Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Maternidade: vamos falar de tudo... de TUDO mesmo!

01.10.16 | Vera Dias Pinheiro
barrigas de amor+encontro mães na primeira pessoa + maternidade + recuperação pós-parto + pré-parto + bloggers + bloggers barrigas de amor + lovetography + mãe de dois + mãe e filhos
Todos os pretextos são bons para rever estas fotografias. Credits to Lovetography

A maternidade revelou-se uma experiência muito mais profunda e introspectiva do que eu poderia imaginar. Para quem tenha chegado de novo e não saiba a nossa história, quando o Vicente tinha cerca de quatro meses partimos para Bruxelas para nos juntarmos ao meu marido que já lá estava a algum tempo. Para mim era tudo novo: a própria maternidade, o país, a língua, os amigos, a vida, as rotinas... tudo! Durante esse tempo aprendi a ser mãe a tempo inteiro e a ter tempo para mim, aprendi a desenrascar-me e a fazer tudo na companhia do Vicente. No fundo, reinventei-me com as ferramentas que tinha. A chuva e o frio deixaram de me fazer impressão e de serem impeditivos para passeios e saídas. 

Entretanto, durante esse caminho houve também uma recuperação pós-parto. Percebi que o nosso corpo não é para brincadeiras e que a transformação física a que uma gravidez obriga é grande e que leva tempo a fazer o seu percurso inverso - o tempo de cada corpo para voltar ao lugar. No meu caso, tinha tido um parto por cesariana e nos primeiros tempos admito que foi esquisito olhar para o meu corpo. A alimentação saudável e o desporto entraram de forma natural nesta grande viagem, quase como um escape e, no caso do exercício físico, havia todo um benefício a nível psicológico também. 

Quando engravidei pela segunda vez, a minha condição física era outra - era melhor - pratiquei exercício físico literalmente até ao dia em que dei entrada no hospital, tive um parto normal e sentia-me quase como se nada se tivesse passado no próprio dia. O pós-parto foi semelhante ao primeiro: assim que me foi possível voltei ao exercício físico e tive atenção ao que comida - mas, atenção, sem dietas - apenas com o pequeno detalhe de ter sido muito mais rápido, pois o meu meu corpo respondeu muito mais rapidamente ao estímulos do exercício físico.

No entanto, pela primeira vez prestei atenção à minha parte íntima e, ao mesmo tempo, aquela que mais tinha sido afectada com os dois partos - e essa parte de nos conhecermos mais intimamente tem sido muito interessante e tem resolvido muitos dos meus desconfortos que não sabia a que se deviam.

Entre uma gravidez e outra aprendi a dar mais ouvidos ao meu corpo, a cuidar mais dele, mesmo quando estamos totalmente imersas no absorvente papel de mãe. E é também um pouco essa a mensagem que tento fazer passar aqui no blogue para outras mães e futuras mães: a maternidade é o tempo dos nossos bebés, mas também é o tempo de recuperarmos e de cuidarmos de nós.

No próximo dia 16 de Outubro, na Fnac do Oeiras Parque, às 15h, tem lugar mais um Encontro Barrigas de Amor | Mães na Primeira Pessoa, onde eu irei estar  presente precisamente a partilhar a minha experiência ao nível dos cuidados no pré e no pós-parto, os cuidados com a alimentação e, claro, dando algumas dicas que funcionaram comigo, na esperança que possam servir de motivação a outras mulheres-mães.

Trata-se de um encontro para mães e futuras mães (e pais também) para uma partilha genuína e na primeira pessoa sobre tudo o que envolve a maternidade . mesmo aqueles assuntos de que ninguém fala!

- a amamentação;
- o que mudou no seio familiar;
- a alimentação da mãe e do bebé;
- o que muda no corpo e como lidar com isso;
- o que vestir na gravidez e no pós-parto sem deixar de se sentir bonita;


Juntamente comigo, vão estar outras mães bloggers Barrigas de Amor, nomeadamente a (recém mamã) Catarina Beato do blog Dias de um princesa, a Patrícia Saramago do blog Bicharocos Carpinteiros e a Mónica Santana Lopes do blog A mulher é que Manda

E, ainda, Lara Afonso e Joana Telles como convidadas e a Dra. Graça Gonçalves, pediatra e conselheira internacional de aleitamento materno da Clínica Amamentos - para ajudar a esclarecer mitos e a dar os melhores conselhos.

A entrada é livre e não precisam de deixar os mais pequenos em casa, pois o Mom and Me vai lá estar para os entreter com muitas actividades divertidas.

O convite fica feito, marquem na agenda e espero ver-vos por lá no próximo dia 16 de Outubro. 
Combinado? :)


É um prazer fazer parte desta família Barrigas de Amor
Estamos juntos pela natalidade e pela mulher! :)