Esperamos um ano inteiro por esta altura do ano. O mês de Dezembro começa já amanhã e há quem já tenha toda a casa decorada, mas nós ainda não. Esperamos pelo primeiro fim-de-semana do mês para dar início às festividades. Começamos pela decoração e fazer a árvore de Natal e, aos poucos, à medida que nos vamos aproximando do dia 24, vou pensando em coisas giras para fazer com os miúdos. Coisas giras e alusivas a esta quadra, porque a magia do Natal é isso mesmo: é mágica! Os dias são para ser vividos ao máximo, as crianças devem sentir essa adrenalina e não é pelos presentes, mas sim por tudo o resto. Neste sentido, uma das nossas tradições, digamos assim, é o Calendário do Advento. Para os miúdos é uma excitação pensar qual será a surpresa para aquele dia e a mim, ajuda-me a organizar um pouco os dias e pensar previamente no que fazer. Por isso, lembrei-me de ir à procura de inspiração para fazer um Calendário do Advento para fazer com o Vicente e com a Laura.

Se há coisa que tenho aprendido com a maternidade e com os filhos e que, à medida que vão ficando mais crescidos, facilita muito e ajuda muito a que eles percebem o que se passa, explicando o que vai acontecer e como vai ser, assim como, as envolver sempre que possível nas actividades.

E como amanhã, dia 1 de dezembro, é feriado, porque não iniciar o Advento precisamente com a construção do vosso próprio calendário? Eu dou uma ajuda partilhando com vocês algumas ideias que encontrei no Pinterest. Vamos a isso?

  • Calendário do Advento usando rolos de papel higiénico vazios.

Não vos digo para irem agora desfazer 24 rolos de papel higiénico, como é óbvio. Mas caso tivessem oportunidade, aqui ficam três ideias bem simples e engraçadas. Já viram como é que uma coisa tão básica se torna tão versátil e com tanto potencial?

 

  • Calendário do Advento em formato de árvore de Natal:

Esta ideia é muito engraçada, pois podem colocar num local acessível das crianças e serem elas próprias a preencher. No fundo, só têm que fazer a árvore de natal, que será a base e podem fazer no tipo de material que quiserem. Depois, arranjam os adornos que desejarem, e o objectivo é ir colando um a um, todos os dias. Nas imagens abaixo vêm, por evemplo, que num foi usando ponpons e no outro fotografias.

Se preferirem, podem fazer o mesmo, mas usando a figura do Pai Natal como “base” e ir preenchendo as suas barbas brancas.

calendário do advento

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Calendário do Advento feito com aquilo que me parece ser uma forma de fazer queques. Será?

Neste caso só têm que cobrir a superfície, sendo que, lá dentro, estão as supresas para cada dia do Advento.

calendário do advento

  • Calendário do Advento em “pote de actividades”:

É talvez a ideia mais simples de todas. Num frasco de vidro, que tenham em casa, colocam 24 cartões, cada um com uma mensagem, uma actividade, um desejo, o que quiserem.

calendário do advento

Uma alternativa ao frasco de vidro, é, por exemplo, dispor os cartões desta forma:

calendário do advento

  • Calendário do Advento em que arranjam uma base, colam 24 sacos de papel pequenos e, lá dentro, as surpesas. 

Esta pode ser a opção mais cara de todas e em que vamos estar a ser menos amigos do ambiente. Por isso, outra sugestão é aproveitar para fazer reciclagem de algo que possa cumprir a mesma função dos sacos.

 

E, como viram, em nenhum deles, se falou em chocolates. Acho que esta é uma oportunidade para darmos um pouco mais aos nossos filhos e inclusivamente, fazer-lhes passar uma mensagem, assim como alguns valores que consideramos importantes.

Qual foi o Calendário do Advento que vocês mais gostaram? 🙂

No ano passado foi assim: O dia 1 do Advento chegou

Boa tarde.

Comentários

comentários