Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Mulher | As Dicas da Maria Make Up Artist: O pano na gravidez

15.09.15 | Vera Dias Pinheiro
Google Images

Agravidez pressupõe um aumento invulgar de hormonas no sangue, como por exemplo,os estrogénios e a progesterona que têm um efeito estimulante sobre osmelanócitos. Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina.Acontece que em algumas zonas do rosto, como a testa e os pómulos, há, por vezes, uma desregulação na produção de melanina, produzindo-a em excesso.
Ora, estasalterações hormonais da gravidez estimulam a formação de melanina que tem comoconsequência perturbações na pigmentação: surgem as manchas napele - o melasma ou cloasma como são chamadas cientificamente ou, então, como é vulgarmente conhecido o “pano".
Estahiperpigmentação  pode surgir entre o 4º e os 6º mês de gravidez, são de cor castanha (clara ou escura) e têm um contorno irregular. Costumamser as mais frequentes no rosto, mas também podem aparecer nas axilas, virilhase barriga.  Apesar de benigna é inestética, podendo prejudicar a auto-estima damulher numa fase tão bonita como esta.
Esta alteração na pigmentação da pele  surge durante a gravidez e pode prolongar-se por mais alguns meses, após o nascimento do bebé. A boa notícia é que a tendência é para que desapareça por completo. No entanto, convém mencionar que o inverso também pode acontecer e as manhas podem ficar, especialmente em zonas como a do buço, ou, então, acabam por reaparecer durante o verão, onde existe uma maior exposição ao sol.
E, por isto, que os cuidados com a pele devem ser uma constante e para quem têm este tipo de problema, convém não esquecer que deve ter cuidados redobrados com o seu rosto.
Comoevitar as manchas de gravidez?
Nãohá forma de evitar as manchas de gravidez, pois é tudo uma questão hormonal. Noentanto, é possível prevenir o seu aparecimento, evitando a exposição solar ou aplicar protetor solar com fator de proteção alto. Há mulheres que noinverno não identificam estas manchas, no entanto no verão reaparecem sob oefeito dos raios UV, que estimulam a produção de melanina.
Comotratar as manchas de gravidez?

Paratratar as manchas de forma mais eficaz é necessário esperar pelo parto e, caso o bebéseja amamentado, devem esperar o término da amamentação, devido aos riscos que osprocedimentos estéticos e os medicamentos ou cremes podem trazer para a grávidae o bebé.
Este tipo de tratamento passam normalmente pelo recurso a peelings ou a cremes despigmentantes, e, no caso de pretenderem fazer um tratamento correto, devem sempre pedir aconselhamento a um dermatologista que iráavaliar o seu caso e adequar o tratamento.
Contudo, para um tratamento não evasivo - e, claro, também não tão eficaz no imediato, mas que com a utilização diária e prolongada acabam por mostrar resultados - existem alguns produtos no mercado que podem utilizar mesmo durante a gravidez e, posteriormente, quando estiverem a amamentar.
Dicada Maria: Caudalie vino perfect, serúm luminusidade antimanchas
(30 ml) PVP: 44,80 €



Oque diz a marca:
Trata-sede um serúm leitoso que sublima a luminosidade da tez, corrige as manchas eprevine o seu aparecimento. Não é foto-sensibilizante, nem comodogénico. Comousar: de manhã e à noite, no rosto, no pescoço e no decote, sob o cuidadohabitual. Pode ser utilizado igualmente sob o protector solar para um bronzeadoperfeito.
Disfarçaras manchas com maquilhagem?

Naroda das cores a cor complementar do acastanhado é o lilás (vendo em linharecta), portanto as manchas castanhas são disfarçadas com primers oucorrectores de tom lilás. O corretor laranja ajuda a disfarçar as olheirascastanhas escuras, indicado para as peles mais morenas. 

Nota: As peles manchadas têm que ter cuidados redobrados, as correçõesdevem ser feitas antes da base com leves batidas, com a ponta dos dedos.
Dicada Maria: Primer, Flormar
PVP: 15,00 (mais ou menos)


Esteproduto, que podem encontrar nas lojas Douglas, deve ser aplicado antes da base e em pouca quantidade. O primer com estatonalidade, adequa-se a quem tem manchas na pele, deixando-a com um aspectomais uniforme, corrigindo as imperfeições e as diferenças na tonalidade da peledo nosso rosto.


Texto por Maria Osório.