Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Crianças | Dermatite Atópica

03.12.15 | Vera Dias Pinheiro
Felizmente, este não foi um problema cá em casa com o Vicente, pelo menos até agora. No entanto, a Dermatite Atópica ou o Eczema é um problema que afecta muitas crianças - e também adultos - estimando-se que cerca de 10% da população sofra deste problema.

A dermatite atópica ou eczema é uma doença inflamatória da pele, fruto de herança genética, pois a tendência é para aparecer em pessoas cujas famílias apresentam tendência para problemas alérgicos, como por exemplo, a rinite alérgica ou asma. Para além disso, é uma doença crónica (de longa duração), não contagiosa e que evolui por ciclos, apresentando alturas em que melhora e outras em que piora - regra geral, o pico do Verão e do Inverno costumam ser os períodos de maior manifestação desta doença.

O seu principal sintoma é a comichão e a elevada secura da pele, muitas vezes, acompanhada por prurido, o que por si só pode dar origem à sensação de comichão e de descamação.

E, embora não detendo uma experiência pessoal, tenho algumas amigas cujos os filhos sofrem deste problema, que costuma manifestar-se entre 2º e o 3º mês de vida, e pude acompanhar a longa procura pelo melhor creme, consultas em vários médicos, pois as alturas de crise são de facto muito dolorosas para os mais pequenos. 

E, de facto, uma das coisas mais importantes é manter uma boa hidratação da pelcom cremes corporais hidratantes e oleosos. Se a pele for muito seca, deverá aplicar de manhã e à noite. Em caso de erupção muito inflamada, antes do creme hidratante devem utilizar-se cremes ou pomadas específicas, sob supervisão médica, que normalmente têm cortisona ou os seus derivados na sua composição.

A Uriage é uma das marcas que tem uma gama de produtos específicos para tratar estes casos, chama-se Xémose e inclui o óleo de limpeza, (Xémose Óleo de Limpeza); o leite emoliente e calmante (Xémose Lait Émollient) e o creme de cara nutritivo (Xémose Crème Visage). 

E agora, a pensar na necessidade de uma maior informação e de interligação entre pais, médicos especialistas e as próprias crianças, a Uriage lançou uma aplicação: a ATOPEDIA.

uriage + atopia + dermatite atópica + blogasviagensdosvs + app
Fiquem a saber mais sobre esta aplicação AQUI.



Esta aplicação encontra-se dividida em três áreas: 

- Compreender - área destinada aos pais - vai ajudá-los a compreender melhor a dermite atópica, assim como dar dicas e conselhos de como prevenir os períodos de crise e aumentar a qualidade de vida dos crianças. 
- Acompanhar - área destinada a pais e médicos - aqui podem fazer o acompanhamento num calendário de patologia, inserindo o tratamento, consultas, períodos de crise, alimentação, entre outros.
- Jogar - área destinada às crianças - com jogos didácticos, segmentados por idades, em que a "Luisinha" e o "Manel" ensinam a lidar melhor com este problema.



uriage + atopia + dermatite atópica + blogasviagensdosvs

Esta aplicação está inserida num projecto denominado de SOS ATOPIA que dispõe igualmente de uma linha verde de apoio - 800 919 254 -, com uma equipa de farmacêuticos disponíveis a tirar todas as nossas dúvidas, e de um endereço de e-mail: sos.atopia@uriage.pt.

*Esta linha telefónica está disponível todos os dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.








Com estas novidades que a Uriage lançou, abre-se um novo horizonte para todos aqueles que sentem necessidade de obter mais informação, conselhos ou até mesmo de esclarecer uma dúvida no momento. E isto são boas notícias, especialmente porque acabam por se reflectir num maior bem estar dos nossos filhos.





*A app ATOPIA é gratuita para IOS e Android.



2 comentários

Comentar post