Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Projecto #fitmom: Airfit [eu aos saltos em cima de um trampolim]

20.05.15 | Vera Dias Pinheiro
Sempre gostei de me mexer, sempre frequentei ginásios, no entanto nunca ficava lá mais do que quatro ou cinco meses. A partir do momento em que fui mãe e que percebi que aquela conversa (que sabe bem ouvir enquanto estás grávida) de: "ah e tal, estás tão bem, só tens barriga!" ou, então, "de costas não se nota nada que estás grávida!", é tudo M.E.N.T.I.R.A, que as coisas mudaram de figura! 
Assim que o bebé sai cá para fora, percebes que essa barriga fica lá e que os quilos a mais, afinal, não eram apenas do ser maravilhoso que acabaste de trazer ao mundo. É aí que o feitiço da mulher grávida, em que tudo brilha, ora é o cabelo, a pele.... se desfaz!
E não vale a pena ficarem ali, os quatro ou cinco meses da licença de maternidade, simplesmente a contemplar aquele bebé maravilhoso que trouxe um sentido completamente diferente à vossa vida. Têm que correr atrás da silhueta o quanto antes! Quanto mais cedo começarem, mais fácil será! Comigo foi assim, logo que tive alta da minha obstetra, esforcei-me por aprender a comer melhor (e não a fazer dietas) e a fazer exercício físico de forma regular. E, hoje em dia, já não vivo sem as duas coisas. A verdade, é que acabei por encontrar, sobretudo no desporto, o meu antídoto contra o stress, o que acaba por promover o meu bom humor (que tanto se agradece cá em casa).


Fonte: Pinterest


Agora que estamos de volta a Lisboa, e tínhamos de escolher um ginásio, decidimos regressar ao Holmes Place e inscrevemos a família toda. Por enquanto, o Vicente frequenta apenas a natação, contudo, já gosta de espreitar as salas onde decorrem as aulas de grupo e imitar tudo o que vê. "É de pequenino que se torce o pepino", já diz o velho ditado!
No Holmes Place descobri (também eu) as aulas de grupo, que era uma coisa que eu não fazia muito, ou por causa da minha descoordenação entre a direita e a esquerda ou porque levo imenso tempo a apanhar as coreografias. Porém, com o incentivo de alguns dos profissionais que ali trabalham, fui dando oportunidade a uma ou a outra aula e agora tenho um leque de 5 aulas de grupo diferentes, que já não dispenso! Já para não mencionar a vantagem que representam naqueles dias em que não apetece mesmo nada ir treinar, que estás sem motivação e sem energia (sim, isso também me acontece e há semanas em que até é bastante recorrente).




O Airfit foi uma das aulas à qual me rendi, enquanto andava à procura de alternativas, mais estimulantes e divertidas, à corrida na passadeira ou à elíptica. E gostei tanto que agora faz parte da minha rotina semanal de treino.
E foi esta a razão pela qual pedi à Group Trainer Diana Marques, que dá esta modalidade desde 2011, no Holmes Place, para me explicar, de forma simples, o que é o Airfit. Ora vejam:

1. Em que consiste o Airtfit?
É um treino cardiovascular feito num mini trampolim, intervalado, isto é, com picos de intensidade elevada e momentos de recuperação.

2. Quais os seus benefícios?
Os seus benefícios são a nível cardiovascular, com bastante solicitação do nosso core e trabalho proprioceptivo*. Trabalhamos mais a parte abdominal e os membros inferiores, por comparação com o tronco. Porém, é uma aula exigente ao nível da nossa coordenação e equilíbrio. 

3. Existe algum tipo de pessoas para quem o Airfit não esteja recomendado?
Não é recomendado a grávidas e pessoas com condicionantes, como a epilepsia, o síndrome vertiginoso (pessoas com problemas de equilíbrio) e pessoas com problemas graves da coluna vertebral (embora a lona do trampolim reduza o impacto em 80%).

4. De que é que precisamos para tirar um maior partido destas aulas, em termos de treino?
O objectivo não é saltar o mais alto possível, mas sim puxar os joelhos ao peito mantendo o tronco estável. Para isso, uma das coisas a fazer é inclinar um pouco o tronco para a frente, que é algo que até nos ajuda a equilibrar melhor.

5. É uma aula exclusiva Holmes Place?
Sim. Existem aulas de 45 minutos e de 35 minutos.



Para mim, hoje é dia de Airfit. E vocês, o que vão fazer hoje?!





Promo Airfit | Holmes Place


Fonte: youtube




*"A propriocepção é a capacidade em reconhecer a localização espacial, a posição e a orientação do corpo e de casa parte dele sem utilizar a visão. Esta modalidade sensorial permite a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas actividades do nosso dia-a-dia, desde levar a mão até ao nariz para coçá-lo, até andar, correr, desviar obstáculos e recuperar o equilíbrio após um tropeço, por exemplo." (in http://revistacontrarelogio.com.br/cgi-local/materia_impr.pl?999.495)