem, continuando a haver necessidade de repor esses líquidos. O recomendado,sabemos nós, é entre 1,5 a 2,5 litros de água todos os dias. Mas por líquidostambém se entende, por exemplo, o chá. Aproveitem que os dias começam a ficarmais frios para compensar a faltar de vontade de beber água com o chá.

2 – O frioe a sopa são uma ótima combinação. Substituam a batata pelo chuchu ou pelo courgettee ficam com uma refeição super saudável. Usem e abusem das verduras, doslegumes e dos temperos naturais. Dica: adicionem um pouco de gengibre à vossa sopa, é óptimo para acelerar o metabolismo e e potenciar a queima de gordura corporal.

3 – Prefiramsempre os cereais integrais: arroz integral, massa integral, depois existem as alternativascomo a quinoa, o trigo sarraceno, etc... e tenham atenção aos molhos.

4 – Oconsumo de saladas, com os dias mais frios diminui, mas as verduras e os legumes são essenciais para obom funcionamento do nosso organismo. Explorem outras formas de consumir estesalimentos, por exemplo, cozidos, refogados, grelhados ou assados no forno.

5 – Consumam frutas todos os dias, no máximo de três peças por dia e acompanhadas por umpunhado de frutos secos - para que a absorção do açúcar presente nas frutas sejamais lento. Depois, e sempre que possível, optem pelas que sejam ricas emvitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.), De acordo comalguns estudos, esta vitamina diminui o tempo de cura em gripes e constipações.

6 – Osalimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior,por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome. Por exemplo: o pão integral,  o arrozintegral, a aveia, o farelo de trigo, a granola, etc.


Dica: Adicionem canela às vossas refeições! A canela tem uma acçãotermogénica, que acelera a queima de gordura corporal.
Mas até nesta sucessão de estações do ano, de alterações e de mudanças, a natureza é perfeita e é a nossa melhor amiga, colocando à nossa disposição os alimentos mais adequados a cada uma dessas fases. E, para o Outono que agora se inicia, os alimentos que são os nossos melhores aliados são: as uvas; os citrinos, as romãs e os dióspiros; os frutos secos; as castanhas; a abóbora, as couves de diversos tipos e espinafres; leguminosos (o feijão, o grão-de-bico, as lentilhas e as favas). Tirem o maior partido dos nutrientes presentes nestes alimentos, incluindo-os na vossa alimentação de uma forma variada e equilibrada. 

Esperamos que estas dicas vos tenham sido úteis!
A todos vocês, os Vs desejam uma óptima semana, especialmente para os meninos e meninas que agora iniciam o seu ano lectivo a sério. Boa sorte!