Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Para as mães de bebés que não querem dormir!

31.10.16 | Vera Dias Pinheiro

Os bebés que não querem dormir exigem de nós um maior esforço, uma maior dedicação e persistência, porque, na verdade, esses bebés também querem (e precisam) dormir. 


mãe e filha + maternidade + bebés que não dormem + rotinas para dormir + sono dos bebés

mãe e filha + maternidade + bebés que não dormem + rotinas para dormir + sono dos bebés


Já vos falei algumas vezes do sono da Laura ou, melhor, da forma como ela luta contra o sono e como, na ausência da chucha, só acaba por se acalmar na maminha - lembram-se do quem tem uma maminha tem tudo? À primeira vista, ninguém diz que ela tem sono - ninguém menos eu - pois ela está eléctrica, grita, mexe-se muito e ri-se por tudo e por nada. Mas também fica inquieta, impaciente, não está bem de maneira alguma, reclama mais e não nos deixa fazer nada. Com um bebé que não quer dormir, é preciso persistência, paciência e confiar sempre no nosso instinto, ter calma e não desistir. 

____________________________________________

"Os hábitos criam-se!
As rotinas aprendem-se!
O bebé precisa ter rotinas para se sentir mais seguro."
São as notas mentais diárias desta mãe que está aprender a lidar com um bebé que não quer dormir. 
_____________________________________________

A Constança Ferreira ajudou-me, em tempos, a perceber quando é que um bebé - o meu bebé Vicente - estava pronto para ir dormir. Um bebé deve ser adormecido logo após os primeiros sinais de de sono, sem nunca esperar até que entre em completo burn out, hiper estimulação e irritação. Aprendi que, quando esses primeiros sinais aparecem, devemos pegar no bebé, mudar de ambiente e reduzir os estímulos. E assim deveremos todos os dias, a todas as sestas. 

É verdade que NENHUMA criança é igual à outra, que há crianças que dormem mais e outras menos, que, por vezes, o que funciona com uma não funciona com a outra, mas todos os bebés precisam dormir. E eu sinto que a Laura precisa descansar mais e isso envolve da minha parte a tal persistência para perceber que SIM ela tem sono, que SIM aquele é o momento certo para dormir e que SIM eu vou conseguir adormecê-la. E que, nesse momento, por muito que ela chore, eu tenho que conseguir acalmá-la e não cair na facilidade que é optar por voltar a estimulá-la mais: passear pela casa, falar alto, abanar... Um bebé que não dorme tem que ser adormecido com toda a confiança de que ele vai mesmo dormir! - mais uma nota mental!

E embora ela pareça que nunca quer dormir, a verdade é que quando dorme, os dias passam-se bem melhor; os finais de dia são menos caóticos, ela come melhor; aceita melhor as brincadeiras e eu... eu também descanso, faço um reset e ganho mais disposição. 

Esta é a minha luta cá em casa e com as pessoas à minha volta que, quando a vêm mais irrequieta, me perguntam o que é que ela quer. Eu respondo que tem sono, precisa dormir e as pessoas apressam-se a dizer que não pode ser, se calhar é.... fome! Com uma miúda com tantos refegos e tão roliça, juro que não entendo como é que ela pode chorar tanto com fome!

Para as mães com bebés que não querem dormir:

1. Coragem, pois não estão sozinhas!
2. Se acham que o vosso bebé precisa dormir, então é porque precisa mesmo!
3. Não se deixem enganar pelos estados eufóricos dos bebés. Isso é sinal que, claramente, já passaram os limites deles.
4. Esses bebés vão chorar um bocadinho mais, mesmo quando estão ao colo, deitados com vocês... não desistam e mantenham a calma.
5. Sempre que conseguirem que eles durmam para lá dos 60 minutos seguidos, sintam-se merecedoras de uma recompensa;
6. Um bebé destes, quando dorme, não nos permite ficar muito tempo a pensar o que é que vamos fazer, pois nunca se sabe por quanto tempo ficarão assim.
7. E se querem ter mais filhos, pensem que dificilmente têm dois filhos iguais! :)

Boa noite! 


4 comentários

Comentar post