Estando nós tão próximos do Natal, não podíamos deixar de cumprir a nossa (já) habitual visita ao Pai Natal, deixar as cartas entregues, fazer as habituais promessas e juras de que nos portamos sempre bem, sem birras, seja em casa ou na escola – vale tudo quando se está perante o Pai Natal, certo? E este ano decidimos ir ao Forum Sintra, pois para além do senhor das barbas brancas, encontramos a Escola do Gui – do Livro do Gui, um projecto solidário original dos Centros geridos pela Multi Portugal – que este ano deu vida as celebrações natalícias do Fórum Sintra.

O centro vai transportar a história de Natal de 2017 do Livro do Gui para a Praça Central do Piso 0, recriando o pátio da escola do Gui onde o próprio Gui e os Gomas estão a fazer uma feirinha de Natal para ajudar associações de apoio a “amigos de quatro patas”.

Quando avistamos o Pai Natal, havia muito entusiasmo por parte do Vicente, um sentimento não partilhado pela irmã. Mas através da simpática do velhote de barbas brancas – muito bem caracterizado, devo dizer, e muito próximo daquela que é a minha imagem para um Pai Natal – conseguiu-se mesmo assim algum contacto com a Laura sem que ela desatasse num pranto ou quisesse rapidamente fugir dali.

Já no que toca à Roda “Gigante”, tanto um como o outro, foram pouco aventureiros. O que regra geral, acontece quando se trata de não ter a mãe por perto. Seguimos em direcção à mesa dos workshops e foi ali que tiveram boa parte do tempo. O Vicente escolheu fazer o projecto do enfeite de Natal e a irmã acompanhou com a sua companhia. Um jogo da macaca no chão a relembrar os jogos tradicionais e um palco montado à espera do concerto do dia.

natal do forum sintra

A música esteve a cargo dos D8, uma banda de covers que animou miúdos e graúdos. Um abanar de ombros aqui, umas voltinhas ali, muito bater palmas e muita curiosidade e atenção para assistir ao concentro. Foi uma tarde divertida com o Vicente e com a Laura, mas não só, para mim também foi.

natal do forum sintra

E até ao dia 24 de Dezembro, o Pátio da Escola do Gui vai manter-se no Forum Sintra, à espera de vocês. Como disse acima, todas as actividades desta Ilha de Natal são dedicadas aos animais de estimação. Há uma roda gigante, ateliers de trabalhos manuais, um photobooth para tirar fotografias divertidas, um espaço para fazer plaquinhas para identificação dos mais fieis amigos, e muito mais!

Claro que o Pai Natal vai continuar também por lá à espera de ouvir todos os desejos natalícios de última hora e oferecer o novo livro do Gui. Portanto, não saiam de lá sem lhe fazer uma visita.

E não deixem também de visitar o Presépio que está na Praça Central do Piso 1. Vale muito a pena. Nós passamos lá imenso tempo com o Vicente a fazer muitas perguntas.

presépio

Comentários

comentários