Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

10 coisas positivas que podemos fazer por nós

11.04.19 | Vera Dias Pinheiro

7 inspirações (2).png

 

Esta semana tem sido um verdadeiro desafio. Eu estava ansiosa pela chegada da segunda-feira, queria muito que toda a família voltasse às suas rotinas e eu às minhas. Dois dias depois, tinha a Laura com febre, duas noites sem dormir e o cansaço que se acumulava, eu invadi-me por uma certa frustração, por sentir que os últimos tempos têm-se resumido ao “pára-arranca” de tudo, sem conseguir mergulhar em nada de novo.  

Contudo, decidi que não ia baixar os braços cedendo a este estado de espírito mais negativo. Foi quando acordei das noites mais complicadas que decidi abraçar o dia, independentemente dos percalços. Mantive a minha agenda em dia, sem desmarcar nada, sem deixar que a casa ficasse o caos e a tomar medidas para precisamente mantê-la na ordem.

E, por isso, penso que chego ao dia de hoje sem sentir que a minha vida ficou em suspenso, como muitas outras vezes aconteceu. Fui tudo acontecendo, juntamente com todos os imprevistos. Talvez, esteja mesmo a conseguir encontrar uma estratégia pessoal para conciliar tudo isto com o facto de trabalhar em casa e de ser sempre o ponto central onde todos os dilemas familiares convergem.

Todos esperam uma solução ou uma resposta de mim, mesmo que inconscientemente. Aprendi a dizer não a algumas, mas grande parte tem que ser encaixada e para isso é importante a tal estratégia pessoal, que ainda tem muito para ser trabalhada.

 

Neste sentido, aproveito para partilhar com vocês 10 coisas positivas que podemos fazer por nós quando trabalhamos em casa (e não só). Ora vejam:

 

(in blog Alerta de Emprego)

  1. Dê uma rotina a si mesmo

Se é uma novidade para si trabalhar em casa, pode demorar algum tempo até se adaptar. Mas se definir deste o início os parâmetros para um dia produtivo, melhor ainda. Como tal, saiba como se adaptar ao seu novo escritório, chamemos-lhe assim. Certifique-se que está na secretária por um tempo determinado e aceite acordar cedo.

Planeie o seu dia de acordo com o que irá sentir se concluir um determinado conjunto de tarefas, e deixe que o sucesso gire à volta das tarefas e não do tempo.

 

  1. Levante-se, tome um banho e vista-se

Não trabalhe na cama. Pois as camas são para dormir, para descansar e têm o seu propósito. Acordar e ir diretamente para o “trabalho” porque pode fazê-lo, não significa que está em pleno.

Tome um banho e refresque-se, não se esqueça que é um humano, mesmo que não tenha que passar o dia ao lado de outras pessoas. Vista-se. Há sempre a tentação de ficar de pijama, e ao mesmo tempo fazer umas chamadas, isto porque pode. Mas não o faça. Use o que quiser, o que lhe for mais confortável, deste que não seja o pijama. Agora sim, pode começar a trabalhar.

 

  1. Foco: leia e não digite durante a sua refeição

Aperfeiçoe o foco e a capacidade de manipular diferentes ações. Se está a segurar algo, uma colher, um copo, ou uma peça de fruta, simplesmente não irá conseguir escrever no computador corretamente.

Não queira fazer tudo de uma vez. A ideia é ser o mais eficiente possível uma vez que trabalha a partir de casa. Veja blogs, artigos, notícias e leia-os antes de voltar ao trabalho.

 

  1. Prioridades: elabore uma lista de tarefas

Pensar “O que faço agora?” é o primeiro passo para o tédio. E o tédio destrói os nossos sonhos. Por isso, não seja um destruidor de sonhos.

Elabore listas como se tivessem sido criadas por um chefe terrível, estas são a chave para a Auto motivação. Esta será a sua lista e o resumo do seu dia. Dê algo a si mesmo para se entusiasmar. Dê prioridade a três tarefas importantes, e não tenha medo ter outra lista com tarefas que precisam de ser feitas, mas que não são urgentes.

Saiba quais são os seus objetivos e estabeleça um prazo realista a si mesmo.

