Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Dia da Criança | 4 Sugestões para hoje e para todos os dias

01.06.16 | Vera Dias Pinheiro

Hoje assinala-se o Dia das Crianças, uma comemoração que pretende lembrar-nos a todos dos direitos humanos de todas as crianças, que, infelizmente, sabemos que nem todas têm igual acesso aqueles que são os seus direitos fundamentais. E, para além disso, a forma como a sociedade tem evoluído, em que o tempo de qualidade para a família é pouco e que as exigência escolares das crianças são tão grandes - já para não falar das horas que passam nas escolas - sinto que cada vez mais, a sua infância lhes é roubada, forçando-as a crescer demasiado rápido e retirando-lhes tempo preciso para serem simplesmente o que elas são, CRIANÇAS, e fazerem aquilo que se deveria esperar delas: brincarem e brincar em família.
Por isso, as minhas sugestões para hoje - e para todos os outros dias do ano - são tão somente programas em família, em que aquilo que se espera é: ver as crianças felizes, a partilhar momentos de diversão e de brincadeira com as suas pessoas favoritas: os seus pais!

1. Ateliers especiais - e gratuitos - que os Centro Comerciais Alegro estão a promover para toda a família.

Nos Centros Comerciais Alegro, para além das sugestões já habituais para as famílias - e que podem ir sempre consultando aqui todos os eventos que se estão a realizar - há uma programação especial para os dias 4 e 5 de Junho, fim-de-semana. Nestes dois dias, cada um dos Alegros - Alfragide, Castelo Branco e Setúbal - tem eventos distintos que visam promover momentos de pura diversão entre pais e filhos, com muitas gargalhadas à mistura! Podem contar, por exemplo, com jogos de tabuleiro, guloseimas, pinturas faciais, espetáculos de magia e muitas mais atividades que prometem dois dias em cheio. 

actividades para crianças + jogos em famíla + centro comercial alegro + programação para crianças alegro + alegro alfragide + dia da criança + programas para o dia da criança

2. Um passeio pelo Jardim Zoológico de Lisboa.

Neste dia, o Jardim Zoológico convida a todas as famílias a fazerem-lhe uma visita para conhecer as pequenas crias, com actividades especiais que o Zoo preparou especialmente para assinalar este dia, com a presença de muitas marcas parceiras, que irão estar a distribuir diversos brindes pelos visitantes. Mas se não poderem passar por lá hoje, não fiquem tristes, pois os festejos vão estender-se aos dias 4 e 5 de Junho, fim-de-semana, associados ao Dia Internacional da Natureza. Nestes dias de os répteis são os animais em destaque, podem ir conhecê-los no Reptilário e observar os seus comportamentos: como é que a serpente muda as suas escamas; como se camufla o camaleão ou simplesmente, conhecer curiosas e diferentes espécies como a Tartaruga-de-pescoço-comprido-de-roti ou a Tartaruga-de-carapaça-mole-da-flórida.
Associada a esta temática, os visitantes poderão desenvolver algumas actividades na avenida principal do Jardim Zoológico, como por exemplo, as pinturas faciais e os ateliers de trabalhos manuais, onde vão poder construir tartarugas em diferentes materiais para levar para casa como recordação.

actividades para crianças + jogos em famíla + jardim zoológico de lisboa + programação para crianças no zoo + pequenas crias + programas para o dia da criança




3. Ler um livro! 

Contar uma histórias às crianças ou deixar que elas nos contem a nós. Sem dúvida, que ler um livro permitem aproximar pais e filhos, fortalecendo os laços e as ligações entre ambos, no momento só deles.  E, claro, os livros permitem-nos viajar sem sairmos do mesmo lugar por mundos encantados.
Podem ver mais sobre este assunto (com dicas) neste post "As crianças e os livros".

Deixo-vos com duas sugestões, que são, actualmente, os dois livros preferidos do Vicente, ambos da editora Livros Horizonte.


4. Brincar! Brincar! Brincar! 

Cá em casa brincamos muito, nem sempre temos o mesmo entusiasmo com todas as brincadeiras, no entanto, há uma coisa que resulta muito bem: LEGO! São construções, é a imaginação a funcionar, e satisfazer os pedidos de dar vida às coisas que o Vicente nos pede para construir. No fundo, é tempo que não damos por ele passar e que nos deixa felizes a todas. 

Sugestão:
Caixa Média de Peças Criativas LEGO® (4-99 anos): Feito a pensar nos construtores de todas as idades, esta coleção de peças LEGO® em 35 cores diferentes vai encorajar o jogo de construção sem limites e inspirar qualquer tipo de imaginação. Janelas, olhos, e montes de rodas aumentam a diversão e oferecem possibilidades infindáveis de construção criativa e jogo com veículos. Um fantástico complemento para qualquer coleção LEGO, este conjunto vem numa prática caixa de arrumação de plástico e inclui ideias para começar a construir. PVP recomendado: 29,99€.

Não sei se notam o mesmo com os vossos filhos, mas, por aqui, os dias em que há tempo de qualidade para o Vicente, em que fazemos alguma coisa dedicada a ele, mas, sobretudo, com ele, são os dias em que não se fazem birras e em que ele nos diz, vezes sem conta, que gosta de nós e que o pai e a mãe são muito amigos dele. E, às vezes, são coisas tão simples e que nos custam tão pouco, mas que para ele representam o mundo! <3

Posto isto, nós, pais, vamos prometer hoje, no Dia da Criança, que vamos brincar mais e melhor com os nossos filhos! Combinado?! E para isso, aproveito para relembrar o post 10 Dicas de brincadeiras para pais e filhos.

Feliz Dia da Criança! 
Bom Dia.