Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Neste Natal, ofereçam experiências | O meu guia para compras!

26.11.18 | Vera Dias Pinheiro

presentes didácticos para crianças

 

Esta semana, o Vicente desenhou um tablet na escola. Numa folha em branco, desenhou aquilo que para ele é um tablet, como o do pai, e, ao longo dos dias, anda religiosamente com a folha para todo o lado. Naquele tablet tem visto de tudo, mas especialmente futebol. Chama a irmã para junto dele e, juntos, assistem a episódios espectaculares da Patrulha Pata Marinha. O telefone avariado que eles usam para brincar, é um smartphone com acesso ao Youtube e que lhes mostra tudo o que eles querem ver, incluindo a repetição dos golos do jogo do FCP.

 

Naturalmente que eu não quero que nada falte aos meus filhos e que eles, como já partilhei num outro post, são meninos de sorte (e que aprendam, ao longo da vida, a dar valor e a tirar o melhor partido disso). E chegados a esta altura do ano, seja pelos seus amigos, pelas actividades na escola, pela própria sociedade que está assim orientada, o apelo aos brinquedos é grande.

 

Aliás, eu lembro-me de ser criança e vibrar com os anúncios de natal. Adorava ver os brinquedos mais espectaculares do universo, as bonecas que faziam tudo e mais alguma coisa, e, claro, também tentava a minha sorte com os meus pais. Mas, embora eles tenham cedido muito poucas vezes, em brinquedos que daí a pouco tempo ficariam num canto, hoje vejo que as minhas brincadeiras, com as quais tinha que puxar pela imaginação, para recriar a casa da Barbie, o carro e as roupas fantásticas, abriu-me um horizonte infinito de possibilidades. Afinal, eu podia fazer o que eu quisesse, podia transformar quantas vezes me apetecesse.

 

E com tudo isto, dou por mim a pensar que, acima de tudo, o mais importante é que os pais percebam de que forma os brinquedos, que oferecem aos seus filhos, contribuem positivamente para o desenvolvimento das suas habilidades. Por exemplo, se têm um filho aventureiro, que gosta de actividades ao ar livre, se é mais científico e gosta de fazer experiências, se é mais criativo e engenhocas e gosta de fazer construções, se adora livros, se tem fascínio pelo mundo encantado das bonecas… Ninguém, melhor dos que nós, conhecerá os nossos filhos e saberá quais as coisas que melhor que adaptam.

 

Eu faço muito isso, e oriento os presentes junto da família mais próxima. O ter só por ter, não acrescenta nada de novo e o entusiasmo de abrir os presentes passa daí a muito pouco tempo.

 

Com dois filhos, um menino e uma menina, ainda com alguma proximidade nas idades, a verdade é que não existe uma separação entre o que é da Laura e o que é do Vicente. Há brinquedos e eles brincam com o que têm. Na escola da Laura, inclusivamente, já notaram isso. Notam que ela não tem uma preferência pelas casinha das bonecas e que se entusiasma com bolas e outros tipos de brincadeiras com os meninos.

 

Acho que este é o melhor caminho para a igualdade na sociedade e respeito do género.

 

E foi com este mind-set que eu fui ao Jumbo em Alfragide – sem crianças – e andei pelos corredores dos brinquedos para ver a oferta. A primeira coisa que me despertou a atenção foi a separação por secções precisamente de interesses. “Faz como os crescidos”, “Cria as tuas histórias”, “Tu consegues” e “Constrói o teu mundo”, são algumas das secções que encontram por lá. Para além disso, o Jumbo criou uma nova marca própria de brinquedos – ONE TWO FUN – cuja imagem é precisamente muito clean, muito homogénea, sendo o seu objectivo o de precisamente ir ao encontro dos interesses das crianças nas diferentes fases da sua vida.

 

Outra coisa boa que o Jumbo preparou para nós, pais, foi a APP Jumbo Kids, disponível para Android e IOS, que vos permite, na companhia dos vossos filhos, ver toda a oferta de uma forma interactiva e dinâmica, sem terem que os levar para a confusão do supermercado. As compras fazem online e, assim, também se poupam às horas passadas nas filas e na confusão para encontrar os brinquedos que querem.

app jumbo kids, compras online

 

A APP Jumbo Kids apresenta três funcionalidades distintas: catálogo interactivo; jogo; Photocall.

E, basicamente, funciona da seguinte forma:

  1. Descarregam a aplicação para o vosso smartphone;
  2. Para o Jogo - Atira Bolas de Neve - registam o nome da criança e a idade, pois é com base nisso que o “nível” de dificuldade será definido;
  3. Podem usar a APP de duas formas: em loja e em casa.

Em loja, tem uma experiência com a realidade aumentada e podem tirar fotografias inclusivamente muito engraçadas. É o Photocall.

 

Em casa, podem ver o catálogo de brinquedos do Jumbo numa experiência a 3 dimensões. Ou seja, nos brinquedos assinalados, colocam o telemóvel por cima e conseguem ver tudo o que ele faz. É muito giro e divertido. Acho que eles acabam por se divertir mais nesta parte do que propriamente nos pedidos a seguir.

Assistam ao vídeo:

 

 

 

 

No catálogo é possível fazer igualmente a lista de presentes a enviar "ao pai natal". São mais de 2 000 referências disponíveis para encomenda no jumbo.pt (esta é a página https://www.jumbo.pt/Frontoffice/brinquedos_e_videojogos).

  1. Por fim, há uma parte de contos de natal.

 

A aplicação é bastante intuitiva e user friendly. Achei uma ideia muito interessante e que junta pais e filhos nesta árdua tarefa que é escrever a carta ao pai natal.

 

E, pronto, estas são as dicas e as únicas sugestões de natal que vos irei dar. Um pouco num apelo ao consumo consciente e a contribuirmos para que os nossos filhos estimulem capacidades, descobram skills e que que superem. E, no final, que em família se passem bons momentos, pois o mais importante é mesmo isso.

 

 

 

E estas foram as minhas escolhas para a Laura e o Vicente. Para a Laura escolhi a Botique das Bonecas, da secção "Cria as tuas histórias" e, para o Vicente, este género de supermercado da secção "Faz como os crescidos". Ambos são brinquedos da marca One Two Fun. Mas, na verdade, aquilo que eu fiz foi pensar em actividades que promovam as brincadeiras em conjunto e em família. O meu objectivo é, a curto prazo, ter um espaço de brincadeiras multifacetado, com áreas e, no fundo, que seja a base para eles usaram a sua imaginação e criatividade.

 

Obrigada ao Jumbo por estes presentes. Foram escolhidos à nossa medida! 

 

*Este conteúdo é um exclusivo para Auchan.