Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Bruxelles En Route: Mercados De Natal | Bruxelas

26.12.19 | Vera Dias Pinheiro

plaisirs d' hiver natal bruxelas mercado de natal

 

 

Passar o natal em Bruxelas foi sinónimo de mais comunhão entre nós os quatro. E mesmo que tenha conseguido manter algumas tradições, nomeadamente as gastronómicas, foi igualmente importante assumir Bruxelas e deixarmo-nos ir no espírito de natal desta cidade e assim criar novas tradições/memórias. No fundo, mais do que chorar o facto de estar longe da família, optamos por nos agarrar a esta experiência fantástica, que o facto de sermos expatriados nos proporciona: absorver outras culturas e costumes.

plaisirs d' hiver natal bruxelas mercado de natal

 

E quanto mais viajo nesta altura do ano mais eu me apercebo de que há muitas pessoas/famílias que elegem precisamente esta epoca para viajar, acabando por passar o natal, por opção, longe de casa. Portanto, viajar, conviver com pessoas diferentes de nós e de diferentes nacionalidades, traz-nos esta abrangência de espírito e de visão, ao mesmo tempo que, passamos a relativizar as situações que, a partida, não eram as ideais para nós.

 

  • Portanto, o que fazer em Bruxelas no natal?

Como cidade pequena que é, a atmosfera acaba por estar mais concentrada e, consequentemente, mais fácil para os turistas passearem e sentirem o espírito do Plaisirs d’Hiver, este é o nome da organização por detrás de todos os eventos que decorrem nesta altura do ano em Bruxelas.

plaisirs d' hiver natal bruxelas sainte catherine

 

plaisirs d' hiver natal bruxelas sainte catherine

 

Plaisirs d’Hiver contempla os eventos, o mercado de natal, as atracções e ainda uma programação especial para as crianças, com horários, informações práticas, as localizações e o mapa/planta de tudo isto.

 

Para nós, aquilo que queríamos mesmo ver era, sem dúvida, o mercado de natal, sobretudo na zona de Sainte-Catherine, uma das minhas favoritas da cidade, diga-se – e as decorações que se estendiam dali até à Grand Place, onde está a grande árvore de natal e o presépio. Mas, para além disso, o espetáculo de luzes projectado nos momentos da Grand Place fizeram-nos estar lá à hora certa para não perder pitada - valendo, no final, toda a espera e o frio.

plaisirs d' hiver grand place espectáculo de luzes

Grand Place - Bruxelles

plaisirs d' hiver sainte catherine espectáculo de luzes

Place de Sainte-Catherine

Mas onde este espectáculo teve um impacto maior, na nossa opinião, foi, novamente no bairro de Sainte-Catherine, projectado na igreja com o mesmo nome. Talvez por estar concentrado em apenas um edifício, talvez por ser um bairro com uma energia muito particular e diferente dos bairros daquela zona da cidade, mais propensa a turistas e a mais movimento, talvez influenciado pela minha assumida preferência por este bairro. Não sei…

 

Aquilo que eu sei é que foi muito especial e até parece que estavamos destinados a assistir. Chegamos aquela praça a um minuto do espectáculo seguinte e, no final, ainda tive uns minutos na igreja, na qual nunca tinha entrado e que vale mesmo a pena ser visitada. É muito bonita no seu interior.

 

  • Mercado de Natal Bruxelas

São cinco semanas de animação, 250 “casinhas” que nos oferecem aquilo que há de mais antigo e tradicional, mas também de mais moderno. Visualmente tem as mesmas características que os mercados de natal desta zona da Europa, o cheiro do vinho quente, as luzes e todas as iguarias e artesanato.

 

É nesta altura do ano que o “centre-ville” se torna mais apelativo e interessante inclusivamente para nós, que não sendo turísticas, já não deambulamos muito por ali. Os negócios locais estão abertos mais horas, há mais atracções, há mais entretenimento e, claro, ao mesmo tempo, um convite para ficar a conhecer um pouco mais da história de Bruxelas que tem uma das mais bonitas praças centrais… e não sou eu apenas que o digo!

plaisirs d' hiver natal bruxelas grand place

 

plaisirs d' hiver natal bruxelas grand place

 

E, assim, deixo-vos aqui mais uma sugestão para juntar ao Mercado de Natal de Estrasbrugo.

 

Espero que tenham gostado de ficar a conhecer mais um pouco da nossa (nova) cidade.