No próximo sábado, dia 7 de abril, irá decorrer na Praça Central do Centro Comercial Alegro Alfragide uma Mass training em Suporte Básico de Vida (SBV), em parceria com a Auchan e a Senilife (entidade certificada pelo INEM). No fundo, o objectivo deste evento é, através de demonstrações práticas de manobras de reanimação, mostrar e ensinar ao público presente como prestar assistência em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR).

Caso não saibam, a PCR é um acontecimento súbito e uma das principais causas de morte em todo o mundo. E nestes casos, o SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações – informações do INEM.

mass training suporte básico de vida

Esta Mass Training que irá decorrer em dois horários distintos, um de manhã, às 11h, e outro de tarde, às 16h, é um evento totalmente gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Trata-se “apenas” de mais uma iniciativa que, na minha opinião, tem um valor muito grande para todos nós. Acho que nunca vos disse que o meu pai faleceu de PCR e tenho a certeza (uma certeza que vale o que vale) que se não o tivessem deixado à espera num corredor do hospital, talvez o desfecho tivesse sido outro. Nunca saberemos e já lá vão alguns anos, é certo.

Contudo, estes assuntos interessam-me e saber que posso dominar estes conhecimentos e técnicas é algo que, de certa forma, me tranquilizam, porque, à partida, sei o que posso fazer numa situação de emergência, como é o PCR. Afinal, pertencermos a uma sociedade deveria dar-nos a consciência do outro no seu todo. Do outro que está ao nosso lado e que, de um momento para o outro, pode precisar de nós e que “um simples” gesto nosso pode salvar-lhe a vida. Mas para isso, é necessário saber como fazê-lo e em condições que garantam a segurança da vítima, pois a forma como se é socorrido influência grandemente a sobrevivência e a recuperação da vítima.

Neste sentido e conscientes da importância de tudo aquilo que foi dito, mas também no contributo que podem dar ao público em geral, o Alegro Alfragide e a Auchan tiveram esta iniciativa. Assim, no próximo sábado, em que se assinala o Dia Mundial da Saúde e no âmbito do projecto Salva-Vidas, deixo-vos não só um convite como também um apelo à vossa sensibilização para estarem presentes nesta Mass Training. Nunca sabemos quando é que a nossa ajuda poderá ser precisa para salvar a vida de alguém…

mass training suporte básico de vida

 

 


Atenção: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e, desde então, mostra-vos preferencialmente os post dos vossos amigos e conhecidos e muito menos de páginas onde fizeram like. Portanto, para me continuarem a seguir e saber quando publico coisas, é importante:

Comentários

comentários