Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Crianças | Adormecer sem medos e sem birras

10.11.15 | Vera Dias Pinheiro

Como é o sono dos vossos filhos? É um assunto que vos tira literalmente o sono ou não? 

Por aqui, posso-vos dizer que eu sou uma mãe de ideias fixas e de muitas regras, com o que isso tem de muito bom e de muito mau - mas nada que a nossa experiência enquanto mãe não nos vá ensinado a moldar. Mas se existe alguma coisa que é sagrada para mim é a hora de dormir e todo o ritual que isso tem subjacente. E o Vicente sempre dormiu bem, aprendeu rapidamente a adormecer sozinho e a dormir a noite toda. No entanto, sempre acordou cedo, muito cedo, independentemente da hora a que o deito - aliás, quanto mais tarde, pior - tem passado por todas as fases normais que fazem parte do crescimento de uma criança - pesadelos, terrores noturnos, etc... - e, ultimamente, há mais uma fase, a de se levantar a meio da noite para vir para a nossa cama e conseguir que, numa cama com três pessoas, apenas ele consiga dormir descansado e profundamente.

Por todos estes motivos: por ser mãe, por gostar de pesquisar e de "saber ao que vou" que me preocupo em perceber como funcionam as crianças, nomeadamente o sono. Não vou ser a primeira - nem a última - pessoa a dizer que a privação do sono é a pior parte da maternidade e que, por vezes, se arrasta durante anos, o que nos leva a um acumular de cansaço, por vezes, extremo que nos deixa sem qualquer energia logo que acordamos. 

Tenho seguido a Filipa Sommerfeldt Fernandes, especialista no sono de bebés e crianças (Sleepy Time), desde muito cedo, acompanhando com maior regularidade a sua página de Facebook e ouvindo muitos testemunhos de pais que recorreram à sua ajuda. E a Filipa lançou um novo livro - "10 histórias para adormecer, sem medos e sem birras" - da Editora Manuscrito e cuja apresentação foi ontem às 19h00 na Fnac do Colombo. Eu consegui estar presente e fiquei imediatamente rendida com as ilustrações do livro e depois de ver as histórias, percebi que a Filipa recriou, de uma forma mágica, as situações que vivemos com os nossos filhos diariamente. Para mim isso é fantástico, pois, na minha opinião, não há forma melhor de ensinar alguma coisa a uma criança ou de lhe passar uma mensagem do que de uma forma lúdica, mágica e descontraída. Para além disso, são histórias que se fazem acompanhar sempre de dicas para os pais aprenderam a lidar com aquela situação em concreto.

Livros para crianças+10 histórias para adormecer sem medos e sem birras+Sleepy Time-especialista do sono+As viagens dos Vs+Fnac colombo


Depois, foi curioso ter ali presente a Professora Teresa Paiva, neurologista e a maior especialista portuguesa em sono que disse duas coisas muito curiosas e que me ficaram na mente. A primeira, foi que ela própria estava surpreendida por ter aceite o convite para estar ali, pois estar ligada à medicina é estar associada a uma forma científica de resolver problemas e a segunda, foi reconhecer que, ao mesmo tempo, é preciso humanizar a medicina que por ser tão especializada acaba por se afastar das pessoas e que foi precisamente esse motivo que a levou a estar ali. 

Livros para crianças+10 histórias para adormecer sem medos e sem birras+Sleepy Time-especialista do sono+As viagens dos Vs+Fnac colombo

E, na minha opinião, por vezes, os nossos problemas - os problemas que nos tiram o sono - podem ser resolvidos através de pequenos ajustes da nossa parte, com uma organização diferente da nossa vida e das nossas rotinas, por exemplo. As crianças emitem sinais, reagem às situações - às situações que estão bem e às que estão mal - através das birras, dos gritos, de irritação, etc, e cabe-nos a nós conseguir interpretar esses sinais. Mas isto não é uma tarefa fácil e, por isso, é que existem pessoas como a Filipa, que com uma abordagem mais próxima das pessoas e mais "humana", tenta ajudar os pais a perceber o que está a acontecer no meio ambiente dos seus filhos e que pode estar na origem dessa dificuldade em adormecer e em dormir, que é a sua especialidade.

E agora, aposto que querem saber também se o Vicente gostou? Gostou muito, ele devora livros, como sabem, e foi impossível não ter lido as.... 10 histórias de seguida!