Há uns tempos atrás a Helena Magalhães convidou-me para participar num Bookcast, juntamente com a Paula Cordeiro, para falar sobre livros infantis. A ideia era mais ou menos, juntar os livros infantis de agora e os da nossa infância.

E mesmo sem saber muito bem ao que ia, pois, na verdade eu sou aquele tipo de pessoa que diz primeiro que sim e só depois é que vai pensar sobre onde é que, afinal, se foi meter. Contudo, já percebi que é a minha técnica pessoal para aceitar desafios e sair da minha zona de conforto. E se querem saber, raramente me arrependo a seguir e sinto sempre que cresci mais um pouco ou que aprendi mais alguma coisa.

Ora, o mesmo se aplica à participação neste Bookcast, que, no fundo, faz parte do projecto da Paula Cordeiro de Podcats, autora do blog Urbanista que é apenas uma parte de tudo aquilo que ela faz e representa. E mesmo que tenha descoberto ontem (!!!???) que ela inicialmente torceu o nariz a esta colaboração – lá está, para não sair da zona de conforto dela – até acho que temos algumas coisas que nos aproximam. Somos, por exemplo, as duas mães, adeptas de um estilo de vida saudável, gostamos e praticamos desporto e temos até visões semelhantes em relação a vários assuntos. Aliás, vou deixar-vos o link para o site da Paula para quem procura conteúdos novos, interessantes e fora daquilo que habitualmente consumimos:   http://www.urbanista.biz/. E, claro, que o da Helena também: http://www.helenamagalhaes.com/

Bom, mas voltando ao tema dos Bookcasts, que é basicamente um Podcast mas sobre livros! E o que se passou foi que nos juntamos as três em minha casa, tivemos alguns minutos a conversar e ver os livros que cada uma tinha seleccionado para depois passarmos à acção – que é como quem diz, à gravação. Porém, deixo aqui a ressalva de que, ao contrário da Paula, que é uma mulher da rádio, nem eu nem a Helena temos experiência em colocação de voz, uso do microfone, etc.…, mas temos muita vontade em fazer coisas novas e diferentes, em tentar deixar algo que faça sentido para quem nos lê. Por isso, não vamos olhar para este Bookcast pelo ângulo da técnica, mas sim pelo conteúdo e pelo momento divertido e de improviso que passamos.

Eu gostei particularmente de participar, uma vez que os livros são, de facto, uma paixão cá em casa. E, sobretudo, nos primeiros dois anos e meio de vida, o dia-a-dia dele era preenchido com livros, de todo o género, e com música. E sei actualmente que isso teve um impacto bastante grande e positivo no seu desenvolvimento. E à medida que ele foi crescendo – e que agora com a companhia da Laura – vai havendo uma mistura cada vez maior entre a minha infância e a deles. E porquê? Porque fui recuperar todos os meus livros a casa da minha mãe. E adivinhem quais são os de maior sucesso? A ANITA!!!!! Sim, porque cá em casa fazemos questão de nos mantemos fieis ao original e não somos do #teammartina.

No entanto, nem de Anita de fez este Bookcast e, por isso, convido-vos a colocarem os headphones, aproveitem a pausa para o almoço e carreguem no play. 

Senhoras e senhores, eis o meu primeiro (de outros, assim espero) Bookcast sobre livros infantis:

Espero que gostem!

Boa tarde.

Comentários

comentários