Ponto de situação: Lista de compras pronta, despensa recheada, frescos em casa. O que nos falta? Começar a cozinhar é claro, pois ninguém se alimenta só de olhar. E depois de andarmos a falar de alimentos e de ingredientes, vocês já devem estar curiosos com o que se vai fazer a partir de agora. Pois que decidimos começar pelo princípio 😊 Ou seja, pela primeira refeição do dia: o pequeno-almoço. Sabemos que ainda há muita gente que não dar a devida importância à primeira refeição do dia e sabemos que muito de nós caímos na repetição pela falta de ideias para alternativas e, muitas vezes, alternativas mais saudáveis e equilibradas.

E antes de prosseguir, não se esqueçam que as sugestões aqui apresentadas são para serem usadas na dose certa. Não vão cozinhar coisas que não gostam, nem muito menos traçarem um plano rígido que não haja espaço para um desejo do dia ou mesmo um pequeno-almoço na vossa pastelaria preferida. Cozinhar, estar na cozinha, comer, é um prazer e se assim o for tudo será mais fluído.

Vamos começar: Ideias para Pequeno-almoço!

É a primeira refeição do dia e não devemos sair de casa sem o tomar. Sim, certo! Mas não vamos entrar em loucuras de preparação. Todos temos o tempo contado e facilitadores são sempre bem-vindos. Vejam também o que melhor se adapta a vocês e à vossa família e, a partir daí, como já disso, é só deixar fluir:

  • Papas de aveia no forno com frutos vermelho.

São deliciosas e saudáveis e têm outras coisas boas: podem ser preparadas na véspera e dão para dois dias de pequeno-almoço.

Receita!

  • Semi-frio de iogurte e frutos vermelhos e nozes pecan.

E aqui já estão a poupar. O que vos sobrar da receita anterior já podem usar nesta.

Receita!

  • Sumo de laranja e cenoura. Se acrescentarem aveia, amêndoas ou outros frutos secos ficam com um pequeno-almoço completo.

É ótimo para os dias em que estamos atrasados. Faz-se rápido e bebe-se ainda mais depressa.

Receita!

  • Overnight de aveia e chia.

Deve ser um dos meus favoritos.

Receitas!

  • Ovos na caneca.

Fazem-se em 5 minutos e são uma agradável forma de começar o dia.

Receita!

  • Caranguejo de fiambre.

Simples e divertido.

Receita!

  • Pão com abacate e ovo estrelado.

Para um pequeno-almoço mais substancial que até pode ser transformado em brunch. Eu gosto deste tipo de comida ao fim-de-semana.

Receita!

  • As torradas com manteiga ou compota, o pão fresco com queijo e/ou fiambre, o requeijão, os vossos cereais preferidos fazem parte desta lista de sugestões. Leite, chá, café, iogurtes líquidos, ou outra combinação de sumos fazem com que comecemos o dia cheios de energia.

Podem ainda espreitar este vídeo no qual apresento uma solução de um pequeno-almoço feita a seis mãos: Video!

receitas para pequeno-almoço

Outras sugestões:

  • O queijo e/ou o fiambre, tal como o requeijão, o queijo creme para barrar, as compotas, o leite, os iogurtes podem ser comprados na ida ao supermercado.
  • As doses de fruta, vegetais e ervas podem também ser equacionadas para a vossa lista de compras.
  • As especiarias como a canela, a noz moscada, o gengibre, a baunilha em pó serão as preferidas para estas refeições.
  • Os frutos secos podem ser usados à vossa vontade tal como os cereais e as sementes.
  • As papas de aveia no forno, por exemplo, podem ser preparadas durante o fim-de-semana ou mesmo no dia anterior ao seu consumo.
  • As porções de frutas e vegetais para os sumos podem, também, ser preparadas com antecedência e guardadas no frigorífico (se for para o dia seguinte) ou então no congelador.

De manhã o tempo deve ser bem aproveitado. Mesmo que se fale pouco (sou uma pessoa muito pouco madrugadora e até a roçar o rabugenta) que tenhamos um bom início de dia e de semana!

Quaisquer dúvidas ou questões, não hesitem em deixar nos comentários.

E para quem só agora chegou, é importante dar uma vista de olhos nos seguinte artigos:

  1. Como Organizar as Refeições da Semana
  2. Como organizar a despensa de casa: Lista de essenciais!
  3. Guia de compras na secção dos frescos | Mafabulous Cook

Depois disso, vai tudo parecer ainda mais fácil.

Comentários

comentários