Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

As primeiras do ano!

19.10.15 | Vera Dias Pinheiro
Um fruto que me gera sentimentos opostos: por um lado, adoro o sabor e, por outro, DETESTO descascá-lo. Sim, isso mesmo! É a romã, um super alimento de Outono e um super aliado para manter a linha e ajudar a fugir das tentações altamente calóricas próprias desta altura do ano. 

romã + outono + alimentos de outono + frutas + descascar romã + bimby

Os benefícios deste fruto são muitos e a vários níveis:
- é um poderoso anti-oxidante: ajuda a prevenir o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento;
- é anti-cancerígeno: está comprovado que as propriedades da romã ajudam a tratar de forma natural e a evitar a progressão de vários tipo de cancro;
- e é anti-inflamatório: aumenta a eficácia contra as bactérias gram-negativas, conhecidas pela sua persistência em relação aos medicamentos.

Para além disso, é bastante rico em vitamina C, potássio, betacaroteno e fitoquímicos.

Mas os seus benefícios não se ficam por aqui, a romã é ainda um poderoso aliado na perda de peso. Como? Porque ajuda a regular o nosso metabolismo, ou seja, ajuda a regular o açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade do corpo à insulina, diminuindo a inflamação e melhorando muito outros aspecto associados ao metabolismo - e lembramos que o mau funcionamento do nosso metabolismo pode levar a doenças graves como a obesidade e a diabetes.

E agora vamos à parte prática! A romã pode pode consumida de várias formas, sendo até um alimento bem versátil, ora vejam:
- Podemos comê-la da forma mais simples: comer as bagas à colher, usar como topping de um iogurte ou, então, para polvilhar uma salada, o que lhe confere uma boa dose adicional de nutrientes;
- Podemos fazer sumo de romã, simples, sem adição de açúcar ou adicionar um pouco do seu sumo à nossa receita de smoothie preferida;
- E podemos ainda adicionar o seu sumo ao nosso tempero para carnes. 


Conhecem mais alguma forma de comer a romã? Se sim, partilhem, por favor!

E agora, deixo-vos com a minha mais recente descoberta e que me deixou com o coração aos pulos de felicidade:


Vídeo partilhado pela Thermomix Austrália e retirado do Youtube.

Como puderam ver, agora é super simples, rápido e eficaz descascar romãs. É certo que é necessário ter a Bimby, mas ainda assim são grandes progressos (e eu estou desejosa de experimentar e comprovar se as bagas ficam mesmo todas inteiras ou se, no final, tenho simplesmente uma pasta de romã!).




*Algumas das informações foram retiradas do site: http://medicina-tradicional-chinesa.com/.