Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Tornar o uso dos aparelhos mais seguro | Mom Hacks

27.02.18 | Vera Dias Pinheiro

Transformar toda a nossa vida de forma a nos protegermos de tudo o que é potencialmente perigoso e que faz parte do nosso dia-a-dia não é impossível, mas é uma árdua tarefa, temos que admitir! Aos poucos, vamos estando cada vez mais sensíveis, por exemplo, à questão da alimentação, procuramos encontrar os melhores alimentos; na cosmética também já temos mais abertura para produtos mais naturais; e estamos cada vez mais conscientes do nosso peso no meio ambiente. A questão da quantidade de plástico – e de lixo em geral – é uma preocupação crescente. E tudo isto deixamos cada vez mais pensativos relativamente a uma série de questões. Pelo menos, comigo tem sido assim. Contudo, vivemos numa sociedade altamente tecnológica. Vivemos cercados de aparelhos elétricos, somos viciados no telemóvel e procuramos estar em cima da última novidade no mercado, mesmo sabendo do perigo que as radiações eletromagnéticas representam. O telemóvel tornou-se um meio de trabalho, as redes sociais vieram criar uma maior dependência do online e do estar presente e a própria expertise dos novos telemóveis é já construída de forma a ter naquele pequeno aparelho tudo aquilo que uma pessoa precisa, qualquer pessoa. Mas, para além dos smartphones, temos toda uma parafernália de outros equipamentos. Os computadores, tablets, modems ou micro-ondas (entre muitos outros) emitem radiações que são absorvidas pelo nosso organismo.


No entanto, para mim, as maiores vítimas destas radiações eletromagnéticas são as crianças que, desde muito cedo, são expostas a este tipo de aparelhos. Criam uma dependência que vai sendo alimentada com o facto de serem excelentes entreteiners quando os adultos precisam de uma ajuda. Felizmente, acho que temos conseguido contornar esta questão. É certo que ficamos muito mais vezes com os nervos em franja, mas prefiro ao ver os meus filhos com os olhos paralisados em frente a um ecrã de telemóvel ou tablet. Mas como qualquer família, há alturas em que é preciso e se nos recusarmos a estes dois aparelhos, temos a televisão que é igualmente uma fonte de radiações, a playstation, etc.


reduzir a absorção das radiações eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos

Portanto, acho que é o nosso papel prestar uma maior atenção também a estas questões. Acho que entramos num facilitismo que é preciso contrariar e que de certa forma vai ter o efeito positivo de melhorar as relações entre as pessoas, porque passamos a estar mais atentos ao que se passa à nossa volta.


No entanto, sem drama e sem radicalismos. Mais uma vez, o apelo faz-se ao bom senso de cada um e de cada família. Uma forma simples de começar pode ser por:


  • Reduzir progressivamente o tempo de exposição a esses aparelhos;
  • Os pais não se esquecerem de dar o exemplo e criarem rotinas, como não trazer o telemóvel para as refeições e nem para a cama e desativar as notificações de algumas aplicações;
  • Estabelecer regras. Por exemplo, cá em casa, ligamos a televisão após o banho e antes do jantar (e nem é sempre), o Vicente já sabe e mesmo que peça, sabe qual vai ser a resposta. Até lá, brinca com outras coisas. Às vezes, sou eu que o ajudo a encontrar as alternativas de brincadeiras e ele rapidamente se esquece.

E para o tempo em que efectivamente houver o tal uso e exposição, quer das crianças, quer de nós próprios, chegou até mim, um hack recente em Portugal, os Patch Life Maxx. Estes patch, no fundo, são protectores contra as radiações eletromagnéticas. Suponho que existem em diferentes tamanhos, sem que este que estou a uso é para telemóvel.


reduzir a absorção das radiações eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos 

Este produto foi desenvolvido pela Life Maxx, uma empresa prioneira e especialista na protecção eletromagnética – também designada de Eletrosmag. E para uma informação mais técnica, o melhor é pesquisarem o site.


Ainda assim, foi-me explicado que:


são patenteados a nível nacional e internacional e que os produtos LIFE MAXX são produtos passivos, compostos por um circuito integrado, extrafino e flexível de filamentos de cobre (antenas) assentes e protegidos numa base de material isolante. Ao colocar o PATCH LIFE MAXX na parte de trás do telemóvel, as pessoas ficam protegidas contra as radiações emitidas pelo mesmo, sendo que a eficácia da comunicação ou o desempenho do aparelho não ficam comprometidos.

Atenção que isto não é um post patrocinado, simplesmente achei interessante o conceito e a inovação, que vem de encontro a uma real necessidade nos dias de hoje, da prevenção contra as radiações eletromagnéticas. Deste modo, achei pertinente partilhar nesta rúbrica do blog.


Desde que o recebi, coloquei de imediato no telemóvel e o que vos posso dizer de concreto?! Eu não sinto nada de diferente, apenas que, desde então, quero acreditar que tanto eu como quem usar o meu telefone, vai estar mais protegido :)


Fica a dica!


Entretanto e para se manterem a par, deixo os dois últimos Mo(m)nday Hacks:


Como acabar com a Humidade em casa | Mo(m)nday Hacks


Mo(m)day hacks: Um aliado nos vincos de última hora