Acho importante assinalar estes dias, especialmente se, à medida que as crianças forem crescendo, partilharmos com elas o seu significado. E mais, as tradições de família são importantes, pois, na minha opinião, é aquilo que confere simbologia aos nossos dias e que nos dá background. E a minha única regra é não deixar que o mundo imaginário das crianças seja destruído. Desejo muito que eles vivam ao máximo a magia que de certa forma estes dias ganharam, para além do seu significado religioso.

Posto isto, antes de espalhar ovos de Páscoa pela casa ou de ceder aos pedidos insistentes do Vicente e da Laura para comer só um pedacinho de chocolate – que, por eles, será sempre precedido de mais um – revolvi eu própria perceber de onde vinha, afinal, a tradição da Caça aos ovos de Páscoa ou mesmo do próprio coelho da Páscoa para além dos corredores dos super e hipermercados! 😊

E, de acordo com as minhas pesquisas, a figura do coelho está simbolicamente relacionada à Páscoa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Mas o que é que a reprodução tem a ver com o significado religioso da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. A figura do coelho da Páscoa foi trazída para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII. Já os ovos de Páscoa também estão neste contexto da fertilidade e da existência da vida, na medida em que o ovo simboliza o nascimento.

Ao longo dos tempos, um pouco por todo o mundo, os vários povos foram criando as suas próprias tradições em torno destes elementos que simbolizam a Páscoa. E foi assim que surgiu a Caça aos Ovos de Páscoa, que acaba por ser um costume transversal aos quatro cantos do mundo. Dentro de casa ou na rua, em comunidade ou em família, com ovos cozidos, de chocolate ou decorativos, todos os pretextos são bons para começar o domingo de Páscoa com uma divertida Caça aos Ovos de Páscoa.

No entanto, até uma boa caçada de ovos de Páscoa, necessita de algum planeamento e organização, portanto deixo-vos abaixo algumas dicas sobre as quais pode ir já pensando. Preparados?

  1. O Convite: devem avisar os vossos filhos de que vai haver uma Caça aos Ovos de Páscoa. E podem fazê-lo simplesmente deixando um cartão em forma de ovo num lugar estratégico, como por exemplo, no seu lugar na mesa ou em cima da sua almofada.
  2. A Decoração dos Ovos: podem optar pelos ovos cozidos, pelos ovos de plástico (que podem levar brindes lá dentro) e ainda por alguns dos tradicionais ovos de chocolate. Para além disso, convém prepararem as pistas para chegarem ao esconderijo do ovo seguinte. No caso dos mais pequenos, essas pistas podem ser apenas setas que orientem a procura.
  3. Os cestos: não se podem esquecer dos cestos nos quais as crianças vão guardando os ovos de Páscoa que forem encontrando. Podem colocar uma fita de cor diferente para cada criança, mas o melhor é serem cestos iguais. Vão por mim! 😊
  4. Esconder os ovos de Páscoa: será sempre mais divertido se conseguirem organizar a caça aos ovos da Páscoa ao ar livre. Se estiver bom tempo, o seu sucesso será garantido. Mas é sempre bom ter uma segunda opção, pois pode acontecer terem que o fazer em vossa casa. Nesse caso, é bom limitar a caça, escolhendo apenas a divisões onde as crianças possam andar à vontade, em segurança e sem o risco de partir algo. À medida que vão escondendo os ovos de Páscoa, anotem todos os esconderijos numa lista para que nenhum ovo fique esquecido!
  5. 1, 2,3… Partida! Arranjem um ponto de partida, de onde todas as crianças vão sair para a caça aos ovos de Páscoa e decorem-na com fitas, balões, etc. Podem igualmente afixar setas ou sinais com pequenas dicas sobre o esconderijo dos ovos, porque é sempre bom dar uma ajuda para que esta actividade não passe de divertida a aborrecida!
  6. Os tesouros encontrados: depois de encontrados todos os ovos de Páscoa, é altura de registar o momento com muitas fotografias de cada criança com o seu tesouro (entenda-se, com o cesto de ovos) e vá deixá-los provar um ou dois dos “tesouros” encontrados!
caça aos ovos de páscoa
caça aos ovos de páscoa
caça aos ovos de páscoa
caça aos ovos de páscoa
caça aos ovos de páscoa
caça aos ovos de páscoa
Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

 

Ou podem ainda fazer como nós, que terminamos a nossa Caça aos ovos de Páscoa a ler uma história alusiva ao tema. E, assim, podemos conversar e interagir ainda mais sobre o significado que está subjacente a toda esta comemoração.

caça aos ovos de páscoa

Obviamente que abri uma excepção e, por isso, aproveitei o folheto da Páscoa do Jumbo, trazendo para a nossa caçada aos ovos alguns elementos mais “adocicados”. E aqueles que mais cativaram a minha atenção, por achar que o Vicente e a Laura iriam achar mais graça foram:

Das novidades, e a pensar mim (admito!!!), trouxe para experimentar as amêndoas com cobertura de chocolate sem açucar e ainda, e esta sim, a grande novidade para esta Páscoa, as amêndoas de caramelo & flôr de Sal.

O folheto Páscoa Feliz vai estar em campanha entre o dia 14 de março e o dia 1 de abril.

 

Posto isto, será que já é altura de desejar um Páscoa Feliz?!

 


*Este conteúdo é um exclusivo para o Jumbo – Auchan.

Comentários

comentários