Outubro tem doce e tem travessura: 6 receitas com abóbora!
Outubro é o mês do doce e da travessura e se tem doce, diria que tem obrigatoriamente abóbora. Pode ser abóbora menina, chila ou porqueira. É um fruto rico nutricionalmente e pouco calórico (cerca de 25 por 100gr), não descurem das sementes – são a parte mais rica da abóbora, sabiam? – e a forma de ser confecionada são várias.
Outubro, o mês do Halloween, quer se goste, quer não, vamos ser “impingidos” com tudo o que diz respeito a esta tradição. Porém, se não faz o vosso género e se não estão a pensar andar mascarados ou à caça do doce ou travessura, aproveitem esta fruta da época para preparar uma receita deliciosa que acompanha muito bem com um chá ou qualquer outra bebida quente – pois começa também a ser a sua altura do ano de eleição.
Alguns dos benefícios da abóbora:
“(…) 1. fonte de vitamina A, B C, E e K;
- tem baixo índice glicémico, podendo ser consumidas por diabéticos com segurança;
- ajuda a prevenir o cancro, nomeadamente o cancro da mama, do colon, da pele, do colo do útero e do pulmão, visto ser rica em antioxidantes, especialmente os carotenoides;
- é muito benéfica para o coração, graças à presença de magnésio, folatos e carotenoides;
- ajuda a reduzir o stress;
- é rica em fibras alimentares e ajuda a manter o trato intestinal limpo;
- ajuda a perder peso, visto ter poucas calorias e ser rica em fibras;
- ajuda a melhorar a qualidade do sono;
- ajuda a melhorar/reforçar o sistema imunológico, graças à combinação da vitamina C e do betacaroteno;
- enriquece a dieta dos bebés. A abóbora é altamente recomendada pelos pediatras, a partir dos 6 meses, visto ser um alimento rico em ferro, vitaminas, potássio e betacaroteno. (…)”
Fonte: 18 Benefícios que a abóbora oferece à nossa saúde, in Clínica Persona
Não me vou alongar nas formas de como pode ser ingerida (crua, cozida, estufada, seca, etc…), nem vos lembrar de a introduzirem na sopa da família. Então? Vou ficar-me pela abóbora na sua versão doce.
Partilho com vocês algumas das receitas ”mais atraentes” que vi pelo Pinterest.
- Carreguem nas imagens para irem directamente para a receita.
Nota: não nos podemos esquecer de acrescentar aqui o maravilhoso doce de abóbora, seja simples, seja com amêndoa ou pinhão. Não costumo fazer, mas a minha irmã fazia um de babar!
Se tiverem a receita, por favor, partilhem! Eu comprometo-me a testar o Pão de Abóbora durante o fim-de-semana. Combinado? 😊
Boa noite!