Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

Bronzeado Perfeito: de dentro para fora

21.06.16 | Vera Dias Pinheiro
Na semana passada, tive a oportunidade de estar com alguém que tem sido uma ajuda preciosa nesta fase do meu pós-parto, num dos locais que privilegiamos quando precisamos de comprar produtos biológicos.  O assunto era "Bronzeado em estado líquido" e ninguém melhor do que a nutricionista Lillian Barros para nos explicar e demonstrar como é que podemos potenciar o nosso bronzeado com um sumo. O local escolhido foi o recém inaugurado supermercadoBrio de Telheiras - super bem localizado, espaçoso e bem arrumado, com a mesma selecção de produtos de qualidade a que já nos tem habituado.
Conheci a nutricionista Lillian Barros um pouco antes de ter a Laura e após o seu nascimento temos vindo a conversar sobre como levar um pós-parto saudável sem que me faltassem os nutrientes (e as calorias) necessárias para a produção de leite. E eu gosto muito da forma como ela fala sobre a comida saudável, como brinca com os nomes que dá às suas receitas e, sobretudo, gosto que não haja nada de complicado naquilo que elas nos "prescreve" nos planos alimentares. Mas ali o assunto era outro: era o Verão e o bronzeado bonito e duradouro a que todos nós aspiramos e que nem sempre conseguimos ter. E até aqui "nós somos aquilo que comemos", porque existem alimentos "chave" que devemos incluir na nossa alimentação um pouco antes de chegarem os tão desejados dias de praia.
O objectivo é mantermos uma pele o mais saudável e hidratada possível e, para isso, é necessário que ela receba os nutrientes certos, nomeadamente os alimentos ricos em betacaroteno, vitamina C, antioxidantes e ricos em pigmentos.
Os alimentos ricos em betacaroteno, percursor da vitamina A, actuam directamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e pela sua protecção contra os raios solares. Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes que proporcionam uma protecção extra no que respeita aos danos celulares que a radiação provoca, prevenindo o surgimentos de rugas e lesões. E onde é que os encontramos? Em vegetais verde-escuros (por exemplo: espinafre, repolho, brócolos ou agrião), em fruta ou legumes alaranjados (por exemplo: cenoura, abóbora, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba.
Mas a acção destes alimentos é complementada por outros nutrientes que agem como antioxidantes.
São eles:
- A vitamina A (por exemplo: laranja, tangerina, abacaxi, morango ou kiwi);
- A vitamina E (por exemplo: sementes de sésamo, girassol, amêndoas, nozes, avelãs ou azeite);
- Os flavonóides (por exemplo: chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva ou cereja).
E foram duas as receitas que aprendemos neste Workshop com a Dra. Lillian Barros, promovido pelos supermercados Brio.
bronzeado em estado liquido + nutricionista lillian barros + supermercados brio + worshops saudáveis + sumos detox + sumo de ananás, cenoura e pepino + receita para um bronzeado bonito
 
1. Sumo de ananás, cenoura e pepino
Ingredientes: 
2 rodelas de abacaxi;
2 mãos de frutos vermelhos;
1/4 de pepino;
10 folhas de hortelã;
1 cs de sementes de cânhamo;
1 cs de chia;
400 mililitros de água de coco
Preparação:
Lavar muito bem todos os ingredientes; cortar grosseiramente e, deseguida, colocá-lo no copo de uma liquidificadora ou de qualquer outro robot decozinha. Deixem triturar tudo até obter uma textura homogénea e, no final,ajuste a consistência juntando água a gosto.
hummus saudável + hummus de beterraba + bronzeado em estado liquido + nutricionista lillian barros + supermercados brio + produtos bio + receitas saudáveis
 
2. Hummus de beterraba com palitos de cenoura, pepino e pimentos vermelhos
Ingredientes:
250 gramas de grão de bico cozido;
1 limão;
1 dente de alho;
60 gramas de pasta de grão de sésamo; podem fazer vocês mesmo -receita;
1 cs de azeite;
2 cs de água;
Cominhos em pó q.b.
Preparação:
Primeiro, coloquem a pasta de sésamo com o sumo de limão e o grãode bico na liquidificadora (ou robot de cozinha) e deixem misturar durantealguns segundos. De seguida, juntem o azeite, o limão sem casca e caroços, abeterraba, o alho, o sal e os cominhos e voltem a triturar até obter umatextura homogénea.
A pasta fica normalmente bastante espessa, pouco cremosa e aindacom alguns grãos por triturar. É nesta altura que acrescentamos as colheres deágua e que voltamos a triturar, por mais 2-3 minutos.
Sirvam com um fio de azeite virgem extra e uma folha de hortelã.
P.s: E não sabe a beterraba!!! Eu não gosto  de beterraba, para mim sabe sempre a terra, e adorei este hummus, por mim tinha lá ficado a tarde toda a comer ou tinha trazido parte dele comigo! :)
hummus saudável + hummus de beterraba + bronzeado em estado liquido + nutricionista lillian barros + supermercados brio + produtos bio + receitas saudáveis
E mesmo que estejamos já em cima do período das férias, nunca é tarde demais para cuidarmos da nossa pele e deixá-la saudável e hidratada. Por aqui, estas duas receitas já estão na porta do frigorífico.
Experimentem! Tenho a certeza que vão gostar.
No blog da nutricionista Lillian Barros - Santa Melancia - encontram muitas outras receitas deliciosamente saudáveis.