Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Receitas p/ Sopa e Refeições Ligeiras | Pôr a comida na mesa

05.03.18 | Vera Dias Pinheiro

Vamos continuar na programação das refeições da semana e, desta vez, passamos ao prato principal, com a sopa e as refeições ligeiras. E, depois deste post, estaremos preparados para passar às refeições mais substanciais, o almoço e o jantar. E é, nesta fase, que percebemos a importãncia da organização e do planeamento, pois vão ser essenciais para termos as refeições prontas a tempo e horas, assegurando alguma variedade e equilibrio.


Lembrem-se: a azáfama diária, as multitarefas com os filhos e a vida profissional agitada tiram-nos a energia necessária para termos ideias fantásticas quando chega a hora de cozinhar. Assim sendo, se tivermos tudo à mão fica, sem dívida nenhuma, muito mais fácil.
  • Vamos começar então com as sopas.

São nutritivas, alimentam, ajudam a saciar e, quando prontas, bastam apenas uns minutos para as aquecer. Eu costumo fazer a sopa para dois dias de refeições. Por um lado para evitar que fiquem fartos do sabor e para que não associem a sopa a uma coisa chata e aborrecida.  Tenho cá para mim que a semana toda a comer mesma sopa é capaz de cansar, não concordam?


Na minha casa, o puré é o mais consensual, mas se preferirem não triturar é uma mais-valia. A mastigação ajuda no processo de saciedade. Podem também por optar por triturar uma parte e acrescentar, por exemplo, o agrião ou os espinafres e ficam com mais uma opção.


7 Receitas de sopas:


  1. Creme de abóbora amarela com cenoura cor de laranja: RECEITA
  2. Gaspacho Ibérico: RECEITA
  3. Creme de curgetes e couve-flor: RECEITA
  4. Puré de abacate e lima: RECEITA
  5. Creme de cenoura com curgete e manjericão: RECEITA
  6. Caldinho de noodles e cogumelos: RECEITA
  7. Creme de couve-flor com beterraba, a sopa Juliana e uma sopa de tomate e cebola: VÍDEO
7 receitas de sopa para o dia-a-dia

10 Receitas para refeições ligeiras: Estas opções podem ser úteis para levar para o trabalho ou então para os almoços em casa quando o tempo está contado. Associadas a um prato de sopa, as refeições ligeiras fazem uma boa e composta refeição.


  • Arroz integral salteado com muita cor. Pode ser com arroz de outra qualidade. É uma ótima forma de aproveitar sobras de arroz dando um toque diferente e tornando-o numa refeição completa.

RECEITA


  • Húmus com cebolinho. Óptimo e prático e pode-se levar como marmita de forma segura, ou seja, não transborda se bem acomodado e tapado. Aconselho a comer com tiras de cenoura ou outro vegetal que gostem de comer cru. Se preferirem, barrem o húmus numas bolachas “salgadas” ou mesmo em fatias de pão.

RECEITA


  • Vegetais assados. Podem-se fazer fornadas de vegetais assados. Versatilidade é a palavra de ordem. Conservam-se bem no frio e com um bife ou filete de carne ou peixe têm uma refeição saborosa. Vejam estas duas versões.

RECEITA 1


RECEITA 2


  • Noodles com curgete, tomate cereja e salsa. Os noodles, tal como o cuscuz, são ingredientes fantásticos para ter em casa, pois fazem refeições rápidas e saborosas.

RECEITA


  • Noodles com salmão e tomate:

RECEITA


  • Cuscuz com frango:

RECEITA


  • Cuscuz com gambas:

RECEITA


  • Cuscuz: opção vegetariana, outra com proteína animal e ainda uma outra sugestão surpresa.

VÍDEO


  • Queijo Frito. Não é lá muito light mas é lá muito bom!

RECEITA


10 receitas para refeições ligeiras

Antes de terminar vou repetir o que disse quando falei do pequeno-almoço:


As sugestões aqui apresentadas são para serem usadas na dose certa. Não vão cozinhar coisas que não gostam, nem muito menos traçarem um plano rígido que não haja espaço para um desejo do dia ou mesmo uma refeição no vosso restaurante preferido. Cozinhar, estar na cozinha, comer, é um prazer e se assim o for tudo será mais fluído.

Outras sugestões:


  • As doses de fruta, vegetais e ervas entram com destaque na vossa lista de compras. Pode-se dar atenção às promoções e também aos produtos de época.
  • As especiarias como os orégãos secos, a paprica fumada, o colorau, o louro, caril, cominhos, entre outros ajudam a dar outro “toque” aos vossos pratos.
  • Os frutos secos podem ser usados à vossa vontade tal como as sementes.
  • Ter a despensa bem recheada (ver o artigo da despensa).
  • Procurem cozinhar com mais quantidade na refeição que têm mais tempo disponível. Assim ficam com almoço ou jantar já pronto para a próxima refeição.
  • Não tem mal nenhum comer comida aquecida. A minha dica é ter sempre alguma coisa feita na hora, por exemplo, uma salada.
  • Guardar a comida, mesmo que seja só uma batata pode ajudar na refeição seguinte. E no dia que tiverem muitas sobras fazem uma refeição disso mesmo.

E para quem só agora chegou, é importante dar uma vista de olhos nos seguinte artigos:


  1. Como Organizar as Refeições da Semana
  2. Como organizar a despensa de casa: Lista de essenciais!
  3. Guia de compras na secção dos frescos | Mafabulous Cook
  4. Receitas fáceis para pequeno-almoço

Boa noite!