Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As viagens dos Vs

Mulheres nutridas, famílias felizes

As viagens dos Vs

6 Brincadeiras de rua para fazer com os filhos

30.07.18 | Vera Dias Pinheiro

brincadeiras ao ar livre

 

E nem de propósito, após tantos avanços e recuos nos dias de sol e quentes de verão, parece que esta semana, pelo menos, podemos tirar partido de tudo o que esta estação do ano nos oferece. Portanto, se até já está de férias, considere que lhe saiu praticamente a sorte grande. O meu conselho é apenas um: divirta-se e aproveite ao máximo. Daqui a poucos dias seremos nós!

 

E havendo falta de ideias, ontem saiu um dos últimos artigos que escrevi para o Centro Comercial Alegro. E já agora, podem dar uma vista de olhos no novo site e, mais concretamente na parte que reúne os conteúdos dos bloggers "da casa" que ficou realmente bastante apelativo. Vá!!! Vão lá, do que é que estão à espera?! Nesse artigo, ia eu a dizer, reuni um conjunto de sugestões de actividades ao ar livre para fazerem com as crianças. Como já partilhei por aqui, para mim, férias são o pretexto ideal para dar liberdade às crianças, para lhes dar estímulos novos e experiências que habitualmente não têm por uma série de motivos... falta de tempo, nomeadamente. E o que importa não é tanto a quantidade de coisas que os pomos a fazer, mas sim a "qualidade" das mesmas por assim dizer. 

 

Nestas férias, por exemplo, vou contar-vos o que fizemos. Colocamos em "stand-by" tudo o que são as actividades habituais do Vicente e da Laura, que só irão retomar em setembro. O Vicente, por sua vez, escolheu aprender a andar de skate e, com isso, fomos explorando outros parques e espaços ao ar livre para ir. Regra geral, o porta-bagagens do carro está cheio de bolas, trotinetes, bicicletas, skate, cordas para saltar, disco voador e tudo mais que sirva de pretexto para brincar na rua. E é assim que se têm passado os dias até que agora o pai se junta a nós para pegarmos no carro e irmos descobrir outras paragens. 

 

E, na verdade, acho que é só isto que as crianças esperam de nós neste período mais longo de férias. Mais tempo com os pais, mais actividades com os pais, mais praia com os pais e se a isso conseguir juntar o elemento novidade, não terá que se preocupar com muito mais. Lembre-se, a complexidade só existe na cabeça de um adulto!

 

Portanto:

"(...) os nossos filhos já nasceram numa geração diferente, todos estes aparelhos já fazem parte do seu dia-a-dia, desde que nasceram e, muito por nossa culpa, tornam-se, desde muito cedo, o seu entretém. Com efeito, no artigo deste mês, o meu objectivo é o de reavivar a memória de todos os pais e mães, lembrando quais as actividades para crianças que, no nosso tempo, faziam de nós crianças super felizes, enérgicas e para quem brincar era sinónimo de brincadeiras de rua."

 

VAMOS LÁ, ENTÃO, REAVIVAR ALGUMAS DAS MELHORAS ACTIVIDADES AO AR LIVRE PARA CRIANÇAS:

 

JOGO DO QUENTE E FRIO

São preciso três jogadores no mínimo e um objecto qualquer fácil para esconder!

Como se joga: uma pessoa fecha os olhos e os outros ficam a esconder o objecto algures no local. O esconderijo é apenas conhecido dos que ficaram de olhos abertos, já quem se escondeu terá como tarefa procurar o objecto escondido. Enquanto o faz, os outros gritam "quente" ou a "ferver" quando está próximo do objecto ou "frio" e muito "frio" e também "gelado" quando se afasta.

 

 

 

E se tiverem outras ideais, já sabem que as vossas partilhas são muito bem recebidas!

Boa noite!