Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Onde comer em família: Restaurante Pizzaria Forneria

26.07.18 | Vera Dias Pinheiro

ACS_0954.JPG

 

 

Há alguns dias atrás, tivemos uma agradável surpresa com um restaurante italiano que me era totalmente desconhecido. Chama-se Forneria e fica situado na zona mais a norte da Expo, em Lisboa, e fomos simpaticamente convidados a conhecer o espaço e a nova ementa.

A cozinha italiana não tem propiamente segredos. Gostamos muito, aliás, miúdos incluídos, depois da última viagem a Itália. Porém, se me perguntarem qual o restaurante italiano em Lisboa que mais gosto, eu não tenho propriamente um que se destaque. Gosto de vários, mas nenhum me impressionou assim verdadeiramente. 

 

Para além disso, encontrar um restaurante para ter uma refeição em família não é tão simples quanto possa parecer. Nem todos se adequam, pelo menos às idades dos meus filhos. Há sempre muita confusão, não param quietos, não comem de tudo e naturalmente que precisam de espaço. Por isso, no dia-a-dia, quando temos que tomar uma decisão no momento e prática, não existem assim tantas opções.

 

Em primeiro lugar, temos que excluir todos aqueles que nos obrigam a ficar horas numa fila de espera e aqueles que não aceitam reservas. Depois, não esquecer dos que, embora não tenham escrito em lado algum que as crianças não são bem-vindas, no momento, sentimo-nos sempre olhados de lado e com medo da primeira vez que um talher cair ao chão. E, por fim, tem que se adequar às preferências gastronómicas e que, sendo a única opção o menu infantil, ele não se resuma a nuggets, hamburgers ou douradinhos! 

Posto isto, e não vos querendo assustar se ainda não têm filhos, se pensam que ter uma refeição em família fora de casa é super fácil...hummm não é bem assim. É preciso espaço, um ambiente descontraído e verdadeiramente kids-friendly. E eu recuso-me a ter como opção, estritamente para esse fim, um shopping!

E foi a pensar em tudo isto que, depois daquele almoço do Forneria, senti ser merecido partilhar com vocês. Afinal, com este convite, o que é certo é que ganharam, pelo menos, mais quatro clientes. O espaço em si é acolhedor, talvez mais ainda por se situar numa zona mais residencial e por ser frequentado por famílias, fugindo um pouco ao registo turístico tão massificado na cidade de Lisboa onde quer que se vá. O facto de a cozinha ser aberta para a sala e de podermos assistir a cada etapa de preparação das pizzas pelos Pizzaiolos é agradável para nós, pois torna tudo familiar e motivo de curiosidade para os mais pequenos. O staff em si acompanha o registo, porque é extremamente atencioso, disponível e capaz de dar sugestões pertinentes para quem estiver com mais dúvidas em relação à ementa. 

 

ACS_0953.JPG

ACS_0949.JPG

 

E, por falar em ementa, tendo experimentado um pouco de tudo, desde as entradas, a um risotto e ainda uma pizza, sinto-me capaz de dizer que ser surpreendidos por uma cozinha de excelência na forma de confecção. Para além disso, não se esqueçam que levei dois pequenos “críticos de culinária” que se não gostarem de alguma coisa, dizem na hora.

 

A massa da pizza tem a espessura ideal, fina e deliciosa e, pelo que sei, o segredo é manterem-se fiéis à receita tradicional e verdadeira da pizza italiana. O risoto de abóbora e espargos foi, para mim, a verdadeira surpresa, porque sou muito mais de pizzas. Mas foi óptimo e se disser que, olhei para os pratos e pensei “como é que iria comer aquilo tudo?”, no final, não sobrou nada para contar história.

 

Para as crianças, que comeram uma Pizza Margeritha, tiveram ainda direito a um pouco de massa da verdadeira pizza, cada um, para se entreterem. Foi, de facto, um almoço em família fora de casa, como se deseja. E a Laura e o Vicente ao seu primeiro cocktail, sem álcool, é claro!

 

Outras fotografias para ver na galeria:

 

 

Se ainda não foram de férias e estão por Lisboa, reservem uma mesa no Forneria e depois digam-me se tenho, ou não, razão. Combinado?

 

Boa noite!