Azia na gravidez A azia, chamada também de refluxo ácido, é um desconforto sentido por muitas mulheres gestantes. Mulheres que sentem muita azia durante a gestação e não cuidam do problema podem desenvolver complicações de saúde como doença do refluxo gastroesofágico, dificuldade para engolir, sangramento esofágico e perda de peso.
Quais são os sintomas da azia?
Quando a azia vier acompanhada de algum dos sintomas que enumeramos de seguida, o melhor será procurar aconselhamento e ajuda médica de imediato: A azia é característica pela dor que provoca no centro do peito e que provoca ardor na garganta. No entanto, se sentir dor abaixo das costelas, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
Como é a sensação de azia na gravidez?
Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral. O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.
O que provoca azia na gravidez?
A azia na gravidez costuma aparecer no segundo e terceiro trimestre na gravidez devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que permite o relaxamento da musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê.
Quando começa a dar azia na gravidez?
A azia aparece normalmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. Porém, algumas gestantes podem ter o problema já no início da gravidez, junto com as náuseas e enjoos do primeiro trimestre. É um sintoma que vai e volta ao longo da gravidez, e que só se resolve após o parto.
O que é bom para acabar com a azia na gravidez?
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela azia durante a gravidez são:
- Comer maçã ou pera.
- Tomar ou comer algo gelado.
- Usar ervas aromáticas.
- Beber suco de melão.
- Comer banana com mel.
- Beber suco de batata.
Quais são os sintomas da azia?
A azia é caracterizada pela sensação de queimação, dor (que pode ser leve ou muito forte) na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. Normalmente, é sintoma de refluxo gastroesofágico (DRGE), uma doença do esôfago. O desconforto na região costuma aparecer logo após as refeições.
Como saber se é refluxo ou gravidez?
11º Sintoma de gravidez: queimação gástrica e sensação de refluxo esofágico. Durante a gestação, o trânsito intestinal fica mais lento e, devido a isso, além de intestino preso, podem ocorrer queimação gástrica e sensação de refluxo.
Quais os alimentos que causam azia?
Estes alimentos podem provocar azia
- Álcool. Nomeadamente vinho tinto ou cerveja, especialmente se tiver comido uma refeição volumosa.
- Alimentos condimentados. Como pimenta preta, alho e cebola crua.
- Hortelã e chocolate.
- Citrinos.
- Café
- Tomate.
- Alimentos ricos em gordura.
- Bebidas com gás.
É normal sentir azia com 5 semanas de gravidez?
Olá. No começo da gravidez é comum o desenvolvimento de sintomas como azia, náuseas, vômitos e colicas abdominais. Os sintomas gástricos terão o seu pico entre 9 e 13 semanas. Fique tranquila.
O que acontece na quarta semana de gravidez?
Na quarta semana de gravidez, já se formaram três camadas de células que serão todos os órgãos do bebê e crescerão longitudinalmente, dando ao embrião uma forma mais alongada. Além disso, o cordão umbilical começa a se formar e inicia o transporte de nutrientes e oxigênio para o embrião.
Pode tomar limão para azia na gravidez?
O efeito alcalino da água com limão também neutraliza o ácido estomacal e melhora a digestão. Misture uma colher de sopa de suco de limão em água morna ou quente e beba alguns minutos antes de comer.