Há e tal, dizem que temos que ter tempo para ir ao ginásio, tempo para fazer uma máscara no cabelo (que leva, em média, vinte minutos), tempo para descansar (porque o sono é fundamental ao nosso equilíbrio), tempo para marcar a manicure (a tempo de não andar com as unhas numa desgraça) e já agora, a depilação… E, no meio de tudo isto, tempo para não esquecer os recados da escola e as rotinas dos filhos, tempo para ter o jantar a horas na mesa e, ainda, tempo para estarmos lindas e maravilhosas para o nosso companheiro, zelando pela saúde da nossa relação, de forma a que a chama não se apaga.

Tudo se resume a deveres, incluindo o que supostamente é para nos fazer sentir melhor connosco próprias. Os dias começam e acabam sem margem para contratempos. Afinal, só assim conseguimos cumprir a agenda. Ah! Sem esquecer o tempo para colocar o corrector de olheiras e o rímel, pois uma boa cara é meio caminho andado para que o dia corra bem.

Pois é, vivemos com a necessidade de sermos o mais disciplinados possível. E à medida que o tempo avança, sentimos essa pressão (de obedecer à disciplina), pois os sinais do tempo vão aparecendo marcados no rosto, assim como a força da gravidade se acentua em várias partes do nosso corpo.

Pela minha experiencia, gostava de vos dizer que é fácil ou até partilhar um segredo milagroso para transformar os vossos dias. Porém, eu sou o reflexo dessa disciplina, desse coordenar dos horários, nenhum segundo se desperdiça para que tudo se encaixe sem prejuízo para a família, para o trabalho ou para mim. E essa parte é fundamental: o cuidado e o sentir-me bem comigo mesma. Não tenho problemas em admitir que tive um choque quando me apercebi dos primeiros sinais de envelhecimento e dos primeiros cabelos brancos. A recuperação da segunda gravidez, mesmo com a minha boa preparação física, foi demorada, parecendo que o meu metabolismo já não acompanhava o ritmo dos meus treinos. Mas o truque é a consistência e não desistir mesmo quando achamos que não estamos a progredir para lado nenhum.

Os meus horários são muito bem estruturados e alinhados com o do meu marido. Com a minha flexibilidade de horários tento ajustar-me aos horários dos outros, sempre a correr e a aproveitar cada segundo. Pode parecer-vos ridículo, mas ando sempre com o tempo cronometrado. Sei quanto tempo posso estar no ginásio e qual o horário em que melhor se ajusta às restantes obrigações. Para me facilitar a vida, tento ter os meus snacks e o meu almoço sempre em modo “pré-preparado”. É que, a partir das 17h, hora a que vou buscar o Vicente à escola, o meu tempo relativiza-se perante as restantes tarefas (que se tornam mais urgentes).

Mas é precisamente essa organização que, agora, me deixa descansada quando vou adormecer os meus filhos. É que se adormecer, o fundamental do dia ficou feito. Se faço menos?! Não é por aí que devemos ver a questão. O importante é termos uma lista de afazeres que seja realista e adequada ao nosso dia.

E se querem saber, os dias em que me troco toda e em que, por exemplo, deixo o banho do ginásio para depois, o dia deixa de fluir, mesmo quando eu acho que estou a “poupar tempo”. E, pela mesma ordem de ideias, também não quero adormecer sem ter limpo a cara e ter tratado do meu rosto. Tal como eu me arranjo todos os dias de igual forma, quer tenha compromissos fora de casa, quer não.  Há alguma coisa, no facto de termos algum capricho por nós, que nos ajuda a que os dias corram melhores, a elevar a autoestima e até a sermos mais produtivos. No fundo, é estamos preparadas para qualquer eventualidade (e estar bem!) 😊

E com o tempo vamos percebendo o que melhor resulta connosco. Às vezes, é preciso experimentar coisas diferentes e testar novos modelos. Ora, no meu beauty corner, como lhe gosto de chamar, não me faltam cuidados para o rosto – que quanto mais eficientes forem, menos será a probabilidade (ou frequência) com que terei que recorrer a alternativas. Por exemplo, eu já experimentei o Botox e gostei muito do resultado, como devem calcular, porém o meu dermatologista foi muito sábio no conselho que me deu. Encarar como um extra, algo que faço de tempos a tempos e que vai contribuir para retardar os sinais de envelhecimento.  Portanto, muita calma e serenidade, porque há muita coisa que podemos fazer por nós antes de chegarmos a esta fase – e mais em conta também. 😊

Neste sentido, decidi reunir neste artigo alguns dos produtos que uso habitualmente e que gosto precisamente porque são facilitadores da minha rotina, e já vão perceber porquê.

