Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

O fim-de-semana não é suficiente para descansarem?! Saibam o que pode andar a faltar!

31.07.15 | Vera Dias Pinheiro
O fim-de-semana está mesmo aí à porta. Estão a chegar os dois dias pelos quais sonhamos a semana inteira, porém são também os dias que passam mais rápido, tão rápido que, por vezes, mal damos por eles. Frequentemente nos lamentamos como seria bom haver um dia entre o sábado e o domingo, mas como isso é ainda mais dificil de acontecer do que adivinhar a chave do euromilhões, aquilo que está ao nosso alcance é encontrar formas para melhor aproveitar o fim-de-semana e conseguir chegar à segunda-feira com a sensação que conseguimos descansar e que tivemos tempo para muita das coisas que gostamos de fazer.
Connosco, o fim-de-semana tem dois momentos: no sábado começamos logo cedo com a natação do Vicente, o que não nos permite sentir o prazer de acordar sem a pressa de tomar pequeno-almoços e de sair da casa; ao domingo, por sua vez, tentamos mesmo abrandar o ritmo e até temos optado por não marcar nada que nos obrigue a andar a correr de um lado para o outro. Agora com o bom tempo, até temos aproveitado esse dia para ir à praia.

Mas será que há alguma coisa que se possa realmente fazer para conseguir que o fim-de-semana pareça maior?! Sim, existe! Com pequenos truques, pode ser possível tirar um maior partido do sábado e do domingo. Ora vejam só:

1. Criar um ritual de início:
Assinalar a passagem do tempo e a mudança de ritmos com pequenos rituais é muito importante. O nosso corpo e a nossa mente precisam fazer essa transição e precisam desligar o botão da semana, do stress e da correria, para ligar o do relaxamento e da descontração.
Para tal, basta, por exemplo, hoje à noite comprar o jantar já pronto (e que seja algo do agrado de todos), podem comprar flores; dar um passeio, passar numa loja, ir com os filhos ao jardim, antes de ir para casa; ou, simplesmente, deixar os miúdos irem para a cama, acender uma vela e pegar num copo de vinho e aproveitar para namorar!

2. Reservar tempo para fazer aquilo que se gosta:
Seja em família, seja tirando um bocadinho para vocês mesmos, é fundamental haver um momento do vosso fim-de-semana em que estão a fazer alguma coisa que realmente vos dê prazer. 
Não se esqueçam que tirar da cabeça as preocupações da semana, abre espaço para as coisas que mais gostamos. Aproveitem!

3. Mexam-se!!!!
O exercício físico contribui para a nossa boa disposição e aumenta a nossa vitalidade. Não precisam ir ao ginásio, se não gostam, podem simplesmente aproveitar para dar aquela caminhada mais longa, que andam a adiar por falta de tempo.

4. Façam a lista das tarefas que têm que fazer durante estes dois dias... e cortem-na pela metade!
É natural, que se aproveite o fim-de-semana para conseguir fazer a mil coisinhas que vamos adiando e que não conseguimos tratar durante a semana, por falta de horário, de tempo ou de paciência. Porém, reservem-se a pensar apenas nas coisas que realmente são importantes e urgentes. E serão apenas essas que vão resolver. 




5. Substituam cada tarefa cortada (da lista anterior) por um programa divertido:
Hoje em dia, a oferta cultural é cada vez maior e existem igualmente, cada vez mais eventos gratuitos. Não há desculpas!

6. Prefiram os espaços abertos:
Devem variar os ambientes para que o fim-de-semana não acabe por se tornar numa extensão do clima da semana. Por exemplo, se passam a semana em espaço fechados, com ar condicionado ligaram, devem procurar precisamente o oposto neste dois dias.

7. Acordem, no máximo, uma hora depois do vosso horário normal:
Bom, esta aqui, só vale para ou não tem filhos ou para quem tem filhos que gostam de dormir. Cá por casa, se conseguíssemos dormir nem que fossem 15 minutos a mais, já seria o suficiente para batermos palminhas de alegria e até para acender uma vela a agradecer!

8. Tornem o serão de domingo numa momento divertido e agradável:
À semelhança do ritual de início, devem criar uma espécie de hábito para o fim. De preferência que seja um programa leve e descontraído para relaxarem e recebem a segunda feira com um pouco menos de mau humor!


E agora, depois destas dicas, só posso desejar a cada um de vocês, um ÓPTIMO FIM-DE-SEMANA!</p>