 

  1. Seleccione uma música ambiente

O ambiente de trabalho é fundamental. Pode ser uma sala com muita luz. Desloque o seu “escritório” onde se sinta bem.

Por vezes trabalhar em silêncio é uma distração, como tal ponha música ambiente. Vivaldi está cientificamente comprovado que ajuda na concentração, pois a maioria da música clássica é o ideal para iniciar o seu dia de trabalho. Se o seu trabalho é escrever, não escolha músicas com letras, pois a tentação é cantar e acompanhar a música.

 

  1. Destrua tudo o que o distrai

Aqui está a diferença entre um bom dia e um mau dia. Coloque o telemóvel longe do seu alcance enquanto estiver a trabalhar, ou coloque-o em Modo de Voo. Uma notificação do WhatsApp, um tweet, um post do Instagram ou do Facebook, são uma distração. Deixe os sms´s para o momento da sua pausa e foque-se para que seja implacável.

Ou seja, se alguma coisa o fizer desviar o olhar do seu trabalho, tente encontrar uma forma de contornar e impedir que isso volte a acontecer.

 

  1. Trabalhe, trabalhe, trabalhe

Se está a correr por um dia sem paragens para beber ou descansar, a pessoa que corre por apenas 45 minutas por hora, irá mais longe. Por isso, seja uma tartaruga e descanse no caminho para a vitória.

Existem várias formas de o fazer. Por exemplo, faça sessões de 50 minutos, e pare de trabalhar por 10 minutos. Defina o alarme do telefone para o ajudar. Levante-se, mexa-se, beba água, respire. Tente não olhar para um ecrã, mas caso seja preciso, está é a oportunidade para verificar as suas mensagens.

Depois dos dez minutos, acerte o relógio e continue. Três ou quatro sessões de uma hora podem ser produtivas, mas se tiver vários períodos de descanso durante esse tempo, será ainda mais produtivo. Seja esperto e não implacável.

 

  1. Técnica do email inteligente

Todos os emails que envia estão a pedir outros e outros, e caso esteja a meio de uma tarefa, pode passar o dia inteiro agarrado ao email e não ter tempo para pausas. Ter o email aberto é uma provocação e uma tentação destrutiva, quando de facto não precisa de estar a consultar o email constantemente.

Como tal, adote esta técnica, para alcançar um maior sucesso. Consulte o seu email de meia em meia hora, este é o tempo suficiente para responder aos emails urgentes e ter uma ideia de outros trabalhos ou oportunidades.

Caso use o Whatsapp ou algo semelhante para comunicar com o resto da equipa, também não deixe que esta ferramenta se apodere a sua vida. Por isso, aplique igualmente a técnica do email.

 

  1. Agrupe as atividades semelhantes

Agrupe os skypes, as conferências e as reuniões presenciais. Prepare uma manhã ou uma tarde de cada semana para conversar, e deixe o resto tempo livre para o trabalho ilimitado e sem perturbações.

 

  1. Saia à rua

Não se esqueça de fazer exercício físico. Agora já não tem que ir de bicicleta para o trabalho, agora é responsável pelo seu próprio destino. Mas tome nota, ficar pálido e descuidado no escritório da sua casa, só o vai deixar mais cansado, e a longo prazo, doente.

Como tal, saia para a rua apanhe vitamina D, ande de bicicleta, leia num banco de jardim, apanhe ar fresco. Pelo menos um dia por semana saia de casa. Conviva e veja pessoas e inspire-se nas conversas. Seja bom consigo mesmo. Trabalhe de forma inteligente, aprenda e faça de tudo para criar hábitos.

 

De tudo o que leio sobre motivação pessoal, estas dicas fazem muito sentido para mim, talvez por perceber que muitas delas eu tenho vindo a adoptar com o tempo. Ainda assim, penso que há elementos que podemos retirar daqui para a vida em geral de todas as “multitasking and multi-fulltime jobs” mulheres.

 

E vocês? Têm uma estratégiapara o vosso dia-a-dia? Seguem um método? Têm as vossas próprias dicas? 

Partilhem tudo comigo!