Quando a Nobre me lançou o desafio de conhecer as novas Salsichas da marca – lembram-se?  Falei-vos desta novidade neste post: Quando eu digo: “Hoje não há jantar para ninguém!” – obviamente que havia algo mais sub-entendido, não é verdade? Pois que, o grande desafio era o de partilhar uma receita usando as novas salsichas.

Em primeiro lugar, devo dizer que não foi fácil. Se seguirem a página de Facebook Histórias Nobre, vão perceber porquê. Esta página está cheia de receitas e dicas e assim à primeira vista, parecia já lá estar praticamente tudo aquilo que nos imaginamos a fazer com este tipo de produto. Mas eu não me resignei e resolvi recriar uma receita à nossa maneira, demonstrando um pouco aquela que é a nossa filosofia alimentar. 😊

Crepes Sem glúten e Sem lactose com Salsichas de Frango Nobre e Espinafres

(Para cerca de 8 unidades)

Ingredientes para a massa:

85g farinha de arroz integral

250ml de bebida vegetal de arroz

250ml de água

125g de farinha de batata/fécula de batata

Uma pitada de sal

2 ovos ligeiramente batidos

50g Óleo de girassol ou manteiga para fritar

Em termos de preparação, segui os passos da confecção dos crepes tradicionais.

Com a ajuda de um robot de cozinha, comecei por derreter a manteiga e, de seguida, fui juntando todos os ingredientes, misturando-os até obter uma massa cuja consistência não deve ser demasiado líquida. Se isso vos acontecer, não se inibam e acrescentem um pouco mais de ambas as farinhas.

Seguidamente, numa frigideira anti-aderente, de preferência, bem quente e com um pouco de óleo de coco ou de azeite, verto a quantidade suficiente para cobrir toda a superfície da mesma com uma camada fina do preparado dos crepes. O meu truque para virar os crepes sem os partir e deixá-los “cozinhar” muito bem, primeiro de um lado, virar, e depois do outro.

Ingredientes para o recheio:

1 molho de Espinafres

1 Mozzarella di Bufala

6 Salsichas de Frango Baixo Teor de Gordura da Nobre  (ou de Peru, se preferirem)

Observações: As quantidades deixo um pouco ao vosso gosto. Podem acrescentar ou alterar alguns dos ingredientes. Por exemplo, os cogumelos seriam também uma óptima escolha.

Quanto à preparação, não podia ser mais simples. Levam uma frigideira a aquecer com um fio de azeite. Em primeiro lugar, colocam as salsichas. Quando estas estiverem a ficar douradinhas, acrescentam os espinafres – não se esqueçam que mirram bastante. E só depois de arrefecer é que coloco a mozzarella di Bufala para evitar que derreta – gosto pessoal.

No final, vem a parte mais divertida e para a qual podem contar com a ajuda dos mais pequenos. Em cada crepe, colocar o recheio e enrolar. E, pronto, o resultado final é, mais ou menos, este. Porém, o mais importante é mesmo o sabor. E estes ficaram óptimos.

Espero que tenham gostado da minha sugestão. Obviamente que esta é uma receita “alternativa”, porque acho que também é importante partilhar estas opções para quem é verdadeiramentre intolerante ao glúten e à lactose. No entanto, funciona igualmente bem se adaptarem os ingredientes que costumam usar, nomeadamente usar a farinha de trigo e o leite de vaca se for o caso.

Comentários

comentários