Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Para lá da fronteira

22.05.13 | Vera Dias Pinheiro
Eu gosto de viver em Bruxelas, como gostei de ter morado em Trieste (Itália), pois são cidades que me permitem sentir livre. Em menos de nada, estou com o pé no outro lado da fronteira, não importa se a cidade é mais ou menos conhecida, até porque tenho sido agradavelmente surpreendida com sitios que vem fora dos roteiros turísticos.

Nesta aventura a três ainda não tínhamos arriscado sair muito da rotina do V, a dificuldade que ele tem em adormecer, leva-o a ficar em estados de cansaço tal, que qualquer interacção é desnecessária! Há que ligar o botão do silenciador para o seu choro estridente, pois ele só irá parar quando o cansaço o vencer.

Mas como já tinha referido, ele está muito melhor. Eu sou daquelas mães totalmente pró rotinas, mas também acho importante que ele experimente situações diferentes da sua rotina para ganhar capacidade de se adaptar. E a partir de agora, que ele já tem interiorizados os seus horários, acho que já se pode avançar para esse patamar.

E, depois de duas semanas de mau tempo, sem quase sairmos de casa, imponha-se vencer a preguiça e sair... (mas convém referir que até à última a hora, com os atrasos e etc e tal, estivemos quase para desistir).

Desta feita, decidimos e fomos até Sluis, um pequena cidade na Holanda, que fica a 2km da fronteira. O tempo acabou por dar uma trégua e ser nosso amigo: nada de chuva e pouco frio!

Quando falo em pequena cidade, é mesmo assim, tem cerca de 2400 habitantes, mas o facto de ficar junto ao mar do norte, faz com que seja visitada por muitos turistas. E é bastante simpática. Nós chegamos na hora de almoço do V, por isso, fomos logo procurar um restaurante para nos sentarmos e também almoçar, acabamos por escolher o Répertoire. E acertamos em cheio!

Todos os funcionários foram muito simpáticos, o espaço em si é muito acolhedor e a comida óptima. Eu comi... tchan tchan tchan... moules e o marido um hamburger xpto. Convém referir que foi a primeira vez que o V comeu a sua sopa fora de casa e portou-se lindamente, conseguimos sair de lá sem deixar sopa por todo o lado! OBA :) 

No entanto, para quem quiser experimentar o restaurante top lá do sitio, passe pelo Oud Sluis (Sluis antiga), que é considerado um dos três melhores restaurantes dos Países Baixos. Mas  aviso que é melhor preparem as carteiras ;)

Outra característica desta cidade é a concentração de um elevado número de lojas, especialmente as tão famosas drogarias que vendem de tudo, com preços bem em conta! Não sei se vos acontece, mas nestes locais, eu consigo sair de lá com uma série de produtos, do quais na realidade não preciso! Acabo por ser vencida pelo preço e pelas promessas que vêm nos rótulos das embalagens.

Confesso, que fiquei com vontade de lá voltar, especialmente num dia "mais à Verão" para experimentar a praia.

Aqui ficam as fotos! Espero que gostem :)

Chegada a Sluis
Restaurante Répertoire: Kaai, 6, 4524 CK Sluis, Holanda
(preço médio por pessoa 20€)
O menú :) (bom aspecto hein?!)
O rio que acompanha uma rua movimentada da cidade,
onde fica o Répertoire

Igreja #1
Uma das pequenas praças com cafés e
restaurantes
Igreja #2
Moinho antigo transformado em sala de chá e
loja de souvenirs


instagram @pereiravera