Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Mais uma semana e é tudo uma questão de método. Sabiam?

17.09.18 | Vera Dias Pinheiro

macdonald monchique resort & spa

 

Nós, quando vamos para fora um fim‑de‑semana, não ficamos lá até à última. E vocês? Tenho a certeza que é o meu lado mega racional e pouco espontâneo a funcionar. E sim, foi soberano mesmo com o dia de sol e calor maravilhoso que estava em Monchique.

 

Contudo, com a iminência de uma nova semana, que começa a todo o gás, eu opto por vir ainda com tempo de organizar tudo (tudo o que vem da viagem e tudo o que é preciso para a semana seguinte). E tudo isto implica método! E o método, implica tempo e, no final, é a forma que eu encontro de evitar o caos a todo o custo.

 

Ontem, ainda conseguimos aproveitar a manhã e o início da tarde pelo Macdonald Monchique Resort & Spa e, ainda antes do regresso, tomamos todos o nosso banho (e assim conseguir riscar um item da “to do list” à chegada) e imaginem vocês que ainda viemos com coragem para passar pelo supermercado. Outra coisa, para mim fundamental, é também começar a semana mais ou menos organizada com a nossa alimentação.

 

Das malas e sacos que há para desfazer e as coisas para arrumar, as máquinas de roupa para fazer e a roupa da semana seguinte para organizar, isso não há forma de simplificar. Portanto, é colocar mãos à obra sem grandes coisas! Não se arrumada nada sozinho… infelizmente!

 

E, entretanto, não nos podemos esquecer dos peixes! Há que verificar se estão todos bem (e se estão todos) que, na nossa ausência, ficam ao cuidado de uma vizinha. Estava tudo certo! Porém, é preciso mudar a água do aquário com urgência!

 

Os miúdos, que estão mais crescidos e que já esticam os horários quando é preciso, ao domingo e durante a semana, eu admito ser um pouco rígida com a hora de dormir. E, depois, é reprogramar o despertador de novo para o horário normal, as 6h50. Gosto de ter tempo para me arranjar e organizar algumas coisas, de preferência, antes que o Vicente e a Laura acordem.

 

E, nesta fase, as minhas prioridades estão basicamente relacionadas com a organização. A organização que é essencial para atenuar os efeitos que o caos tem em mim, um pouco de método para que os miúdos entendam a importância da rotina e ter um frigorífico e uma despensa abastecidos para a semana. E mesmo que as refeições sejam práticas e rápidas, procuram que sejam o mais diversificadas possível.

 

E aqui, minhas queridas, não há grandes segredos. Ou, cozinhamos tudo de fresco todos os dias ou fazem aquilo a que chamo “adiantar serviço”. Ou seja, costumo ter assar batata doce no forno, cozer legumes, cozinhar cogumelos, ter o acompanhamento dos miúdos já feito e, para proteína, alterno entre carne e peixe, ou no forno ou grelhado. E uma das coisas que tenho vindo a evitar é o desperdício alimentar, por isso, há um dia em que reaproveitamos as sobras.

 

De manhã, antes de sairmos para a escola, deixo já a roupa apanhada ou estendida, conforme o caso, as camas feitas e a loiça do pequeno-almoço na máquina. Assim quando chego do ginásio, dedico-me apenas ao meu trabalho até que sejam horas de os ir buscar à escola tenho todo o tempo para trabalho até a hora de os ir buscar a escola e dar início a um novo turno. Mas antes disso, tem que haver sempre uns momentos só para brincarmos os três, para me contarem como foi a escola, outras vezes, gritam e fazem birras. Porém, o mais importante é haver esta rotina, pois é ela que nos equilibra diariamente!

 

E, depois de fim-de-semana a quatro em Monchique, sabem o que vos digo?! Estou mesmo, mesmo necessitada de uns dias sem filhos! Pronto, já disse!

 

Boa noite!