Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Pais & Filhos | Tornar a experiência da maternidade ainda mais inesquecível [Uriage]

22.09.15 | Vera Dias Pinheiro
A experiência da maternidade é, sem dúvida, única e maravilhosa, no entanto, é também muito delicada, especialmente para as mulheres. A alteração hormonal, antes e depois da gravidez; a experiência do parto; o primeiro contacto com o seu bebé e a aprendizagem que é preciso fazer; tudo isto pode ser muito exigente e desgastante nos primeiros meses de vida do bebé e da mãe que, afinal, naquele momento acaba igualmente por ver renascer uma outra parte de si até então escondida.

Aos longo das 40 semanas de gestação, a ansiedade vai aumentando. Por um lado, queremos muito conhecer aquele bebé, com o qual partilhamos o mesmo corpo durante tanto tempo, como, por outro lado, nos questionamos como será o parto, como serão aqueles primeiros dias após o nascimento, será que estamos preparadas para aquilo? A natureza diz-nos que sim, mas esta mistura de estados de espírito é praticamente indissociável de uma gravidez. No entanto, e pese embora não possamos retirar esta adrenalina à mulher e futura mãe, podemos, em contrapartida, pensar em humanizar um pouco mais o espaço onde tudo aquilo se irá passar: os hospitais. No mundo ideal, a maternidade seria quase como uma extensão da nossa casa, com o maior conforto possível, onde a mãe e o seu bebé se sentissem completamente tranquilos, não concordam?

E, se agora eu vos dissesse que isso existe, que existe uma maternidade com quatro quartos únicos, decorados com todo o cuidado e atenção que este momento tão especial exige, pensado exclusivamente nos pais e nos bebés que ali vão estar? E, se ainda vos dissesse que, para além de tudo isso, teria a imagem de uma das marcas mais reconhecidas - e mais cheirosa - para os cuidados dos bebés e que colocaria à vossa disposição todos os seus produtos para os primeiros cuidados?

Pois bem, a convite da maternidade do SAMS, a Uriage, em parceria com a agência H2N e as decoradoras Magda Alves Pereira e Lu Barradas, decora quatro quartos com o objectivo de tornar a maternidade uma experiência ainda mais inesquecível para os pais e seus bebés. São quatro quartos, únicos, renovados e decorados com a imagem da Uriage Bebé. Ali, para além do conforto, estes pais e estes bebés vão ter ao seu dispor os primeiros cuidados da linha Bebé da Uriage, assim como, muitos outros mimos e surpresas. 
E, agora, chegou o momento de partilhar com vocês as fotografias destes quartos... deixem-se surpreender com o que é possível fazer num ambiente tão particular como é o dos hospitais.

Quarto 1:

Quarto 2:


Quarto 3:


Quarto 4:

















O blog As viagens dos Vs teve ainda o privilegio de falar com as duas decoradoras responsáveis por este projecto, a Magda Alves Ferreira e a Lu Barradas, a quem fizemos algumas perguntas e a quem, desde já, queremos agradecer a disponibilidade.

1. Por ser um projecto muito específico e com contornos muito especiais, quando o convite vos feito, sentiram que iam ter uma grande responsabilidade em mãos?

 Sim, sentimos uma responsabilidade acrescida dado o cariz do projecto, a par de um grande entusiasmo! Projectar para ambientes hospitalares representa sempre uma responsabilidade grande, pelas directrizes que têm que ser respeitadas como a durabilidade dos materiais, a lavabilidade, a funcionalidade, os espaços de circulação e de manobra dos equipamentos. Por outro lado, projectar para um espaço público implica chegarmos a uma solução que seja do maior consenso possível, pois serão muitos e de diferentes os utilizadores do espaço. Depois, neste tipo de projectos, existe sempre a responsabilidade de gerir prazos de execução muito apertados, pelas exigências de ocupação do espaço.

2. O facto de estar associado a uma marca em particular, poderia ser a partida uma limitação à vossa criatividade ou, pelo contrário, representou um desafio, o que tornou este projecto ainda mais estimulante?

Foi estimulante o facto de o projecto estar associado à Uriage, a marca tem já uma imagem desenvolvida, estudada para o público e ambiente para o qual estávamos a projectar, servindo-nos de guia para as cores a usar, os temas e mascote Uri foi perfeita para ilustrar as áreas de banho, de dormir ... O interessante foi darem-nos liberdade total e foi através do design do mobiliário, que procurámos imprimir a diferença: desenhámos e seleccionamos as peças: a mesa de apoio para pais e irmãos, a estante para pousar as flores e a ofertas que a família recebe, as cadeiras, os candeeiros; procurando afastá-los da estética fria e puramente prática do mobiliário hospitalar. Respeitando as regras a que estávamos obrigadas, julgo que conseguimos que o mobiliário fosse acolhedor, divertido mas simultaneamente calmo e elegante. 

3. Quais as emoções e sentimentos que cada quarto procura transmitir?

Procurámos que o quarto transmitisse felicidade à nova família. Num momento tão marcante como é o do nascimento de um filho, pensamos que transmitir as emoções de amor, serenidade, família, conforto. A estante que é uma árvore representa a arvore geneológica. O quarto com a estante das casinhas representa o conforto do lar, os diferentes tamanhos representam a família, onde a mais pequenina seria o bebé.

4. Se vos pedissem para descrever este projecto em 3 palavras, quais seriam?

Sonho, família, amor.


Toda a gama da marca Uriage, incluindo a dos primeiros cuidados, está disponível aqui

É, para mim, um prazer poder partilhar projectos como este com vocês!