Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Os Vs | As primeiras manifestações de afecto

12.12.15 | Vera Dias Pinheiro

Como era/é a relação dos vossos filhos "mais velhos" com o/a mano/mana ainda na barriga da mãe?

As viagens dos Vs + receber uma irmã + maternidade + filhos + irmãos

Por aqui, o Vicente já começa a ter as primeiras manifestações (espontâneas) de afecto com a irmã. Aos poucos, e sem impor muito o assunto, ele lá vai fazendo umas festinhas na minha barriga, dá uns beijinhos e pergunta se a mana está quentinha... e se havia alguém que queria que fosse uma menina, para além do senhor meu marido, era ele!

No entanto, não podemos em momento algum dar a entender que a mãe não pode ou não consegue fazer alguma coisa por "causa da mana" ou da barriga, pois nesse preciso momento, há uma tristeza que o invade e que o fazem largar umas lágrimas gordas pela sua carinha abaixo. Tudo tem que ser muito bem gerido e muito bem explicado.

Eu acredito que a relação entre irmãos deve começar ainda quando um deles ainda está na barriga da mãe, mesmo que nas suas cabecinhas seja difícil perceber a real dimensão do que está para acontecer. Até para nós é difícil prever o impacto de passar de um para dois filhos e saber como dividir a atenção; como gerir o tempo entre os dois, sem sentir que se está a tirar a um para dar ao outro - este é talvez dos meus maiores receios.

As viagens dos Vs + receber uma irmã + maternidade + filhos + irmãos

Mas quando vejo o carinho com que o Vicente fala para a minha barriga, acredito que ele já sente afinidade com a irmã e o sonho de qualquer mãe é o de que os seus filhos sejam os melhores amigos do mundo. 


«Se queres ver uma criança feliz, dá-lhe um irmão. Se queres ver uma criança muito feliz, dá-lhe muitos irmãos.»



Bom fim-de-semana!

3 comentários

Comentar post