Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Os Vs | Contar até 10 e repetir se necessário

28.10.15 | Vera Dias Pinheiro
Maternidade+Educação+Mãe e filho
Credits to Lemon Pie Photography

Conversar, ter calma, inspirar, expirar e contar até 10. Repetir este processo 100 vezes e, se no final dessas 100 vezes, a vontade continuar a ser a de dar um berro, repetir novamente mais 100 vezes. 


Tem sido isto, todos os dias, de manhã e à noite. E nem sempre consigo chegar ao 100 sem explodir pelo caminho, mas esta é a nota mental que tento não esquecer. Não são birras, não são lágrimas de verdade, nem tão pouco o facto de querer fazer uma coisa diferente do que aquilo que lhe estamos a dizer para fazer, gerar realmente um sentimento de frustração. 

É pura afirmação de personalidade, é um jogo de medicação de forças 24h por dia e saber que nos tira do sério e querer testar até que ponto conseguimos ir nesse jogo. É uma canseira mal se acorda: todos os dias não se quer lavar os dentes, vestir, calçar ou mesmo ir para a escola (e aqui é apanhado por completo, porque ele adora a escola) - a única coisa que ele quer é comer os cereais com leitinho mal acorda - todos os dias há alguma coisa que não gosta na comida; e até já chegou a dizer que o pai é chato e a mãe teimosa - a sério? a sério? Quase que tive que pedir para repetir e ver se realmente  estava a perceber bem, mas nem chegou a ser preciso, pois ele repetia a olhar-nos nos olhos.

Por outro lado, se me mantiver firme e se demonstrar que estou magoada com alguma atitude sua, ele vem pedir desculpa e dizer que gosta de mim.

Estas fases não são fáceis, não é? Porém, fazem parte e são necessárias ao crescimento. E, para além disso, a verdade é que depois desta virá outra e, depois, outra, todas elas diferentes e todas igualmente desafiantes e será assim o resto das nossas vidas - ou como diz uma amiga minha: até que eles arranjem a sua própria casa, onde sejam eles a decidir o que querem fazer. 


Boa tarde (.... por aqui vamos negociar o banho).