Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Hoje é segunda sem carne! Hoje é dia de receita!

18.05.15 | Vera Dias Pinheiro
Já vos falei aqui do movimento Segundas sem carne e da sua importância. E hoje, como é segunda-feira, nada melhor que contribuir com uma receita fácil, simples e... sem carne!


Hambúrgueres de grão e batata doce

Esta receita não é minha, é da Gabriela Oliveira, no seu livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar". Como já referi aqui, eu não sigo receitas à risca, eu não vou de propósito às compras por causa de uma receita. Eu não tenho tempo, ou melhor, eu não consigo programar todas as refeições que vou fazer exactamente numa semana. Por isso, adapto aos ingredientes que tenho em casa e ao meu gosto.
E, assim, os hambúrgueres de grão e batata doce tornaram-se bolinhas de grão e batata doce feitas no forno (e não fritas). Estão super aprovadas cá em casa. Não deixem de provar aí em também!

Ingredientes:
1 batata-doce grande cozida (200gr)
2 cháv. de grão cozido (400 gr)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 ramos de salsa
azeite q.b.
2 c. sopa de linhaça moída
1 c. café de sal marinho (não usei sal)
1 c. café de cominhos
1 c. café de pimentão doce
pimenta-de-caiena q.b. (não usei)
4 a 6 c. sopa de pão ralado, mais um pouco para panar (não usei)
sementes de sésamo para envolver

Preparação:

1. Esmague a batata-doce com um garfo e reserve.
2. Escorra bem o grão, retire as cascas soltas e esmague com um garfo ou com a varinha mágica, por cerca de 1 min., até obter uma pasta granulosa e espessa.
3. Pique a cebola, o alho e a salsa finamente.
4. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e salteie o alho e a cebola, até esta ficar translúcida e macia. Junte a batata, o grão, a linhaça, o sal, a salsa, os cominhos, o pimentão-doce e a pimenta-de-caiena, envolvendo bem. Deixe cozinhar durante cerca de 3 min., sem parar de mexer. Apague o lume e adicione o pão ralado (deve ficar uma massa compacta e moldável).
5. Deixe a massa arrefecer e molde os hambúrgueres: retire uma porção de massa, faça uma bola e achate-a. Repita o processo até terminar a massa. Passe os hambúrgueres por pão ralado e sementes de sésamo.
6. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e grelhe os hambúrgueres, dos dois lados, até dourarem. Se preferir. leve os hambúrgueres ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 15 min., na função grelhador. Sirva no prato ou no pão, guarnecidos com tomate e alface.

Nota: Pode usar esta massa para fazer pastéis de grão, em substituição dos tradicionais pastéis de bacalhau. Nesse caso, não adicione pão ralado, molde em formato de pastéis ou bolinhas e leve a fritar em óleo ou azeite abundante.



Bom apetite!!!

3 comentários

Comentar post