Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Icons de Bruxelas #1

16.10.13 | Vera Dias Pinheiro
Manneken Pis

Manneken Pis, o rapaz que faz chichi para uma fonte!
É um monumento de grande atracção, tornando-se mesmo difícil circular por ali, mais concretamente no cruzamento entre a Rue de l'Étuve e a Rue du Chêne/Eikstraat, dada a quantidade de pessoas que ali se junta.

Quando vi o vi pela primeira vez, não percebi bem qual o interesse que aquela pequena estátua em bronze, com cerca de 61 cm, pudesse suscitar. Mas nada como pesquisar um bocadinho e conhecer um pouco da sua história! 

Esta estátua foi construída em 1619, por um famoso escultor (Hieronimus Duquesnoy). E, desde então, sempre esteve envolta de grande mistério, pois não se sabe bem o porquê de estar ali. A lenda mais famosa que se conta, tem a a ver com o Duque Godfrey III, de Leuven. Em 1142, as tropas deste duque de apenas 2 anos de idade, colocaram o menino a urinar para uma cesta e colocaram em cima de uma arvore, que acabaria por cair em cima da tropas adversário, o que os fez ganahar a batalha. Esta estátua surgia como símbolo da coragem militar do país.

No museu da cidade, na Grand Place, são guardado mais de cem fatos, que são vestidos ao Manneken Pis em diferentes alturas do ano.

Apesar de muitas tentativas de roubas esta estátua, a verdade é que ela continua ali e fazer as delicias de quem por ali passa, mas especialmente dos turistas, que por vezes entram em grandes batalhas para conseguir o melhor ângulo para a sua máquina fotográfica.