Máscara de Noite (leave-in) da Uriage

Depois de estar a conhecer mais e melhor os produtos de rosto e anti-aging da Uriage, digo-vos que estou a ficar muito agradada com a experiência. E esta máscara é um exemplo, pois é uma mascara de hidratação, enriquecida com as propriedades da água termal e que podem deixar no rosto durante toda a noite. Portanto, podem esquecer os relógios, pois só, no dia seguinte, quando lavarem é que se vão lembrar que tinha a máscara. A nossa pele fica hidratação, descansada e revigorada. A sua textura é bastante leve e é em gel.

anti-envelhecimento

Máscara de olhos, Drops of Youth, da The BodyShop

Regra geral, conjugo a máscara da Uriage com esta de olhos para um efeito total. A sua textura luida e fresca, é perfeita para acordarmos com a zona do contorno dos olhos descansada e “aliviada” de toda a tensão e até das noites mal dormidas. E, tal como a anterior, esta também é para deixar actuar durante toda a noite.

Creme de noite Peeling multi-actions, da Uriage

anti-envelhecimento

Este creme pertence à última npovidade da marca, em que eu tive a oportunbidade de estar no lancalmento. Trata-se de uma gama de produtos anti envelhecimento, com tudo aquilo que nós podemos iudealizamos num creme para esse efeito (retinol, acido hialuronico, etc), como também é revolucionária por ter uma protecção contra os efeitos da luz azul.

Este creme em particular recomenda-se que seja usada uma a duas vezes na semana precisamente porque ele tem o efeito peeling revelador da luminosidade da pele. Com uma textura muito hidratante e sedosa, vai prevenir e corrigir os sinais de envelhecimento, suaviza a pele e melhora a oxigenação celular. E, no fundo, não é mais do que um creme de noite.

Máscara Lifting da Anjelif

anti-envelhecimento

Confesso que é o único produto da marca que eu experimentei até agora, mas agradou-se logo o facto de ser “lifting”. E depois de ler o folheto gostei ainda mais: combate os sinais do tempo e nutre intensamente a pele, tem propriedades especificas que combatem as linhas de expressão com um poderoso efeito revitalizador. O recomendado é aplicar uma camada generosa duas vezes por semana apos o produto de limpeza fácil no rosto, pescoço e zona do decote. E não é necessário enxaguar ou remover.

Proteccção de rosto, 50+ e com 8h de anti-brilho e controlo de oleosidade, com cor, da Bioderma.

anti-envelhecimento

Desde que fiz a minha grande limpeza de pele (podem ler mais neste post) que tenho tido outro tipo de cuidado com o rosto, nomeadamente, só uso base em cerimónias ou eventos muito específicos. O meu objectivo é gostar de mim ao natural, não sentir necessidade de camuflar a pele com camadas de maquilhagem que, com o tempo, vão acumulando resíduos na nossa pele. Passei a adoptar os CC ou BB Creams, vou experimentando até encontrar os que mais gosto, mas com a necessidade de usar protecção solar o ano inteiro, esta novidade da Bioderma tornou-se ideal para o dia a dia. Tem todas as características para que praticamente todas as peles se adaptem e existe em três tons. Estou mesmo contente e desde que o recebi que uso diariamente, bastando só colocar um pouco de pó para dar um pouco mais de cor.

Máscara de Pestanas Paradise da L’Oreal

anti-envelhecimento

Para mim, uma boa pestana é quase o essencial para estarmos com boa cara. Como sabem, eu já experimentei a extensão de pestanas e, embora tenha adorado o resultado, a manutenção era uma obrigação na agenda e isso a longo prazo não funciona comigo. Daí não ter mantido.

Tenho tido como melhores amigos o óleo de rícino, para favorecer o crescimento das pestanas, e uma boa máscara. E, para mim, esta em particular cumpre todos os requisitos: é barata, tem uma boa escova que permite dar corpo e volume às pestanas, sem esquecer a curvatura. Relembro que tenho pestanas curtas e rectas, consequentemente não é qualquer máscara que funciona comigo.

Entretanto, descobri que existe uma idêntica à prova de água, que já comprei. E resulta muito bem, porque, meninas, eu passei a pôr rímel para ir ao ginásio e até para ir para a piscina com a Laura. Não borra, fixa e o olhar fica natural – mesmo!!!

Termino, reforçando a ideia de que é fundamental o cuidado de limpeza da pele, só aí estamos a fazer muito no combate ao envelhecimento e depois, como podem ver, existe cada vez mais alternativas na área dos cuidados de rosto que procuram ir ao encontro dos mais variados estilos de vida.

Espero que tenham gostado. Brevemente, podem contar com um número 2 de artigo.

Comentários

comentários