Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Curso de preparação para o segundo filho: sim ou não?

19.02.16 | Vera Dias Pinheiro
Nós fizemos o curso de preparação para o parto na primeira gravidez. Foi uma decisão que partiu essencialmente de mim, mas há qual o meu marido reagiu até com um certo agrado. Afinal, iríamos passar mais algum tempo juntos, com outros casais na mesma situação que nós e a ouvir - e a partilhar - assuntos e experiências relacionadas com a gravidez, o parto, os cuidados com o recém-nascido e a amamentação. 
A nossa sensibilidade para estes assuntos pode vir instintivamente, dado que somos nós que vamos sentindo as mudanças no nosso corpo, o bebé mexer a toda a hora e, por vezes, partilhar isso com o nosso parceiro, quando estamos tão sensíveis e tão exigentes com tantas coisas, nem sempre é fácil. Por isso, é sempre bom ter alguém "isento e imparcial" a falar sobre certos assuntos para que eles entendam que há coisas que são realmente assim e que a sua amada não virou um extraterrestre depois de ter engravidado.

A experiência foi boa, houve mães que encontrei, mais tarde, na recuperação pós parto e que foram uma parte importante daqueles primeiros meses após o nascimento do Vicente. No entanto, e depois de eu ter tido a minha própria experiência, questionei-me bastante sobre o significado daquele curso. Questionava-me se realmente teria cumprido o seu objectivo e se me tinha dado uma visão objectiva sobre o que realmente pode acontecer no parto e na amamentação. Eu achava que tudo iria correr como tinha ouvido ao longo daquelas sessões, que a natureza iria fazer a sua parte, os profissionais no hospitais também e eu própria, claro, ia estar à altura de tudo aquilo. Mas nada correu como previsto e eu, sem nunca ter ouvido outra versão "da história", tive momentos de grande tristeza, como já partilhei com vocês aqui e aqui.  
Porém, também é verdade que eu só questiono porque as coisas não correram bem comigo, terá havido certamente outras mães, que fizerem o mesmo curso, com as quais as coisas correram bem... portanto, o culpado não será o curso, não fui eu, não foram os profissionais... simplesmente, comigo foi assim que aconteceu.

Agora, grávida uma segunda vez, voltei a questionar-me com uma série de aspectos, de entre os quais, o mais importante de todos: o de gerir a chegada de um novo bebé junto do Vicente, especialmente nos meses iniciais. Também já não estou tão passiva perante a informação que recebo, pois tenho mais experiência agora, estou mais critica e, sobretudo, tenho dúvidas. Por isso, andei a pesquisar um pouco se haveria cursos específicos para o nascimento do segundo. Não procurava um curso normal que para também abordasse esta questão, não! Eu queria um curso focado mesmo neste aspecto. Pesquisei um pouco, encontrei um ou outro interessante, mas que por um ou outro motivo (data de início; o horário; etc...) ainda não tinha conseguido inscrever-me em nenhum. Até que vi que vi que o Centro do Bebé - em resposta a muitos pais na mesma situação que a minha - acaba de lançar um curso totalmente novo de preparação para a chegada do segundo (e seguintes) filho e que já existe data para esta primeira edição. Fiquei tão feliz quando soube e quando vi que as datas ainda eram compatíveis, fiz imediatamente a minha inscrição. É conhecida a minha admiração e respeito pela Constança Ferreira e pelo seu trabalho, por isso, acho que estou em boas mãos e que as minhas dúvidas e questões vão todas ter resposta.



Por isso, e caso tenham ficado tão entusiasmados quanto eu e queiram juntar-se a mim já a partir do próximo dia 2 de Março, às 19h00, deixo-vos aqui as informações mais importantes.

Centro do Bebé + Constança Ferreira + Curso de preparação para receber o segundo filho + gravidez + maternidade
Foto +Centro do Bebé 

A pedido de muitos pais, o Centro do Bebé criou de raiz um novo Curso de Preparação para o 2º filho, a pensar em todos os pais de segundas (e seguintes) viagens! 


O curso inclui:
Sessões com uma Enfermeira Obstetra

Sessão com Psicóloga Clínica sobre a "Chegada do irmão"
4 Workshops de Preparação Pré-Parto (Bacia e Períneo | Amamentação | Alívio Natural da Dor | Manobras de Desengasgamento)
1 Workshop de Baby Wearing

... E ainda:

1 sessão «Olá Bebé!» com a terapeuta de bebés Constança Cordeiro Ferreira (pós-parto).

Para mais informações e inscrições: info@centrodobebe.pt ou 210939662.


Vai ser algo que irá  exigir alguma coordenação cá em casa, com os horários e com as rotinas do Vicente, mas estou certa que me vai fazer muito bem assistir a estas sessões e falar sobre este assunto e que irá ter os seus resultados daqui a umas semanas quando a mana chegar.

2 comentários

Comentar post