Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Colaborações | Enfª Carmen Ferreira | O que as mães querem verdadeiramente neste Natal?

09.12.15 | Vera Dias Pinheiro

Nesta altura de festividades, quando estamosgrávidas ou temos um bebé recém-nascido, tudo fica diferente e, sem dúvida, aépoca do Natal tem um outro encanto. Porém, qual será a melhor"prenda" para dar a uma mulher que está grávida ou que acabou de sermãe?e digo "prendas", pois refiro-me às atitudes e apoioque a mulher/o casal, por vezes, necessitam por parte da família para que o Natalcorra lindamente e seja, de facto, ainda mais especial e que nem sempre nosapercebemos.

E, na minha experiência com as grávidas e as recém-mamãs, posso aferir com alguma certeza que os items que se seguem podem fazer toda a diferença nas suas vidas:

1. Tempo para si:
Pois é, o tempo que havia "em excesso" na gravidez e em que se contavam os dias para se conhecer o bebé, passou rápido e, agora que o bebé nasceu, tudo depende inteiramente da mãe. E arranjar tempo para cuidarem também de si pode ser um desafio. 
Por isso, éfundamental que assim que a rotina da família esteja mais definida, a mulherpossa usufruir de algum tempo apenas para si e que possa fazer coisas tão simples como ir à manicure; ou então, a uma aula de ginástica pós-parto, a uma massagem, ou uma simples saída com as amigas.
Não precisa de ser uma manhã ou um dia inteiro, às vezes, basta somente uma hora que a mulher possa reservar apenas para si e em que algo de tão simples se pode tornar numa prenda tão valiosa.

2. Ritual de beleza:
Na fase de pós-parto, o ritual de beleza é ultrapassado um poucopelo mudar fraldas, colocar o bebé à mama... sendo o auge do diacolocar o creme dos mamilos!
Portanto, na ceia de Natal esperem pela mamã para começar - éprovável que ela se atrase… há sempre um imprevisto - e dêem-lhe tempo paraela se vestir e se arranjar para vos receber, pois cuidar de nós e de um bebé éexigente! Podem ajudar simplesmente ficando com o bebé, enquanto a mamã toma umbanho, ou ajudar a mãe a escolher a sua roupa ou a pentear-se, não custanada e vai fazer
com que a mãe se sinta espectacular, a mesma pessoa espectacular do que quando estava grávida e era o centro das atenções.

3. Dormir:
Este vem no TOP das prendas mais pedidas para este Natal! Afinal, quem nãoprecisa de uma sesta após o grande banquete? 
Aproveitem para“oferecer” à mãe a oportunidade de descansar com os seus bebés, enquanto afamília, que não está a fazer nenhuma actividade em especial, se encarrega de todas as tarefas (domésticas) inerentes às festas natalícias.

4. Reportagem fotográfica:
A mãe está sempre por detrás da câmara a registar os momentosdo bebé, por isso uma prenda fantástica é registar fotograficamente o primeiro Natal dos papás com o bebé. Capturar estas imagens é muito especial e permite aos pais poderem ir comparando o crescimento do seu filho, criando assimuma tradição muito especial na família (aos 18 anos já podemparar!…).

5. Ofertas manuais:
Na maioria das vezes, as grávidas ou os bebés já têm muitascoisas oferecidas (roupa, gadget, etc...), logo, e caso não detectem alguma necessidade em particular do casal ou do bebé, por que não fazerem vocês mesmos um presente especialpara a família? Desde uma colagem, uma moldura pintada à mão, uma almofada deamamentação com um padrão giro, ou um sling/pano para transportar o bebé… Sãoobjectos úteis e que podemos personalizar, atribuindo-lhes um significado especial e único.

6. Um “obrigado”:
Ser mãe é das tarefa mais difíceis, não tem folgas, nem tira férias, mas ainda assim é a mais recompensadora e feliz de todas elas! Por isso, o seu reconhecimento é fundamental. Nada de julgamentos ou opiniões sobre a forma como a mãe está a cuidar do seubebé, apenas reforço positivo e um “obrigado” muitas vezes é o que as mãesnecessitam de ouvir, principalmente dos maridos e das mães/sogras. Deixem que amulher saiba que é apreciada e a sua presença agradecia e importante, pois estaé a prenda que vai encher-lhe o coração!

7. Um pouco de si:
Como já percebemos, um novo membro na família traz muitasalterações e mudanças na dinâmica da vida familiar, mas também as traz para amulher que muda a sua forma de ver a vida e a si mesma. No meio da azáfama que afamília vive no pré (e que se estende ao pós-parto), oferecer algo a mamã que afaça lembrar-se de si, do que gosta, é uma lufada de ar fresco (pois as prendasirão ser
maioritariamente todas para o bebé!).

8. Turnos de vigia:
O Natal está repleto de momentos importantes e… perigosospara o bebé, principalmente os que já gatinham, por exemplo o papel das prendas, os fioseléctricos das luzes de natal, o bebé que puxa o ramo da árvore de Natal(ACREDITEM que o facto de trabalhar, muitas vezes, no dia de Natal já me deu direito a ver quase tudo!).Portanto, fiquem mais atentos, nestas épocas, ao bebé, caso os pais estejam comoutras tarefas. No caso dos irmãos, o mesmo se aplica, ajudando a vigiar osmais velhos enquanto os pais cuidam do pequenino. Acima de tudo passem estesdias de forma tranquila e confortável, junto da vossa família! 


Número de alerta caso necessitem:
800242424


Enfª Carmen Ferreira

Enfermeira Carmen Ferreira + Colaborações + As viagens dos Vs + gravidez + maternidade + bebés













Esperamos que estas dicas sejam úteis para vocês
e
que aproveitem o melhor desta fase!


Em caso de dúvidas, têm sempre a possibilidade de visitar o facebook ou o blog para lerem sobre outros cuidados com vocês e com o vosso bebé!