Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Siena: A cidade medieval da Toscana que têm que conhecer!

06.02.19 | Vera Dias Pinheiro

siena

 

Siena é uma cidade medieval situada na região da Toscana, Itália. E, se estiverem de passagem pela zona e com algum tempo livre, é sem dúvida alguma uma cidade que deve constar no vosso roteiro pois, para além da sua beleza e características, vê-se perfeitamente num dia.

No nosso caso, estávamos alojados em Florença e um dos dias reservamos para viajar até lá. Apanhamos um dos primeiros comboios da manhã e passadas cerca de 1h40m estávamos a chegar à estação. As paisagens vão mudando durante a viagem e a região da Toscana é, de facto, especial e particular nas suas cores. Chegados à estação, apanhamos um Táxi para o centro da cidade para depois fazermos tudo a pé – mas também o poderiam ter feito de autocarro.

Devo dizer que não é a cidade mais fácil para andar com um carrinho porque não é assim tão plana e visitar alguns dos locais mais emblemáticos exige algumas subidas e, consequentemente, descidas.

A nossa primeira paragem foi a Piazza del Campo, conhecida pela sua forma em concha – exactamente, é tal e qual como se estivéssemos dentro de uma concha, pela sua forma oval. Nesta praça podem decidir subir a Torre del Mangio e ter uma vista 360 graus sobre a cidade.

10800267984_IMG_6350.JPG

 

10800113120_IMG_6349.JPG

 

O outro ponto obrigatório de visita é o Duomo di Siena, a catedral da cidade, na qual o gótico está muito presente – assim como em toda a cidade.

10800129648_IMG_6376.JPG

 

10800273456_IMG_6377.JPG

 

Senti-me numa visita de estudo, daquelas em que nos era pedido para identificar o estilo arquitectónico e as suas características, por exemplo, as construções são muito altas e pontiagudas, os arcos e as arcadas, tudo isto e muito mais é facilmente identificado com o nosso olhar.

 

E, não esquecer, a Basílica de São Domenico.

 

10799346144_IMG_6367.JPG

 

10800328272_IMG_6370.JPG

 

 

Forem estes os três pontos turísticos em torno dos quais percorrermos as ruas e admiramos cada recanto marcando por cores térreas e arquitectura gótica. Quando fazemos este tipo de viagens com crianças, acabamos por optar por dar primazia aos passeios, a espaços ao ar livre e em que eles, de certa forma, possam estar mais à vontade.

Fica certamente muita coisa por ver, museus que optamos por não entrar ou ambientes que possam ser motivo de stress. Mas o desprendimento destas viagens “casa” muito bem com cidades com as características de Siena – assim como, Verona -  uma vez que os pontos turísticos mais importantes estão concentrados de forma a que seja possível visitar tudo num dia. São ricas historicamente, pelo que se pode absorver o ambiente passeando nas ruas, muitas vezes sem um destino definido.  

siena

 

Gostamos de visitar ainda as lojas de produtos da região, de sentar e desfrutar de um café ou chá e almoçar em locais que sejam agradáveis para todos e que, acima de tudo, possamos todos estar à vontade. E, em Siena, não se esqueçam de visitar as lojas das cerâmicas típicas.

10800130656_IMG_6373.JPG

 

10798408800_IMG_6366.JPG

 

Tenho sempre em mente e, como prioridade, o bem-estar das crianças, porque contribui também para o nosso próprio bem-estar e para o (bom) ambiente dos dias. São férias para todos e a escolha de cidades pequenas, mas ricas, são uma óptima opção, de acordo com o nosso ponto de vista.