A minha refeição favorita do dia e aquela da qual eu desfruto com maior prazer é, sem dúvida, o pequeno-almoço. Depois, com o aparecimento da “tendência” Brunch, uma espécie de primeira refeição do dia reforçada, eu encontrei o meu lugar! E para isso não precisamos sair de casa, pois nós também conseguimos fazer delícias parecidas com as que comemos fora e foi precisamente por aí que agarrei o primeiro desafio Vegalia. Para quem ainda não conhece, é uma nova gama da Nobre apenas de produtos vegetarianos.

E, para mim, estas propostas são realmente desafios. É olhar para estes produtos e pensar como os posso transformar em algo em linha com a alimentação de base que temos. Aquilo que eu procuro fazer é incluí-los na nossa alimentação, que tento que seja a mais saudável e equilibrada possível. Lembram-se dos wraps com as salsichas também da marca Nobre? É precisamente por aí.

No entanto, esta gama é totalmente diferente. É vegetariana e tem o “selo” V-label da Associação Vegetariana Europeia (EVA) que garante que os produtos cumprem todos os requisitos. E, no fundo, esta inovação da Nobre não é mais do que uma resposta a uma procura cada vez maior por produtos alternativos. E eu incluo-me bem no target, pois embora coma de tudo, tento que a minha alimentação seja a mais equilibrada e variada possível.

E tal como no início das mudanças alimentares cá por casa, o truque para dar a provar à família novos sabores e alimentos continua a ser o mesmo. Ou seja, é transformá-los em algo saboroso e associado a uma refeição que nos dê prazer. Assim, quando olhei para os produtos Nobre Vegalia à primeira, pensei… hummm não sei será um pouco arrojado para as crianças. Mas não me deixei demover e ainda bem. Depois de provarem foi-me dado logo o recado para fazer mais.

Mas, afinal, o que é que eu andei a fazer? Portanto, os produtos Nobre Vegalia existem em três variedades: as fatias vegetarianas, como lhe chamam, com espargos, com legumes e com ervas mediterrâneas. Na sua composição, na base encontram a clara de ovo e, para além disso, são ricas em proteína, não contêm glúten, lactose e nem corantes artificiais.

Para este primeiro ensaio, se lhe quisermos assim chamar, eu usei as fatias vegetarianas com legumes e com espargos. E a ideia foi surpreender a família com um Brunch de domingo preparado com muito amor e carinho.

nobre vegalia

Com as fatias vegetarianas com legumes, preparei uns scones que, modéstia à parte, ficaram maravilhosos. E com as fatias vegetarianas com espargos recriei algo que comemos muito de cada vez que vamos ao Brunch e que são as famosas tostas de abacate e que quem, como eu, não aprecia o fruto em si, devo dizer que não me saí nada mal também. Mas para não parecer que isto é só elogios de mim para mim, o melhor é deixar-vos as receitas e sugerir que experimentem também em vossas casas.

Scones de Legumes com Fatias Vegetarianas Nobre Vegalia com legumes

nobre vegalia

Ingredientes:

  • 100 gr courgette ralada
  • 50 gr cenoura ralada
  • 1 c. de chá de sal
  • 200 gr. Farinha de Tapioca (era a que tinha em casa)
  • 1 c. de chá de fermento em pó
  • 100 ml de bebida vegetal de arroz
  • 3 c. de sopa de azeite
  • 1 ovo médio
  • Fatias Vegetarianas com Espargos Nobre Vegalia– quantidade a gosto.

Nota 1: em alternativa, podem usar 150 gr da farinha de trigo e 50 gr de farinha de trigo integral.

Nota2: podem usar leite de vaca, naturalmente, se não tiverem qualquer tipo de intolerância à lactose.

Preparação:

Ligar o forno a 180 ºC. Entretanto, numa tigela, misturar a courgette e a cenoura raladas, o sal, a farinhas e o fermento em pó. De seguida, acrescentar o azeite, o leite e o ovo e mexer rapidamente, com uma colher de pau, para ligar todos os ingredientes – o melhor é usarem as mãos. Por fim, cortar as fatias Vegalia com espargos em pequenos pedaços, juntar à mistura e voltar a “amassar” tudo. No tabuleiro do forno, colocar uma folha de papel vegetal ou passam com um pouco de gordura (azeite ou óleo de coco) e vão distribuindo o preparado em pequenas bolinhas. E deixam ir ao forno por 20 minutos. Rende cerca de 10 scones (pequenos).

Tosta de Abacate com Fatias Vegetarianas Nobre Vegalia com espargos

nobre vegalia espargos

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • Pão fatiado, um ao vosso gosto (eu usei pão de centeio)
  • 2 ovos (para escalfar)
  • Fatias Vegetarianas com Espargos Nobre Vegalia a gosto (podem colocar uma ou mais em cada tosta).

Para a pasta de abacate:

  • Limão
  • Pimenta Preta
  • Tabasco

Nota: as quantidades são ao gosto de cada um. Eu, por exemplo, procuro que o sabor particular do abacate fique o mais disfarçado possível.

Preparação:

Bom, aqui não há grande ciência. Eu comecei por colocar os ovos a escalfar e, enquanto isso, preparei a pasta de abacate e, no final, foi só empratar. Primeiro a fatia de pão, depois a pasta de abacate, a fatia vegetariana de Vegalia com espargos e, por fim, o ovo (que claramente, deixei demasiado tempo, porque a gema passou do ponto). Mas o que interessa é o resultado e esse ficou bem saboroso.

Ficam estas duas sugestões que, por aqui, iremos de certeza repetir, até são rápidas, práticas e não sujam a cozinha! Para além disso, acho que consegui “honrar” com a missão da Nobre que é preservar sempre o (bom sabor) dos seus produtos.

 

Experimentem e depois digam-me o que acharam. Combinado?

 

 


Este artigo foi escrito em parceria com a Nobre.

Comentários

comentários