Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Já cá faltava o "Baby Brain"

21.07.16 | Vera Dias Pinheiro
falhas de memória a seguir ao parto + gravidez + pós-parto + perdas de memória

E como se não bastasse a queda de cabelo (da qual já vos falei aqui e aqui), ando completamente esquecida! Dou por mim com falhas de memória graves e constantes, por exemplo, quando estou a falar com alguém e o nome simplesmente não me vem à cabeça e eu passo o tempo todo com rodeios na esperança que ninguém repare; ou, quando vou ao supermercado decidida a comprar UMA coisa e quando lá chego, dou por mim às voltas nos corredores a tentar lembrar-me o que era, ou então, a chegar a casa com TUDO menos aquela ÚNICA coisa que nos fazia falta - costuma acontecer-me muito quando o soro fisiológico acaba. Acontece também regularmente não me lembrar onde estaciono o carro ou onde guardo as chaves de casa - felizmente que nunca me esqueci da chave dentro de casa - ou ter um recado importante e... puuufff ele desaparece dentro da minha cabeça. Enfim, as situações são várias e, algumas vezes, até constrangedoras, especialmente quando se trata de alguma coisa urgente ou com data limite - mas ainda assim, a grande vitima disto tudo é o telemóvel que desaparece e quase sempre sem som!

Quando foi do Vicente, diziam-me para não me preocupar, pois era uma coisa passageira; também me diziam que se devia ao facto de, nos primeiros meses, a nossa atenção estar completamente direccionada para o bebé e tudo o resto ficar para um segundo plano. E supostamente, à medida que, as coisas iam normalizando, a memória iria voltando. Bom, eu não sei como é que foi no vosso caso, mas no meu, as coisas nunca mais voltaram ao que eram e agora, com a segunda gravidez, só agravaram! 

Os entendidos chamam-lhe "Baby brain" - "cérebro de bebé" - um termo "técnico" que arranjaram para definir esta perda de memória que começa quando ainda estamos grávidas, prolongando-se, depois, durante os "primeiros" meses de vida do bebé. Mas nada disto que vos digo, é surpresa para nenhuma de vós, certo?! Então, e se eu vos disse que afinal, nós não sofremos do tal "baby brain" e que nem tão pouco a nossa memória é afectada com a maternidade?!
Pois bem, parece que houve um grupo de cientistas norte-americanos que decidiu fizer um estudo, cujo resultado vem efectivamente desmentir este facto. Estes cientistas submeteram um grupo de 21 mulheres grávidas no terceiro trimestre e um outro de 21 mulheres não grávidas e sem bebés pequenos, a uma bateria de testes neurológicos intensivos e, segundo dizem, os resultados foram exactamente iguais entre as mulheres dos dois grupos. Eles chegam mesmo a dizer que a questão está na auto-avaliação que nós fazemos de nós próprias.

Eu cá acho que só podem estar a brincar connosco! Ninguém gosta de andar "desmemoriada" a pedir a toda a gente que me mande mensagem, pois caso contrário irá esquecer-se de tudo imediatamente a seguir ou a pedir constantemente desculpa por se ter esquecido de alguma coisa importante.

Já agora, o vosso médico chegou a aconselhar-vos tomar alguma coisa ou também vos diz que... passa...?!




E já, agora, sigam-nos também no Instagram, onde estamos como  @veradpinheiro