Na segunda-feira estive em directo, na página de Facebook, com a Mafalda Freitas, a cara e o coração do projecto Mafabulous Cook. É o que dá ter a sorte de ter amigas com muito talento, criatividade e vontade de alinhar comigo nestas coisas. E ainda bem para mim, mas também para vocês que podem descobrir receitas que práticas e saborosos para o vosso dia-a-dia. Um exemplo, é o já famoso Guacamole da Mafalda, que é simplesmente delicioso. É tão bom que se come até sem vontade e, imaginem vocês, comemos até sem gostar de abacate.

Sobre o abacate, o que há a dizer? É uma fonte de gorduras boas e as gorduras são nossas amigas e da nossa (boa) alimentação. No entanto, a verdade é que não é dos alimentos mais consensuais. O seu sabor particular leva a que algumas pessoas – tipo EU – não gostem dele ou, pelo menos, que não gostem do seu sabor ao natural. Desta forma, o Guacamole é uma excelente forma de “cozinhar” o abacate, tornando-o mais apetecível. A receita em si é também muito simples e rápida de se fazer e, esta em particular da Mafalda, é de comer e chorar por mais. Como ela própria disse no directo, é uma receita que partiu da sua inspiração e o certo é que faz enorme sucesso entre aqueles que a provam.

Cá em casa, por exemplo, é já a segunda vez que é requisitada para a fazer e, desta vez, tivemos a ideia de a preparar em directo. Quem viu, teve oportunidade de ficar já a conhecer a receita, mas quem não viu não fique triste. A receita vai ficar aqui, sem segredos, para quem a quiser testar.

Receita do Fabulous Guacamole


 

Ingredientes:

3 Abacate grandes

1 Tomate

1 Cebola roxa

2 Limas

Sal (a gosto)

Tabasco ou flocos de malagueta (a gosto)

1 Ramo coentros

Preparação:

Retirar as grainhas do tomate e picá-lo em cubos fininhos. E repetir o processo com a cebola roxa.

Num recipiente colocar a polpa dos abacates com a ajuda de uma colher. E, juntamente com o tomate e a cebola picados, mexer tudo de forma a envolver muito bem todos os ingredientes até formar uma espécie de pasta.

 De seguida, temperar com sal, tabasco e com o sumo da lima. As quantidades do sal, tabasco e sumo de lima são a gosto, convém ir provando sendo que o melhor é por sempre menos e ir acrescentando.

Por fim, picar os coentros e adicionar ao preparado.


  • Dica 1: se não comerem logo, deixem um caroço dentro do guacamole, ajuda a não oxidar.
  • Dica 2: quanto mais maduros estiverem os abacates mais fácil se torna o processo de tornar o preparado numa pasta que, na verdade, não se quer que fique completamente homogénea. Mas isso deixamos ao gosto de cada um.

Experimentem e depois digam-nos se gostaram. Combinado? 🙂

guacamole mafabulous cook

E, por fim, deixo-vos ainda com a ligação para outras receitas de Refeições Ligeiras.

Boa noite.

Comentários

comentários