Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Pais & Filhos | Pôr a mão na massa!

22.12.15 | Vera Dias Pinheiro
Por aqui continuamos com o nosso Calendário Advento que se aproxima rapidamente do grande dia e, por isso, também do seu final. Pela primeira vez, começo a sentir o que é realmente viver esta quadra com filhos. O Vicente já percebe tudo e nota-se que está empolgado com tudo o que se está a acontecer à sua volta, e, claro, que a festa de Natal da escola e toda a sua preparação - e certamente, também todas as actividades relacionadas com o Natal que por lá tem feito - têm sido de uma grande ajuda.

Como já tenho vindo a partilhar convosco aqui e aqui, temos tentado afastar-nos o mais possível do lado material do Natal - mas sim, vão haver presentes para abrir na manhã de 25 de Dezembro - e hoje, ao dia 21 do nosso Calendário do Advento, pusemos literalmente as mãos na massa para fazer as bolachas que o Vicente vai oferecer à sua educadora e às auxiliares da sua sala. E foi muito divertido, foram bolachas feitas a quatro mãos. Para o Vicente era quase como se estivesse a brincar com plasticina, por isso, podem imaginar que, rapidamente, passámos de bolachas em formatos natalícios para pequenas figuras de animais selvagens.... 

Presentes + Natal + DYS + acitivdades em família + wrap+ bolachas de Natal + receitas

Mas o que contribui em grande parte para a diversão do Vicente foi o cortador em forma de rolo que comprei no IKEA. Com uma mãozinha de cada lado, lá ia ele deslizando com a minha ajuda por cima da massa, ao mesmo tempo que ficava todo satisfeito com o resultado do seu trabalho! :)

Presentes + Natal + DYS + acitivdades em família + wrap+ bolachas de Natal + receitas

No final, como seria de esperar, acabamos os dois a provar as nossas bolachas acabadinhas de fazer. 

Presentes + Natal + DYS + acitivdades em família + wrap+ bolachas de Natal + receitas

Levar os miúdos para a cozinha é uma aventura e, sem dúvida, um excelente programa para se fazer em família - eu confesso que estava ansiosa que o Vicente crescesse um pouco para podermos ter momentos como o desta tarde. E sendo tão importante mostrarmos aos nossos filhos que o valor e importância das coisas não está no que elas custam, esta é uma brincadeira que cumpre esse objectivo da uma forma mais natural e espontânea que pode existir. Amanhã, o Vicente vai oferecer presentes que ele próprio fez, com a ajuda da mãe, que mais do que qualquer valor material, tem um enorme valor sentimental.

Presentes + Natal + DYS + acitivdades em família + wrap



      ::: Receita (dada por uma amiga minha) :::

Bolachinhas de Natal

Ingredientes
750 a 800 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200 gr de margarina à temperatura ambiente
450 gr de açúcar (eu coloquei menos)
2 ovos
2 colheres de chá de extracto de baunilha ou sumo de limão (eu optei pelo sumo de limão)

Cobertura (para quem quiser)
1 clara
250 gr de açúcar em pó
Corante alimentar nas cores que desejarem


Preparação
Com a batedeira, misturar a margarina e o açúcar até ficar uma mistura fofa e, de seguida, acrescente os ovos, um por um. Depois, peneirar a farinha com o sal e o fermento, que irão juntar à mistura anterior, bem lentamente. Por fim, coloquem o extracto e baunilha ou o sumo de limão (o que tiverem escolhido).
Com a massa que acabaram de fazer, formam um bola e embrulham muito bem em película aderente. Deixem repousar no frigorifico durante cerca de 30 minutos. 
Passado esse tempo, é chegado o momento meter as mãos na massa e fazer as bolachinhas que colocam sobre o tabuleiro do forno, forrado a papel vegetal e levam ao frigorífico novamente por 15 minutos (só agora percebi que saltei esta parte).
Com o forno pré-aquecido a 170 graus, colocam o tabuleiro durante mais ou menos 10 minutos ou até as pontas começarem a ficar douradas. 
Por fim, é só retirar do forno e deixar arrefecer.

Nota: Para a cobertura, devem bater as claras, mas sem que fiquem muito presas, depois, juntar o açúcar em pó e mexer. Dividem em taças pequenas e acrescentam os corantes até obterem as cores desejadas.

P.s: Como eu não tinha tempo para fazer tudo no mesmo dia, respeitando o tempo de "repouso", acabei por fazer a massa no dia anterior, forrar com a película aderente e só no dia seguinte é que retirei do frigorífico, na altura em que ia fazer as bolachas com o Vicente. 

Espero que se divirtam tanto como nós :)


Bom Dia!!!

Faltam 3, 3 dias para o Natal!!!