Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Colaborações | Enfª Carmen Ferreira | Gravidez: Truques simples para melhorar o bem-estar neste Natal

16.12.15 | Vera Dias Pinheiro
Esta é a altura do ano em que mais excessos são cometidos e não estou a falar apenas dos sonhos ou do tronco de Natal! Esta fase é já por si, mais propensa ao stress e aos conflitos - nomeadamente por querermos ter tudo impecável para a noite de consoada e para o dia de Natal e acabamos por ter sempre alguma coisa de última hora para tratar ou então, alguma coisa que nos esquecemos de comprar - acabando sempre por serem passados também ao bebé que está na barriga da sua mãe. Portanto, não se esqueçam que o fundamental é que exista algum equilíbrio e descontração.

Natal + decoração + casa + preparativos + mulher + familía

E eu tenho algumas dicas que vos podem ser muito úteis e que quero partilhar hoje convosco: 

1. Ter cuidado com a alimentação:

- Acompanhem as refeições sempre com legumes e/ou saladas (estas devidamente lavadas, não se esqueçam);

- Reforçem a ingestão de líquidos, como a água ou o chá (sem teína). 
DICA: o chá de hortelã e menta após uma refeição farta ajuda no processo de digestão. 

- Aproveitem para comer frutos secos (naturais, nada de opções fritas ou salgadas... Ah! E o Ferrero Roche não entra nesta categoria lady's), pois são uma boa fonte de gordura saudável que vos vai deixar saciadas por mais tempo, evitando assim que caiam em tentações com mais facilidade. No entanto, devem ter igualmente atenção à quantidade de frutos secos que ingerem, como vos disse antes: equilíbrio! :) 

-Podem optar por um miminho natalício à vossa escolha, para não se sentirem restritas no que diz respeito aos doces. E já agora, porque não fazerem uma versão mais saudável dos vossos doces de Natal preferidos? ;) 
SUGESTÃO: Optar por usar menores quantidades de doce e substituindo o açúcar refinado pelo mel ou pelo açúcar de côco; fritar em óleo de côco ou, até mesmo, usar o forno como opção mais saudável para os vossos cozinhados. 

- Apostem na ingestão de probióticos, pois ajudam a reforçar o sistema imunitário, algo fundamental nesta altura do ano, principalmente para as grávidas! Optem por uma marca com diferentes estirpes para maior acção. 

- Atenção às quantidades! Tentem não encher o prato, optando por dividi-lo da seguinte forma: metade vegetais, 1/3 de cereais (arroz ou batata ou outra opção) e 1/3 de proteína (carne ou peixe). Estando grávidas a tentação é maior de comer o que comíamos antes, porém com o bebé a preencher muito espaço do intestino e empurrar o estômago, há que saber gerir as quantidades, caso contrário, acabam por ficar mal-dispostas. 

2. Descanso: 

- Aproveitem todos os bocadinhos para repousar, pois a dinâmica do Natal é exigente fisicamente, o que pode até levar a contracções antes do tempo - e saber delegar tarefas também será importante para se conseguir ter um pouco mais de descanso, não é? :) 

3. Caminhadas: 

- Após uma grande refeição podem aproveitar e fazer um pequeno passeio a pé com a família - assim aproveitam para fugir às tentações gastronómicas desta quadra, ao mesmo tempo que favorecem o
processo de digestão. 

- Podem aproveitar para fazer também alguns alongamentos da bacia e lombar ao acordar, pois vão estar muito tempo sentados à mesa a comer! :) 

4. Massagem: 

- Pode ser uma simples auto-massagem para descontrair ou então, um miminho do marido - vai ajudar a libertar algum stress e a promover o relaxamento da grávida e do feto. 

5. Estar presente: 

- Vivam o momento com a vossa família, sem pensar nas mil tarefas que vão ter que fazer depois... Aproveitem cada momento de partilha e tentem vivê-lo com muito amor. 

- Meditação - pode ser simplesmente concentrarem-se na vossa respiração durante 5 minutos - para conseguirem acalmar-se e retomarem ao presente. Por vezes, entramos numa espiral de ansiedade (ou porque a sogra fez aquele comentário ou porque o marido não ajudou com as tarefas...) da qual nos é difícil de sair. O que quer que vos possa irritar, não deverá ser capaz de retirar a vossa paz! Pensem na respiração e foquem-se no momento presente! 

- Aproveitem para criar uma tradição na vossa família, visto que no próximo Natal já terão um novo elemento à mesa. Estes legados são muito interessantes para o desenvolvimento das crianças e deixam memórias fantásticas da infância. 



Acima de tudo, desfrutem do melhor que esta quadra tem: amor, partilha e comunhão. 
Boas festas! 





Enfª Carmen Ferreira

Enfermeira Carmen Ferreira + Colaborações + As viagens dos Vs + gravidez + maternidade + bebés













Esperamos que estas dicas sejam úteis para vocês
e
que aproveitem o melhor desta fase!


Em caso de dúvidas, têm sempre a possibilidade de visitar o facebook ou o blog para lerem sobre outros cuidados com vocês e com o vosso bebé!