Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

...

04.03.15 | Vera Dias Pinheiro
Sabem o que é?




Chama-se Bulgur e surge como alternativa ao tradicional arroz como acompanhamento dos nossos pratos. Mas então o que será melhor: o bulgur ou o arroz??!
Quando comparados, podemos logo dizer que o Bulgur tem menos calorias e mais fibras e minerais que o arroz. Para quem está a pensar na perda de peso, isto são logo boas noticias. Mas a fibra é muito importante para o nosso organismo (quer nos encontremos numa dieta de perda de peso ou não),  é ela que ajuda a cuidar da saúde do nosso intestino, como também nos ajuda a obter uma sensação de maior satisfação após uma refeição. 
Para além disso, este cereal é ainda rico em proteína (vegetal). Para quem pratica exercício físico este é um dado importante, mas também para quem está (ou quer) reduzir o consumo de carne no seu dia-à-dia. 
Até aqui são só boas noticias! Mas elas continuam. O facto dos seus grãos serem parcialmente cozidos aquando do seu fabrico, e depois secos aos sol, torna o momento da sua confecção bastante rápido e o seu sabor estaladiço e quase semelhante ao da amêndoa, torna qualquer refeição muito agradável.


Receita de Bulgur Simples (retirada do livro Cozinha Vegetariana da inspiradora Gabriela Oliveira):

Ingredientes: 
azeite q.b 
1 cháv. de bulgur
1 dente de alho
2 cháv. de água
1/2 caldo de legumes
1 folha de manjericão
sal marinho q.b

1. Numa caçarola com um fio de azeite, salteie o bulgur com o alho inteiro por 1 minuto, até dourar. Adicione a água, o caldo de legumes, o manjericão e o sal. Tape e deixe cozer durante 10 minutos ou até absorver completamente a água. Apague e deixe repousar, tapado, por 5 minutos.

2. Solte os grãos do bulgur com um garfo e retire o alho inteiro e a folha de manjericão. Sirva quente ou frio

Nota: Pode polvilhar com salsa ou coentros picados, regar com um fio de azeito e misturar frutos secos.



                                  
 Definição: "Triguilho, bulgur, ou ainda burghul é uma preparação feita com trigo. É muito usado na culinária sírio-libanesa e na cozinha mediterrânica, por exemplo, como ingrediente de quibe e tabule."

                                                                                                       

                                                                                                                              Bom apetite!!!