Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Dcas (tentar) fugir das gripes e constipações

14.09.15 | Vera Dias Pinheiro
chegada do outono + brincar com as folhas secas + parque com folhas caídas + quais as frutas e os legumes da época + prevenir as constipações

Agora que o Verão se vai despedir e que os primeiros dias de chuva e de frio se fazem sentir, é natural que as primeiras constipações, os narizes entupidos e as tosses comecem a dar sinal de vida. Pelo menos por aqui foi assim: mudança de temperatura e já temos uma criança a soro e cheia de tosse - e ainda nem tinha tido tempo para me preparar para a mudança de estação.
Depois de um ano complicado em termos de doenças, para este ano queria fazer alguma coisa de diferente, queria ser mais preventiva do que reactiva e evitar o consumo de medicamentos cá por casa. Não é uma tarefa fácil, nem com 100% de garantia em ser bem sucedida, mas vamos tentar.

Ora, quando pensamos numa perspectiva preventiva, temos imediatamente que pensar naquilo que comemos, pois isso é fundamental para que o nosso organismo esteja - ou não - preparado para se defender do ambiente externo. Neste sentido, a primeira coisa que temos a fazer é preferir as frutas e os legumes da época, pois são estes que nos fornecem os nutrientes que devemos ingerir de acordo com as diferentes condições climatéricas. Por exemplo, na Primavera e no Verão, as frutas e legumes têm uma maior percentagem de água para ajudar à hidratação; no Outono, são mais energéticos para que o nosso organismo se comece a preparar para o frio; e, no Inverno, são frutas e legumes mais ricos em vitamina C, tais como os citrinos, para fazer face às gripes e constipações.

Outras vantagens associadas ao consumo de frutas e legumes da época são: serem muito menos dispendiosos (ao optar por estes alimentos estamos também a contribuir para a poupança no orçamento familiar);  serem livres de químicos e de substâncias tóxicas, pois não são produzidos em estufas; e são mais ricos tanto em aroma, como em sabor.

Para vos ajudar, deixo-vos com um útil calendário da Frutas e Legumes, por estação, em Portugal.

(Fonte: Deco Proteste)



E é com este cuidado redobrado com aquilo que comemos, optando igualmente por produtos biológicos, pelos cereais integrais e ter uma maior atenção a tudo o que é processado, que espero pelo menos conseguir atenuar os efeitos das gripes e das constipações cá por casa. E, por aí, como se preparam para o frio?