Qual O Prazo Para Comunicar Gravidez?

A lei não determina um prazo correto para a comunicação da gravidez, deixando isso a critério das partes, através de um contrato de trabalho ou através de uma convenção coletiva. Contudo, caso não tenha nenhum documento, a lei tem “brechas” quanto ao prazo de comunicação.

Quando deve comunicar à empresa que está grávida?

Saiba negociar Tenha presente que aquilo que a empresa quer é a garantia de que os resultados não serão prejudicados devido à nova etapa de vida que vai atravessar. Por isso, esteja ciente de que a maternidade lhe dará novas competências que serão úteis no contexto de trabalho e fale disso com os colegas e superiores.

Por que é obrigação da funcionária comunicar a gravidez?

Consequentemente, é obrigação da funcionária comunicar a gravidez assim que tomar ciência. ‘Assim, o empregador poderá se organizar e tomar as providências necessárias à continuidade do processo produtivo da empresa’, diz o advogado. De acordo com Bonilha, não é exigida nenhuma formalidade especial para a comunicação do fato ao gestor.

Quanto Tempo Demora para contar a gravidez?

Gravidez: precisa mesmo esperar 12 semanas para contar? A recomendação médica é aguardar o fim do primeiro trimestre para espalhar que há um bebê a caminho, mas será que essa convenção faz sentido mesmo? Gravidez: até quando esperar para contar? (Foto: Thinkstock) A maternidade está impregnada com uma porção de dogmas.

Quando a gravidez pode ser dispensada sem justa causa?

“A incidência da estabilidade prevista no artigo 10, inciso II, alínea ‘b’, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) somente exige a anterioridade da gravidez à dispensa sem justa causa.’

Quanto tempo tenho para comunicar a empresa que estou grávida?

LEI NÃO PREVÊ PRAZO PARA COMUNICAÇÃO DA GRAVIDEZ AO EMPREGADOR. Uma trabalhadora ajuizou reclamação trabalhista, alegando que se encontrava grávida quando foi dispensada da empresa de limpeza e conservação onde trabalhava como monitora operacional.

See also:  Cartia Na Gravidez Para Que Serve?

Porque não se deve contar a gravidez antes dos 3 meses?

A decisão de quando contar que está grávida é toda sua e do pai do bebê. Até porque é muito difícil resistir à tentação de não espalhar uma novidade dessas. Mas o que alguns médicos recomendam é esperar até o fim da 12ª semana de gravidez para revelar, pois assim já passou o maior risco de aborto.

Quanto tempo de gravidez para contar?

Como saber a idade gestacional em meses

1º Trimestre 1 mês até as 4 semanas e meia de gestação
1º Trimestre 2 meses 4 semanas e meia a 9 semanas
1º Trimestre 3 meses 10 a 13 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 4 meses 13 semanas e meia de gestação a 18 semanas
2º Trimestre 5 meses 19 a 22 semanas e meia de gestação

Como avisar a empresa que está grávida?

Uma conversa franca, explicando como está sendo a sua gravidez e o que pode ser esperado da sua gestação é um bom jeito de tranquilizar o seu gestor, deixá-lo preparado e fazer com que ele participe desse momento também.

Sou obrigada a contar a empresa que estou grávida?

Segundo o advogado Alexandre Bonilha, do Bonilha Advogados, o dever de lealdade e boa-fé é inerente ao contrato de emprego. Consequentemente, é obrigação da funcionária comunicar a gravidez assim que tomar ciência.

Sou obrigada a contar que estou grávida na entrevista de emprego?

Em uma entrevista de emprego a candidata deve falar que está grávida? Para a advogada Maria Lúcia Benhame, a candidata deve relatar sua gravidez durante a entrevista. “Mas isso pode custar à vaga, pois a empresa estaria contratando uma pessoa que logo se afastará das suas funções”, alerta.

Porque não contar gravidez antes dos 3 meses padre Marcelo?

MR: Sempre dou a dica: mulheres grávidas, até o terceiro mês, não anunciem a gravidez, por causa da inveja.

See also:  Quando O Muco Indica Gravidez?

Estou grávida de 1 mês e não quero?

Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.

Qual o período de maior risco na gravidez?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quantas semanas de gestação e 9 meses?

Outra dúvida é: 9 meses se iniciam com 38 semanas, mas o bebê pode nascer com 9 meses e 1 semana (39 semanas), 9 meses e 2 semanas (40 semanas), 9 meses e 3 semanas (41 semanas), 9 meses e 4 semanas (42 semanas). A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas.

Como é feita a contagem gestacional?

Idade gestacional é vagamente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.

Como comunicar gravidez na empresa por E-mail?

COMUNICADO DE GRAVIDEZ

Venho por meio deste, para fins da alínea ‘b’ do inciso II do artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, informar que me encontro gestante, conforme exame médico anexo. Sendo o que havia a comunicar, renovo expressões de estima e consideração.

Qual documento comprova gravidez?

Att. Suelen, o atestado medico já e o suficiente, agora se a empresa esta com duvida em relação ao atestado, ela (empresa) deverá consultar o depto medico para averiguar tal atestado, (sem que a empregada fique sabendo, senão a empregada poderá até acionar a justiça por danos morais).

See also:  Quanto Tempo Gravidez?

O que diz a CLT sobre gravidez?

392 (CLT) – A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.