Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Calendário do Advento | 25 Dias de Gratidão

30.11.18 | Vera Dias Pinheiro

calendário do advento da gratidão

 

E assim, num piscar de olhos, fechemos hoje o mês de novembro para dar as boas vindas ao mês que encerra mais um ano. Dezembro, um mês envolto por alguma nostalgia, mas, no qual também colocamos muitas expectativas. Queremos desfrutar de cada momento, queremos não esquecer de nenhum detalhe, queremos tudo e, nessa correria do “tudo”, muitas vezes, acabamos por não desfrutar dos momentos na sua plenitude e, quando damos por nós, estamos a acordar no dia 1 de janeiro do ano seguinte.

 

Nesta contagem decrescente, os dias passam ainda mais rápido. Acaba por ser sempre assim quando estamos a viver momentos que desejamos muito ou que são muito especiais. Acredito que temos praticamente a mesma sensação quando ansiamos pela chegada das férias de verão. Contudo, dezembro não é só mais um momento de festividades, de motivos para jantar fora muitas vezes, para reunir amigos e família. Dezembro encerra um ano e isso coloca-nos sempre em perspectiva, faz-nos pensar, fazer balanços, ainda que o tempo seja dividido entre a correria das compras de natal, do supermercado e dos mil preparativos. E, no meio disto tudo, creio que nos vamos esquecendo daqueles minutos a mais que podemos ficar a conversar, que podemos simplesmente estar com o outro. No fundo, numa espécie de troca. Ele nutre-me a mim e eu nutro o outro. As relações estreitam-se, o tempo ganha outro sentido e nós percebemos que o mais importante está ali, naquele momento cheio de tudo e ao mesmo tempo de nada… de nada que seja material.

 

Depois, também estamos muito habituados a ouvir alguém a queixar-se. A sensação que me dá, é que, para nos queixarmos basta uma coisa mínima, contudo, para agradecer tem que acontecer algo de realmente grandioso, para aí à escola de ganhar o Euromilhões. Estou certa ou estou errada?

 

Olha-se para o tema “gratidão” como se de uma complexa equação matemática se tratasse, quando, na verdade, é completamente o oposto. Será que que conseguimos entender que quanto mais nos queixarmos, maior será o negativismo à nossa volta e que, quanto mais agradecermos, mais coisas positivas vemos à nossa volta e mais coisas boas atraímos?

 

Não temos que ser coitadinhos, nem temos que esconder as coisas pelas quais nos sentimos felizes e gratos. É óptimo e o universo retribui em dobro!

 

Portanto, para este natal tive uma ideia diferente para o calendário do advento. Desta forma, em vez de vos dar ideias para actividades ou se encher estes dias até ao natal com mais “coisas”, quero desafiar-vos para uma Calendário de 25 de Gratidão. Assim, numa espécie de desafio de nos por a todos a pensar em 25 motivos, desde os mais banais a outros mais complexos, pelos quais afinal, nos sentimos gratos.

 

O que acham? Embarcam comigo nesta aventura até ao dia de natal? 😊

 

Calendário do Advento - 25 Dias de Gratidão

 

Dia 1. Por que cheiro se sente grato?

Dia 2. Por que habilidade está grato?

Dia 3. Por que memória está grato?

Dia 4. Por que local está grato em ter visitado?

Dia 5. Por que parte do seu corpo está grato?

Dia 6. Por que sentimento está grato?

Dia 7. Por que livro está grato por ter lido?

Dia 8. Por que férias está grato por ter vivido?

Dia 9. Por quem está grato em ter na sua vida?

Dia 10. Qual o presente que recebeu pelo que se sente mais grato?

Dia 11. Qual o momento mais marcante e grato da sua infância?

Dia 12. Qual foi o momento de hoje pelo qual se sente grato?

Dia 13. Qual prato que comeu que mais se sentiu grato?

Dia 14. Qual a tradição pela qual se sente grato?

Dia 15. Qual o som pelo qual se sente grato?

Dia 16. Qual a pequenina coisa que faz diariamente que o deixa grato?

Dia 17. Qual a expressão que o deixa grato?

Dia 18. Por que estação do ano se sente grato?

Dia 19. Qual o momento do desapego que sentiu gratidão?

Dia 20. Qual o momento da sua vida e situação de saúde que sentiu mais gratidão?

Dia 21. Se pudesses escolher uma praia, qual seria a sua praia de eleição e que sente gratidão?

Dia 22.  Qual a escolha que fez na vida em que sentiu mais grata?

Dia 23. Qual o colega de trabalho em que sentiu mais grato por conhecer?

Dia 24. Em vésperas de natal, qual o momento em que sente grata ao Universo?

Dia 25. Lembre-se... deve ser grato à vida. Hoje celebramos o nascimento de Jesus.

 

Vamos acompanhar este calendário do advento juntos? Eu vou dar o exemplo e partilhar com vocês cada um deles.

 

Entretanto, não posso deixar de agradecer a uma seguidora, a Celine Joana Veloso, com quem vou trocando algumas mensagens. Numa delas, contou-me que vai fazer um retiro de três dias em vésperas de natal e eu senti-me grata por aquela partilha – eu própria quero muito ter essa experiência. Aliás, foi, a partir daí, que a própria Celine acabou por contribuir com algumas ideias para este Calendário do Advento. Obrigada!

 

 

Os créditos da fotografia vão todos para a - the one and only - Sofia da Lovetography.