Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Halloween assustadoramente delicioso | Pão de Abobóra com Especiarias

22.10.18 | Vera Dias Pinheiro

diy festa de halloween

 

O Halloween é actualmente uma festa e, quer se goste mais ou menos, a verdade é que também já faz parte das nossas “tradições”. E, por isso, pode ser muita coisa e festejado de várias maneiras diferentes. Cá em casa, embora não seja uma tradição que levemos muito a sério, acabamos por entrar no espírito porque sabemos que logo a seguir chega o Dia de Todos os Santos. E aqui sim, sentimo-nos em casa ou não fossem as broas da avó Zélia um sucesso garantido e muito desejadas o ano inteiro – falaremos disso daqui a alguns dias!

 

Mas mesmo para os mais cépticos em relação ao Dia das Bruxas, a verdade é que faz parte da história, é uma tradição bastante antiga, que, na sua origem, até nem tinha nada a ver com bruxas ou abóboras. Isso, e juntando o Doce ou Travessura, são tudo adaptações que foram sendo feitas ao longo do tempo e que foram tornando esta festa algo mais social e de convívio. Nós tivemos a oportunidade de estar em Londres nesta altura do ano e foi muito engraçado. De facto, havia toda uma magia pela forma como crianças e adultos levavam a sério a tradição. Muitos mascarados, seres vindos da profundezas e outros bem fofos em busca do seu doce e preparados para uma travessura caso tal não acontecesse.

 

Para mim, com crianças, tudo tem mais graça e até dá mais vontade de fazer. Portanto, de uma forma ou de outra, seja ou não o nosso forte, assinalamos este dia. Eles entusiasmam-se com os preparativos e eu entusiasmo-me com eles. Fácil, não é?

halloween

 

No ano passado, fiz com eles decoração de abóboras e foi muito divertido. Há um vídeo que registou o momento, este aqui! Este ano, optei por ir com eles para a cozinha, estão mais crescidos e eu gosto cada vez mais de os envolver nas tarefas de casa, em todas!!! Mas sendo o Halloween conhecido pelas abóboras, decidi preparar uma receita de pão/bolo com esse ingrediente como principal. Talvez, ainda entusiasmada com a pesquisa que fiz para este post.  

 

  • Passo-a-passo da receita (passem a galeria para ver todas as imagens):

 

  • Resultado Final:

 

bolo de abóbora saudável

Bolo de Abóbora com Especiarias

 

Ingredientes:

250gr de abóbora cozida e reduzida a puré

3 ovos

100gr de miolo de nozes moído

200gr de farinha para bolos s/gluten

1 c. de chá de fermente em pó (s/gluten)

1 dl de óleo de coco derretido

100gr de açúcar de coco

1 c. de café de canela em pó

1 c.de café de gengibre em pó

 1 c. de café erva doce

Forma formato de bolo inglês 

 

Preparação:

Ligar o forno a 180º;

Numa tigela, misturar a farinha, o fermento, o açúcar e as especiarias;

Juntar os ovos e misturar;

Depois adicionar o puré de abóbora, o óleo de coco e o miolo de nozes. Mexer muito bem;

Por fim, coloque a massa na forma e leve ao forno durante 45 minutos.

Deixar arrefecer e servir decorado a gosto. 

 

 

E se as receitas com abóbora foram o mote para a celebração do Halloween deste ano, a última ida ao Jumbo contribuiu com o resto. Surpreendida com uma vasta e interessante oferta de artigos, roupas e de tudo mais, acabei por decidir fazer todo um lanche temático. Entre viagens dos pais e com o tempo a passar à velocidade da luz, decidimos abrandar e passar tempo de qualidade a quatro. Para além disso, o Vicente farta-se de perguntar quantos dias faltam para o Halloween e faz-me imensas perguntas sobre esse dia. E se eles não se assustam com nada disto, divertem-se muito e isso é mesmo o mais importante!

 

  • Imagens da decoração em galeria, passem para direita para ver:

 

 

diy festa de halloween

 

Os dias também começam a pedir mais momentos destes, passados em casa, mas isso não significa que tenhamos de nos divertir menos ou de passar menos tempo com as pessoas de quem gostamos. Muito pelo contrário, trazê-los para junto de nós e os convívios caseiros são do melhor que há. São mais intensos e com mais proximidade do que quando vamos para um local barulhento em que as conversas se dispersam e o tempo passa com a sensação de não ter sido bem aproveitado.

 

Eu sou suspeita, pois adoro esta altura do ano e tudo serve de pretexto para proporcionar mais momentos destes. Mas isso também já não é novidade nenhuma para quem me segue por aqui. Verdade?

 

Ah! Estão a espera do veredicto do bolo, bom, foi uma estreia absoluta, foi uma mistura e adaptação de várias receitas, aproveitando tudo o que tínhamos em casa e… ficou de-li-ci-o-so!!!