Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Foi assim que tudo começou

04.08.16 | Vera Dias Pinheiro
semana do aleitamento materno + amamentação + apoio à amamentação + parto + parto normal + recém nascido + contacto pele com pele no bebé + sucesso na amamentação + aleitamento materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno! 

Podia partilhar uma outra fotografia nossa, por exemplo uma com ela a mamar, como, às vezes, partilho ou outra connosco bonitinhas e arranjadinhas. Mas, na verdade, para mim, amamentar é isto: pele com pele, numa ligação na sua versão mais pura e, ao mesmo tempo, mais primitiva. Para mim, foi aqui que a minha história de amamentação com a Laura começou a desenhar-se, com a junção dos nossos corpos, que embora já separados fisicamente, ainda éramos apenas um só. Foi ao puxar aquele bebé para o meu peito e ver, pela primeira vez aquele rosto, que fui imaginando ao longo de semanas, de meses e no qual depositei tudo de mim. Foi a cheirar a minha cria, como se fosse o cheiro que me permitisse fazer o reconhecimento de que era mesmo ela, a minha Laura. Foi nesta imersão em ocitocina pura que tudo se encaixou na perfeição cá fora, até hoje 4 meses e 6 dias depois. Não importa onde chegaremos, importa celebrar cada dia a mais no nosso calendário, pois o nosso caminho faz-se das nossas pequenas conquistas.

Agora consigo perceber tudo aquilo de que fui privada no primeiro parto e dói, dói muito! E custa-me também por saber que, tal como eu, muitas outras mulheres passam e continuam a passar por experiências traumatizantes e menos felizes e que por falta de acompanhamento e apoio adequado, logo nos primeiros instantes, desistem de amamentar ou sofrem sozinhas com as suas inseguranças e com as pressões de fora. Para vocês, digo apenas: acreditem em vocês próprias e não desistam! Não aceitem que vos digam que não são capazes! E procurem as pessoas certas para pedir ajuda e não deixem arrastar as vossas inseguranças durante muito tempo. 

Contactos importantes:

- Linha SOS Amamentação
Contacto: 21 388 09 15
Horário: 10h00 - 18h00

- Clínica Amamentos - 1ª Clínica de Amamentação de Lisboa
Contacto: 21 0478 919
Atendimento Permanente: 931 313 681

- Centro do Bebé (da Constança Cordeiro Ferreira)
Contacto: 21 0939 662