Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

“A Laurinha vai à escola”, diz ela feliz e contente | Especial Regresso às Aulas

13.08.18 | Vera Dias Pinheiro

regresso às aulas

 

Embora seja ainda tempo de férias para muitas famílias - para nós, por exemplo, que ainda temos uma semana de férias pela frente - a nossa cabeça começa a estar dividida e com o pensamento já no regresso às aulas. Na verdade, a maioria de nós sente que o ano começa agora e, por isso, há sempre alguma azáfama no regresso às rotinas e muito por causa do “Regresso às Aulas” que se respira por todo o lado.

 

E, por mais que os anos passem, não há como esquecer os meus tempos de escola e os últimos dias de férias que eram passados entre papelarias e livrarias à procura do material escolar. Eu era daquelas que queria ter logo tudo pronto no primeiro dia de aulas e vocês? E as horas que as nossas mães passavam a encadernar livros com mil cuidados para não ficar nem uma bolha de ar?! Será que quando chegar a minha vez serei igual?

 

Por enquanto ainda tenho mais um ano de pré-escola pela frente para o Vicente e o primeiro de creche para a Laura. E a verdade é que é com a mais nova que terei mais coisas para tratar. No entanto, como se trata de um recomeço, gosto sempre de fazer o meu trabalhinho de destralhe e de organização especialmente com as coisas deles. O grande objectivo é melhorar a cada ano evitando acumular tantas coisas e para me ajudar, este ano, comprei duas capas A3, nas quais irei guarda os trabalhos da escolha que eles vão trazendo ao longo do ano. Menos uma coisa que fica espalhada pela casa ou à qual nos afeiçoamos ou, então, que pode levar a uma tristeza caso sejamos apanhadas a deitar no lixo!!!

 

Depois, há algo que eu também já aprendi com o segundo filho. Ele imita 90% do tempo o irmão mais velho e que há uma grande parte da sua aprendizagem que é feita através do irmão. E, claro, o que o mais velho tem, o mais novo também quer! Há uma espécie síndrome qualquer em não querer ficar para trás e em não querer ser o mais novo da casa.

 

Deste modo, como o Vicente está na fase de aprender as letras e os números e de ter raciocínio logico, passa muito do seu tempo com os livros de actividades. Já pede um lápis de carvão, em vez do normal lápis de cor, já quer escrever com uma caneta e já quer ter cadernos para as suas coisas. Portanto, a Laura, por influência do irmão, passa muito tempo com ele de volta das pinturas, dos rabiscos e especialmente de tentar riscar as coisas do irmão.

 

Assim sendo, e aproveitando o entusiamo com a ida para a escola da Laura, resolvi, nestas semanas entre as nossas férias em que estamos por Lisboa, tratar já de algumas coisas. Por exemplo, comprar um estojo para cada um, um livro de actividades para cada um, muito material para colorir e afins e a tão desejada mochila (Patrulha Pata e Homem Aranha) para cada um levar os seus pertences para a escola.

 

regresso às aulas

regresso às aulas

 

Falta-me agora encomendar as etiquetas para identificar as coisas da Laura e comprar um Kimono novo para o Vicente. De resto, penso que podemos ir de férias descansados sem regressar já com a azafama de quem irá passar a última semana do mês a correr de um lado para outro.

 

regresso às aulas

 

regresso às aulas

 

No dia em que fui ao Jumbo tratar destas coisas, naturalmente que me perdi pelos corredores do regresso às aulas. Quem é que não arranja um pretexto para ter uma caneta nova ou um caderno para apontamentos?

 

Vá lá, assumam que, tal como eu, tem dentro de vós uma paixão por este tipo de coisas e que, nestes dias, quem é que “sem querer” não acaba por trazer alguma coisa desta secção consigo para si e não para os filhos? Humm?

 

Eu trouxe e vou já dizer-vos o que foi: um planner de família. Tem blocos, tem autocolantes para identificar coisas frequentes como as consultas e outros eventos das crianças, como as actividades extracurriculares e passeios. Por aqui, irá dar-nos muito jeito, uma vez que eu ainda sou uma pessoa que se organiza melhor em papel. Portanto, vai já para a nossa cozinha e para um local bem visível para todos.

 

 

Vão deixar de existir desculpas para dizer que “não sabia” ou que “não se lembraram”. Informação igual e acessível para todos é também um segredo para a harmonia familiar, sabiam? 😊

 

Entretanto, dou-vos uma pequena ajuda, mostrando-vos um pouco do que podem encontrar para o Regresso às Aulas do Jumbo.

 


Até lá, façam como eu e aproveitem o que resta das vossas férias e especialmente das férias deles!

 

 

 

*Este conteúdo é um exclusivo Jumbo.